Guia da Semana

Domingos Montagner fala sobre o circo

Em comemoração ao Dia do Circo, o ator indica locais para curtir a arte circense em SP e fala como o picadeiro mudou sua vida

Aos 50 anos, Domingos Montagner está no auge de sua carreira artística. Em 2011, o ator viveu o cangaceiro Herculano em Cordel Encantado e no começo deste ano representou o presidente Ventura na série fictícia O Brado Retumbante

O sucesso com os dois personagens foi tanto que o ator já está escalado para a próxima novela de Glória Perez que sucede Avenida Brasil.

Aprendendo a conviver com a fama, o ator reservou o primeiro semestre de 2012 para se dedicar a uma grande paixão: seu grupo de teatro Cia. LaMínima. No último dia 22, o ator estreou no Teatro do Sesi a peça Mistero Buffo, ao lado dos palhaços Fernando Sampaio e Fernando Paz, onde interpretam 20 personagens e quatro histórias bíblicas de forma bem humorada.

Para homenagear o Dia do Circo - 27 de março - o Guia da Semana bateu um papo com Domingos, que fala sobre a montagem em cartaz, revela a importância do circo em sua vida e indica locais onde se pode viver a magia do picadeiro em São Paulo. Confira! 


Ao lado de Fernando Sampaio, Domingos Montagner estreia Mistero Buffo (Crédito: Divulgação / Carlos Gueller)

Guia da Semana: Como surgiu a ideia de encenar uma sátira bíblica no teatro?
Domingos Montagner: Esse é um texto do Dario Fo, baseado nos jograis da Idade Média que faziam suas versões sobre os mistérios medievais. Toda a pesquisa dele para esses textos foi centrada nesses artistas que eram os comediantes da época. O Dario Fo é uma referência para nós porque ele tem uma relação muito forte com o palco e com as técnicas do palhaço.

Durante a peça você e Fernado Sampaio são acompanhados por Fernando Paz, que atua como um parceiro sonoro. Como surgiu essa ideia?
A música era uma das características dos jograis. Eles se apresentavam com poucos recursos, somente com a capacidade verbal, corporal e com músicas. Quisemos inserir esse elemento dentro do espetáculo e por isso convidamos o Fernando Paz, que é palhaço e ator, além de ter esse vocabulário musical.

Essa participação não existia no texto original?
Não, nós que colocamos. O Mistero Buffo são monólogos e o Dario Fo se apresenta sempre sozinho. Fizemos essa adaptação para a Cia, com a dupla de palhaços e o acompanhamento musical.

A Cia LaMínima está completando 15 anos. Você acha difícil sobreviver dessa arte?
Em qualquer profissão, para atingir uma excelência, requer muito trabalho, estudo, dedicação e disciplina. O palhaço especificamente é uma especialidade artística que requer realmente muita dedicação. Além do talento e da vocação para o humor, tem que ser muito dedicado e disciplinado. O palhaço tem um vocabulário que vai além da graça. No nosso caso, como somos palhaços de circo, temos instrumentos, acrobacia, a voz, e por aí vai.


Em Cordel Encantado o ator viveu o cangaceiro Herculano (Crédito: divulgação)

O circo se transformou muito ao longo dos anos e hoje tem muitas vertentes. Como você enxerga a importância dele para a cultura? Ainda existe mercado para algo novo?
O circo está vivo, pois sempre teve a capacidade de se adaptar às mudanças sociais e à nova realidade urbana e encontrou uma maneira de continuar encantando o público. Existe sempre a possibilidade de aparecer coisas novas, pois o circo é muito ativo. Com a dificuldade de montar as lonas, pela falta de espaço, surgiram os circos de rua e o teatro, e isso faz com que ele continue vivo. O próprio Jogando no Quintal, esse ato do improviso, está possibilitando que apareçam várias manifestações novas. 

E como tudo isso te ajudou a entrar para a TV?
Eu nunca tive um foco muito grande na televisão, pois sempre produzi o meu trabalho e isso me envolvia muito. Minhas atividades sempre foram no circo e na rua, e não eram atividades que chamavam muito a atenção da TV, até que um produtor de elenco me viu em uma peça. Recebi convites para fazer as primeiras participações em séries e os produtores de elenco começaram a me convidar para outros produtos, até chegar o convite para a novela Cordel Encantado e depois O Brado Retumbante. Foi uma nova etapa dentro da minha profissão e estou agregando novos conhecimentos.

Quais são os locais que os amantes do Circo devem frequentar em São Paulo?
Tem uma escola de circo que trabalha muito bem com crianças, o Galpão do Circo, na Vila Madalena. Também tem os nossos amigos Parlapatões, que estão na Praça Roosevelt com dois espetáculos muito bons. O Circo dos Sonhos, que estreou agora pouco, também é muito bom.

Atualizado em 10 Abr 2012.

Por Carine Medeiros
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Julia Roberts é eleita a mulher mais bonita do mundo pela revista People

Esta é a quinta vez em que a atriz é homenageada pela publicação

Lady Gaga conversa com Príncipe William sobre saúde mental; assista

Em vídeo publicado pela Família Real, cantora e príncipe conversam por FaceTime

"É o mínimo que todo o homem pode fazer", diz Rodrigo Hilbert sobre rótulo de "homão da porra"

Apresentador falou sobre o assunto no programa "Saia Justa"

Scarlett Johansson diz que não descarta cargo político no futuro

Atriz afirmou que se tornar prefeita de NY "seria estupendo"

Após acusação de assédio, José Mayer é afastado de novela

Ator participaria de "O Sétimo Guardião", planejada para 2018

Figurinista da Globo acusa José Mayer de assédio sexual

"Você nunca vai dar para mim?", teria dito o ator