Guia da Semana

Relembre os vocalistas que saíram dos grupos de axé

Uma pequena retrospectiva de cantores que fizeram história em bandas de axé

O axé move milhares de pessoas por ano, principalmente no verão da Bahia (que é quase o ano todo) e meses próximos ao Carnaval. Mas o legal é que muitas bandas que fazem parte desse fenômeno brasileiro surgiram a um tempão - entre as décadas de 80 e 90 – e continuam na ativa até hoje.

+ 20 músicas de axé pra relembrar a década de 90
+ Os axés que marcaram os verões brasileiros 

São grupos tradicionais que durante horas e até dias arrastam multidões atrás de trios elétricos. Entretanto, de tempos em tempos, os vocalistas dessas bandas acabam deixando os companheiros musicais e saem em busca de novos desafios, geralmente uma carreira solo.

Como isso é muito comum de acontecer no axé, fizemos uma lista para relembrar quais foram cantores que saíram de suas bandas e seguiram em carreira solo.

Alinne Rosa - Cheiro de Amor

Desde o Carnaval 2013 rolou uns boatos de que a cantora Alinne Rosa iria deixar o Cheiro de Amor e no inicio de dezembro Alinne confirmou a noticia. Foram mais de 10 anos acompanhando a banda, mas agora a estrela do axé segue em carreira solo, mas disse que continua no gênero musical. Vina Calmon, namorada do cantor da Timbalada, Denny, é quem substituí a moça. Antiga Pimenta de Cheiro, já passaram vários cantores pela banda: Gugui, Laurinha, Kaco, Serginho, Márcia Freire e Carla Visi.

Bell Marques – Chiclete

Quando Bell Marques anunciou sua saída da banda, em setembro de 2013, foi a maior comoção. Todos ficaram chocados com a notícia, desde os fãs até quem apenas acompanha a história do axé. Bell é um dos fundadores do Chiclete com Banana e está a frente da banda a mais de 30 anos. Sua ultima apresentação será no final do Carnaval 2014, mas não se sabe quando exatamente.

Ivete Sangalo - Banda Eva

A Banda Eva era um bloco de carnaval que teve a frente grandes nomes como Luiz Caldas, Daniela Mercury, Ricardo Chaves e Durval Lelys (Asa de Águia). Mas em 1993 o bloco virou oficialmente uma banda e foi aí que Ivete Sangalo assumiu os vocais. Ivete levou a Banda Eva para o Brasil, emplacou vários hits e se consagrou como cantora. Em 1998, Sangalo deixou a banda para seguir em uma promissora carreira solo. Emanuelle Araújo assumiu os vocais do grupo onde permaneceu até 2002.

Saulo - Banda Eva

Com a saída de Emanuelle Araújo da Banda Eva, em 2002, Saulo foi convidado para comandar o Eva (como o grupo também é conhecido), sendo o primeiro homem a comandar a banda. A mudança para um vocal masculino foi um passo arriscado, mas em 2003 o cantor conquistou o prêmio de melhor cantor do Carnaval. No final de 2012 Saulo anunciou a sua saída da banda e no Carnaval de 2013 foi sua ultima apresentação. Felipe Pezzoni, ex-vocalista da banda Mil Verões, entrou no seu lugar e permanece no grupo.

Claudinha Leitte - Babado Novo

Os instrumentistas Sérgio Rocha, Buguelo, Alan Moraes, Luciano Pinto, Nino Bala e Durval Luz chamaram a cantora para uma parceria e assim formaram o Babado Novo. A banda mal lançou o primeiro disco e emplacou com a música “Amor Perfeito”. Cláudia seguiu com a banda até o Carnaval de 2008, quando se despediu do grupo e engatou na carreira solo. A dupla Guga e Igor deram continuação ao Babado Novo, mas em 2012 Marielle Antunes assumiu a banda.

Netinho - Banda Beijo

O cantor entrou para o grupo em 1986 e ajudou levar a axé music pelo Brasil todo. Foi quando o gênero se tornou fenômeno nacional. Com a saída de Netinho pra seguir carreira solo, em 1993, a Banda Beijo deixou de se apresentar durante um longo tempo e foi só em 1998 que o grupo voltou aos palcos na voz da cantora Gil, a Gilmelândia. Em 2001, Gil também deixa o grupo e depois de outro longo período de pausa a banda volta em 2009 com Levi Alvim como vocalista. Levi também sai da banda e em 2012 Ninah Bartilotti assume os vocais do grupo em sua quarta formação.

Tuca Fernandes – Jammil e Uma Noites

Em 1994, ao lado de Manno Góes e Roberto Espínola, o cantor Tuca Fernandes funda a banda Jammil e Uma Noites. Foram anos de sucesso e depois de 17 anos, em abril de 2011, Tuca anunciou ao público que aquele era o seu último show como membro da banda. Quem substituiu o cantor foi o vocalista Levi Lima, ex- backing vocal do Terrasamba.

 

Atualizado em 5 Dez 2013.

Por Juliana Andrade
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Julia Roberts é eleita a mulher mais bonita do mundo pela revista People

Esta é a quinta vez em que a atriz é homenageada pela publicação

Lady Gaga conversa com Príncipe William sobre saúde mental; assista

Em vídeo publicado pela Família Real, cantora e príncipe conversam por FaceTime

"É o mínimo que todo o homem pode fazer", diz Rodrigo Hilbert sobre rótulo de "homão da porra"

Apresentador falou sobre o assunto no programa "Saia Justa"

Scarlett Johansson diz que não descarta cargo político no futuro

Atriz afirmou que se tornar prefeita de NY "seria estupendo"

Após acusação de assédio, José Mayer é afastado de novela

Ator participaria de "O Sétimo Guardião", planejada para 2018

Figurinista da Globo acusa José Mayer de assédio sexual

"Você nunca vai dar para mim?", teria dito o ator