Guia da Semana

Quem tem filho ou acompanha a rotina de alguma criança sabe que a Galinha Pintadinha é um verdadeiro fenômeno. Capaz de fazer qualquer choro parar e prender a atenção dos pequenos quase que imediatamente, a figura é encantadora até aos olhos dos adultos que, sem querer, se pegam cantando as músicas e relembrando suas próprias infâncias.

Em cartaz no Theatro Net com o espetáculo "Galinha Pintadinha em Ovo de Novo" até o dia 21 de agosto, o Guia da Semana lista 4 motivos pelos quais você precisa levar seu filho, sobrinho, afilhado ou qualquer criança com quem tenha contato. Confira:

HISTÓRIA E MORAL

No palco, a turma da Galinha Pintadinha, Carlos Henrique e seus pais compartilham de um momento muito especial em qualquer família: a chegada de um novo integrante. Por ciúme, o imaginativo menino que adora contar histórias e usar palavras difíceis fica chateado ao saber que vai ganhar uma irmãzinha.

Ele passa, então, a fazer uma retrospectiva da própria vida a fim de entender esse sentimento. Para isso, conta com a ajuda do Galo Carijó, Pintinho Amarelinho, a Baratinha, os Naftalinas (Baratazul e Baratotal), Borboletinha, o Sr. Gavião, Dr. Peru, a Enfermeira Ururubu, o Galinho Quiriquiqui e boneco Pimpom. Os flashbacks na cabeça de Carlos Henrique são embalados por 15 canções na belíssima voz da Baratinha.

Ao mesmo tempo, numa divertida brincadeira, o público assiste à história da família da Galinha Pintadinha, com Galo Carijó e o Pintinho Amarelinho, que também está triste com os mimos para o Ovo Novo. A dramaturga Keli Freitas, que assina também o texto final do espetáculo, conta que a intenção foi contar ambas as histórias a partir de músicas: “Pensei em entreter os adultos com a dramaturgia porque as crianças não se atentam muito à narrativa”.

ESPETÁCULO PREMIADO

Premiado pelo Prêmio do Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude do Rio de Janeiro na categoria Melhor Videografismo (Juliano Prado), o novo espetáculo também recebeu indicação pelas criações circenses de Claudio Baltar.

MÚSICAS ANTIGAS

Para quem ainda não conhece a turma da Galinha Pintadinha, vale dizer que as músicas são também uma visita ao imaginário nostálgico da infância de todos os pais, tios, avós e tantos adultos que acompanham as crianças na peça.

MOMENTO COMPARTILHADO E INCENTIVO

Visitar um espetáculo é, sempre, uma experiência única. O contato com a arte faz com que nós mesmos mudemos pensamentos, pontos de vistas e nos compreendamos de uma forma diferente. Incentivar o gosto pela arte e pela cultura ainda na infância é também uma forma de trabalhar os estímulos, o imaginário e a criatividade, fazendo com que elas mesmas se abram para um mundo novo e novas experiências de vida. Além disso, o programa é, sem dúvidas, uma oportunidade de compartilhar um momento especial com os filhos, sobrinhos, afilhados ou netos, fazendo dele um daqueles que ficam guardados para sempre.

Serviço

Galinha Pintadinha em Ovo de Novo
Onde: Theatro Net
Quando: Até 28 de agosto - sábados, às 15h e 17h, e domingos, às 15h
Quanto: R$ 50 a R$ 70

Por Nathália Tourais

Atualizado em 16 Ago 2016.