Guia da Semana

A geração Z

Conheça algumas das características da moçada que tem 20 e poucos anos e as influências que ela recebe

Foto: Getty Images


De acordo com estudiosos do comportamento humano, jovens que nasceram a partir de meados da década de 90 até os dias atuais pertencem a um grupo denominado Geração Z. Segundo eles, as crianças que nascem em um determinado período de tempo são influenciadas por um mundo comum, pelas características que compõem e afetam, inevitavelmente, aqueles que nascem e vivem nessa época.

Os pertencentes à Geração Z representam uma promessa de revolução para o futuro. São aqueles que já nasceram sob o domínio da tecnologia e possuem uma aptidão natural para trabalhar com objetos eletrônicos, aprendem rápido como usar DVDs, celulares, computadores, etc.

Quais os fatores que influenciam os jovens da última geração, registrada por esses estudiosos, a Geração Z? Entre muitas outras peculiaridades específicas de cada região do planeta, podemos destacar o mundo globalizado, interconectado e extremamente tecnológico em que vivemos.

Esse universo cria nos jovens nascidos nas últimas duas décadas características únicas, que definem essa geração: são jovens altamente tecnológicos, ousados e de raciocínio rápido. Têm acesso às informações em tempo real, provenientes do mundo inteiro e com diferentes pontos de vista. Por isso, provavelmente, questionarão mais as notícias, o conteúdo da informação e terão mais chances de ser mais abertos às diferenças e à inclusão.

Para começar a compreender essa juventude, precisamos entender que esses jovens vivem um ritmo fragmentado, devido à variedade de atividades que executam simultaneamente: enquanto escutam música, navegam no computador e olham de relance para a televisão, ou seja, fazem um pouco de tudo ao mesmo tempo, com muita rapidez.


Eles chegarão em breve ao primeiro emprego, e essa característica tem um lado bom, já que trará profissionais multitarefa, capazes de realizar várias atividades ao mesmo tempo. Mas, também, um lado que pode chegar a ser negativo, como a dificuldade em manter o foco e se concentrar, ser impaciente, inconstante e querendo resultados imediatos, com o risco de desistir do objetivo. Poderão ter dificuldades em lidar com a frustração.


A Geração Z, com uma mente fervendo de novidades, pede por mudanças. Conectados em iPods e sites de relacionamento, os jovens que nasceram sob o domínio da tecnologia chegarão ao mercado de trabalho esperando por um mundo semelhante ao seu, conectado, aberto ao diálogo, veloz e global. O que acontecerá quando a mente jovem da Geração Z colidir com o mercado de trabalho? Aos empresários, fica o desafio de encarar essa mudança e atualizar suas informações, criar novas formas de diálogo, liderança e motivação. E, aos jovens, fica o desafio de aprender com a experiência do passado e de aprimorar a comunicação interpessoal e a capacidade de relacionamento.


Leia a coluna anterior de Eduardo Shinyashiki

Deixe a vergonha de lado


Quem é o colunista: uma pessoa curiosa e entusiasta que busca o aprimoramento da qualidade de vida para vencer desafios e alcançar a realização.

O que faz: Palestrante, consultor, escritor e especialista em desenvolvimento das competências de liderança e preparação de equipes.

Pecado gastronômico: Filé à parmegiana.

Melhor lugar do mundo: Brasil, minha casa .

O que está ouvindo no carro, rádio, mp3: Gosto muito de música em geral, em especial de MPB.

Fale com ele: contato@edushin.com.br.


 

Atualizado em 10 Abr 2012.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Dia das Crianças no Rio de Janeiro 2016

Confira as opções de diversão na Cidade Maravilhosa para a data

Mais de 15 passeios em SP para curtir com crianças neste fim de semana

Opções de teatro, musicais e passeios gratuitos para ir em família e se divertir junto com os pequenos!

Beatles para crianças: 4 motivos para assistir à série Beat Bugs com seu filho

Primeira temporada da série infantil já está em cartaz na Netflix

Raposo Shopping oferece oficina gratuita para crianças que gostam de cozinhar

Atividade ensina aos pequenos receitas do programa "Tem Criança na Cozinha", do canal Gloob

4 motivos para levar as crianças para assistir ao espetáculo "Galinha Pintadinha em ovo de novo"

Peça fica em cartaz até dia 28 de agosto, no Teatro Net

Rede de cinemas oferece ingressos gratuitos para pais acompanhados dos filhos

Pais que forem ao cinema com os filhos no Dia dos Pais não pagam o ingresso nos cinemas Playarte