Guia da Semana

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De acordo com estudiosos do comportamento humano, jovens que nasceram a partir de meados da década de 90 até os dias atuais pertencem a um grupo denominado Geração Z. Segundo eles, as crianças que nascem em um determinado período de tempo são influenciadas por um mundo comum, pelas características que compõem e afetam, inevitavelmente, aqueles que nascem e vivem nessa época.

Os pertencentes à Geração Z representam uma promessa de revolução para o futuro. São aqueles que já nasceram sob o domínio da tecnologia e possuem uma aptidão natural para trabalhar com objetos eletrônicos, aprendem rápido como usar DVDs, celulares, computadores, etc.

Quais os fatores que influenciam os jovens da última geração, registrada por esses estudiosos, a Geração Z? Entre muitas outras peculiaridades específicas de cada região do planeta, podemos destacar o mundo globalizado, interconectado e extremamente tecnológico em que vivemos.

Esse universo cria nos jovens nascidos nas últimas duas décadas características únicas, que definem essa geração: são jovens altamente tecnológicos, ousados e de raciocínio rápido. Têm acesso às informações em tempo real, provenientes do mundo inteiro e com diferentes pontos de vista. Por isso, provavelmente, questionarão mais as notícias, o conteúdo da informação e terão mais chances de ser mais abertos às diferenças e à inclusão.

Para começar a compreender essa juventude, precisamos entender que esses jovens vivem um ritmo fragmentado, devido à variedade de atividades que executam simultaneamente: enquanto escutam música, navegam no computador e olham de relance para a televisão, ou seja, fazem um pouco de tudo ao mesmo tempo, com muita rapidez.


Eles chegarão em breve ao primeiro emprego, e essa característica tem um lado bom, já que trará profissionais multitarefa, capazes de realizar várias atividades ao mesmo tempo. Mas, também, um lado que pode chegar a ser negativo, como a dificuldade em manter o foco e se concentrar, ser impaciente, inconstante e querendo resultados imediatos, com o risco de desistir do objetivo. Poderão ter dificuldades em lidar com a frustração.


A Geração Z, com uma mente fervendo de novidades, pede por mudanças. Conectados em iPods e sites de relacionamento, os jovens que nasceram sob o domínio da tecnologia chegarão ao mercado de trabalho esperando por um mundo semelhante ao seu, conectado, aberto ao diálogo, veloz e global. O que acontecerá quando a mente jovem da Geração Z colidir com o mercado de trabalho? Aos empresários, fica o desafio de encarar essa mudança e atualizar suas informações, criar novas formas de diálogo, liderança e motivação. E, aos jovens, fica o desafio de aprender com a experiência do passado e de aprimorar a comunicação interpessoal e a capacidade de relacionamento.


Leia a coluna anterior de Eduardo Shinyashiki

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Atualizado em 10 Abr 2012.