Guia da Semana

A tecnologia e as crianças

Mais do que saber lidar com a tecnologia, é preciso também ensiná-las a não serem totalmente dependente dela

É inegável que a tecnologia deu um salto extraordinário e mudou completamente a vida das pessoas nos últimos 30 anos. As crianças já nascem em meio a dezenas de aparelhos e sistemas que se reciclam a cada dia. Muitas aprendem a mexer no celular antes mesmo de falar corretamente.

Uma pesquisa realizada por uma empresa inglesa de segurança na internet revelou que, de dez crianças menores de cinco anos, apenas uma sabe amarrar os sapatos, mas sete sabem usar o mouse. Este quadro mostra uma realidade incontrolável do ponto de vista dos pais que não têm como barrar esta exposição das crianças às novidades tecnológicas.

Mas o que fazer para que as crianças tenham uma relação saudável com a tecnologia? Como mãe, avó e educadora, acredito que a melhor alternativa é mostrar, desde pequeno, a importância de conviver com as novidades tecnológicas e os benefícios que elas representam na sociedade atual.

A escola formal ainda não tem tantos enfoques sobre esse assunto, mas contribui bastante para que crianças e adolescentes descubram a tecnologia. Cursos extracurriculares podem ser uma saída interessante para esta questão. Mas o essencial é que os pais implantem, dentro da educação e dos costumes que transmitem aos seus filhos, noções de como viver em um mundo tecnológico, e também aproveitar as coisas mais simples.

Por meio da metodologia do curso extracurricular que acompanho na unidade em que sou franqueada, e da minha experiência em sala de aula, percebo que são pequenas coisas que podem mostrar as crianças o que é a tecnologia.

Tudo que nos envolve hoje tem alguma tecnologia embutida, e não apenas nas coisas relacionadas a computadores. Os transportes são a tecnologia viva em nossa vida, por exemplo. É importante e esclarecedor mostrar esta realidade para a criança, de maneira que ela compreenda a utilidade dos semáforos e como eles ajudam a manter em segurança o fluxo do trânsito.

A eletricidade e tudo que ela torna possível também é tecnologia. Usá-la corretamente traz benefícios a nós, tornando mais rápidas a realização de algumas tarefas, como cozinhar em um forno microondas ou usar um aspirador de pó. Além disso, o uso consciente colabora com a preservação do meio ambiente. 

São estes pequenos detalhes que fazem uma grande diferença, que podem e devem ser ensinados para as crianças. O importante é não querer transformá-las em conhecedoras absolutas do assunto, mas aproximá-las da tecnologia, estimulando o pensamento crítico sobre o tema e abrindo suas mentes e imaginação para enxergar a utilidade das coisas.

Ao descobrir como as coisas funcionam, as crianças têm a possibilidade de debater sobre seu uso dentro de casa. Desta forma, os pais podem conversar sobre os limites saudáveis para utilizar estes serviços que são possíveis com o desenvolvimento da tecnologia.

Colaborou: Marlene Sauko



Atualizado em 10 Abr 2012.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Dia das Crianças no Rio de Janeiro 2016

Confira as opções de diversão na Cidade Maravilhosa para a data

Mais de 15 passeios em SP para curtir com crianças neste fim de semana

Opções de teatro, musicais e passeios gratuitos para ir em família e se divertir junto com os pequenos!

Beatles para crianças: 4 motivos para assistir à série Beat Bugs com seu filho

Primeira temporada da série infantil já está em cartaz na Netflix

Raposo Shopping oferece oficina gratuita para crianças que gostam de cozinhar

Atividade ensina aos pequenos receitas do programa "Tem Criança na Cozinha", do canal Gloob

4 motivos para levar as crianças para assistir ao espetáculo "Galinha Pintadinha em ovo de novo"

Peça fica em cartaz até dia 28 de agosto, no Teatro Net

Rede de cinemas oferece ingressos gratuitos para pais acompanhados dos filhos

Pais que forem ao cinema com os filhos no Dia dos Pais não pagam o ingresso nos cinemas Playarte