Guia da Semana

Fotos: Getty Images
Além de entreter, brinquedos podem aguçar a imaginação, a criatividade e a coordenação motora

Quanto mais barulho fizer, mais peças tiver e mais cores estiverem presentes, mais a criança se sente atraída pelo brinquedo. Apertar, encaixar, desmontar, abrir, fechar, amassar, morder... Não importa o sentido envolvido, brincar é sempre uma atividade pra lá de animada.

Mas nem só de entretenimento "vivem" os brinquedos. Eles educam, estimulam, desenvolvem e socializam. E, para isso, não precisam ser caros, especiais ou com alta tecnologia. "Todos os brinquedos, em princípio, são educativos. A diferença é o uso que o adulto faz do brinquedo, a forma como estimula a criança", afirma Tizuko Morchida Kishimoto, pedagoga, pós-doutora em Educação Pré-Escolar e coordenadora do Laboratório de Brinquedos e Materiais Pedagógicos e do Museu da Educação e do Brinquedo, ambos da USP (Universidade de São Paulo).

De acordo com a especialista, se o brinquedo for apenas colocado para a criança, ela cria sua própria forma de brincar, diferente da esperada pelo adulto. "No caso dos brinquedos de encaixar, por exemplo, a criança, sozinha, não vai relacionar formas e cores. Ela vai tentar encaixar o verde no azul, o quadrado no redondo. Os pais e educadores são os que ensinam essa relação, direcionam a brincadeira e utilizam o brinquedo com finalidade pedagógica", explica.

Seguindo essa lógica, tanto o brinquedo que fala vários idiomas quanto a boneca de pano que a menina coloca no berço para ninar contribuem para crescimento e desenvolvimento saudáveis. "Os brinquedos ajudam a desenvolver o raciocínio, o imaginário, a criatividade, os movimentos, o conhecimento do corpo e a socialização", completa Tizuko.


Para todas as idades


Participação dos pais nas brincadeiras é essencial para o desenvolvimento das crianças

Em cada faixa etária, a criança apresenta habilidades e necessidades específicas. Por isso, adquirir brinquedos adequados para cada fase é essencial para unir o útil ao agradável. "Os brinquedos podem auxiliar no desenvolvimento das crianças desde o nascimento. O recém-nascido é estimulado pelo ambiente, mas não é capaz de elaborar, organizar peças e compreender cenários. Sua percepção do mundo é estritamente relacionada ao estímulo externo", explica Luciana Berlanga, gerente de marketing da Chicco do Brasil, marca que possui o projeto Crescimento, com brinquedos desenvolvidos para acompanhar a criança em cada idade.

Para os bebês, Luciana indica brinquedos que tenham luz e movimento, capazes de estimular a visão e a audição, além de opções bilíngues. "Os brinquedos bilíngues estimulam o desenvolvimento cerebral da linguagem e facilitam o aprendizado da língua estrangeira quando a criança for mais velha", afirma.

Para tornar a brincadeira ainda mais divertida e educativa, o Guia da Semana selecionou algumas dicas de especialistas e alguns brinquedos para todas as fases dos pequenos. Confira e boa diversão!



Dicas


Brinquedos

Atualizado em 6 Set 2011.