Guia da Semana

Atitudes e consequências

Fazer coisas desnecessárias, muitas vezes, não vão chamar a atenção dos pais e muito menos dos amigos

Foto: Getty Images

Quase todos os jovens querem chamar a atenção, talvez porque nessa fase queremos ser irreverentes e marcar nossa presença. Beber e fumar se tornou algo que faz do jovem o "da hora" da turma. Mas, essas atitudes podem provocar sérios danos a nós mesmos, ou até situações constrangedoras e queimar o nosso filme.

Mas será que beber nessa fase é algo legal? Pense, você vai numa festa, bebe muito, fica bêbado e vomita. Nossa! Que mico! Imagine como essa cena seria constrangedora. E você ainda pode ficar caindo pelos cantos e alguém terá que levar você até sua casa carregado! Ainda tem a ressaca do outro dia que é péssimo ou até mesmo algo mais sério como o coma alcoólico.

E fumar? Bom, além dos sérios males que o cigarro provoca a nossa saúde, tem a questão do cheiro e do mau-hálito. Aposto que ninguém quer ficar perto de alguém que seja fedido e muito menos beijar pessoas com aquele gosto na boca.

Para alguns, beber e fumar pode parecer algo extremamente maduro e que mostra o poder da liberdade. Consequentemente, o resto da turma acaba indo no embalo querendo ser igual. No final das contas, todos estão fumando e bebendo. Afinal, ninguém quer ser "o careta". Existe também a possibilidade do jovem querer chamar a atenção dos pais. Vivemos em um tempo em que os adultos não têm tempo para nada, vivem para o trabalho. Então, para atrair atenção, o adolescente passa a fazer besteira e se prejudicar.

Todos sabem que é proibido vender cigarros e bebidas para menores de 18 anos, mas nem sempre essa lei é cumprida. De um jeito ou de outro, essas coisas acabam caindo em mãos erradas. Sei que esse papo pode parecer chato, mas devemos saber que se existe essa lei, é porque essas substâncias são prejudiciais a nossa saúde e podem atrapalhar nosso desenvolvimento. Além do mais, deve ter muita responsabilidade antes de ingerir bebidas alcoólicas e saber que cada um é responsável por suas atitudes, bêbados ou sóbrios.

Para chamar a atenção dos seus pais use outra maneira, tente conversar com eles, mesmo que seja um minutinho durante o dia. Em relação à turma, conheço tantas pessoas que chamam a atenção e não bebem e nem fumam. Seja você mesmo e não faça coisas que os outros fazem para se sentir superior. Cada um tem algo que atrai a atenção, seja pelas roupas diferentes ou mesmo pelo jeito engraçado e doido!  Quando for maior de idade você será responsável pelos seus atos e saberá o que é melhor para você.

Quem é o colunista: Diego Aquino.

O que faz: Estudante de Jornalismo.

Pecado Gastronômico: Pizza.

Melhor Lugar do Brasil: Porto Seguro.

Para Falar com ele: aquino.live@hotmail.com

Atualizado em 26 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Dia das Crianças no Rio de Janeiro 2016

Confira as opções de diversão na Cidade Maravilhosa para a data

Mais de 15 passeios em SP para curtir com crianças neste fim de semana

Opções de teatro, musicais e passeios gratuitos para ir em família e se divertir junto com os pequenos!

Beatles para crianças: 4 motivos para assistir à série Beat Bugs com seu filho

Primeira temporada da série infantil já está em cartaz na Netflix

Raposo Shopping oferece oficina gratuita para crianças que gostam de cozinhar

Atividade ensina aos pequenos receitas do programa "Tem Criança na Cozinha", do canal Gloob

4 motivos para levar as crianças para assistir ao espetáculo "Galinha Pintadinha em ovo de novo"

Peça fica em cartaz até dia 28 de agosto, no Teatro Net

Rede de cinemas oferece ingressos gratuitos para pais acompanhados dos filhos

Pais que forem ao cinema com os filhos no Dia dos Pais não pagam o ingresso nos cinemas Playarte