Guia da Semana

Bebidas Isotônicas X Crianças

Saiba os riscos dessa bebida para os pequenos

Foto: Sxc.Hu


As bebidas isotônicas são assim designadas, pois possuem concentrações de eletrólitos semelhante ao sangue, fazendo com que ocorra uma rápida absorção de líiquido.


Os isotônicos, em sua composição, possuem uma concentração de 6% a 8% de carboidratos e ainda sódio, potássio e cloreto. Sua principal função é repor os líquidos e os sais minerais perdidos durante uma atividade física, evitando a desidratação.


Essa bebidas são consumidas por pessoas que praticam atividades físicas de alta intensidade. A necessidade de seu consumo ocorre apenas quando há perda igual ou acima de 2% do peso corporal durante a atividade física. Indivíduos sadios também podem consumir as bebidas isotônicas, desde que exista esta perda de peso devido a à desidratação.


Em relação às crianças, atualmente, os isotônicos são utilizados erroneamente pelos pais, para substituir a água e os sucos naturais. Ma estsas bebidas podem provocar um desequilíbrio nas quantidades de sódio e potássio do organismo, que pode ocasionar uma hipertensão arterial e sobrecarga nos rins, devido a hipernatremia (excesso de sódio no organismo devido ao aporte nutricional de sódio maior que o recomendado). O excesso de sódio tem deque ser eliminado do organismo de alguma forma e, com istso, os rins trabalham mais na produção de urina para eliminar este excesso.


Outra questão, levantada pela Universidade da Califórnia, é que estudantes que consumiam, diariamente, cerca de 600 ml de isotônico, poderiam engordar até seis quilos no período de 0um ano.


Estes produtos são mascarados com sabor e cor, tornando-se atrativos para as crianças. Este fato, em conjunto com a falta de orientação aos pais, fazem com que estes esses eles passem uma imagem de que podem ser consumidos à vontade.


Atualmente a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) defende a elaboração de uma regulamentação para a venda de bebidas isotônicas, colocando no rótulo frases como "alimento para atleta", mas este assunto ainda está em discussão.


Obs1: a quantidade de ingestão diária de sódio recomendada para crianças é até 1,2 gramar, reforçando que este valor não é referente a à quantidade de sal de cozinha, mas ao total de sódio a ser ingerido na composição dos alimentos.

Obs2: 500 ml de isotônico (uma garrafa) teêm 225 mg de sódio.

Quem é a colunista: Patrícia Ramos é nutricionista e coordenadora do Serviço de Nutrição e Gastronomia do Hospital Bandeirantes.

O que faz:
Coordena a equipe nutricional do HB e toda a cozinha.

Pecado gastronômico: sorvete - de qualquer sabor e com muita calda.

Melhor lugar do mundo: minha casa.

Fale com ela: patriciaramos @hospitalbandeirantes.com.br ou clique aqui

Atualizado em 6 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Dia das Crianças no Rio de Janeiro 2016

Confira as opções de diversão na Cidade Maravilhosa para a data

Mais de 15 passeios em SP para curtir com crianças neste fim de semana

Opções de teatro, musicais e passeios gratuitos para ir em família e se divertir junto com os pequenos!

Beatles para crianças: 4 motivos para assistir à série Beat Bugs com seu filho

Primeira temporada da série infantil já está em cartaz na Netflix

Raposo Shopping oferece oficina gratuita para crianças que gostam de cozinhar

Atividade ensina aos pequenos receitas do programa "Tem Criança na Cozinha", do canal Gloob

4 motivos para levar as crianças para assistir ao espetáculo "Galinha Pintadinha em ovo de novo"

Peça fica em cartaz até dia 28 de agosto, no Teatro Net

Rede de cinemas oferece ingressos gratuitos para pais acompanhados dos filhos

Pais que forem ao cinema com os filhos no Dia dos Pais não pagam o ingresso nos cinemas Playarte