Guia da Semana

Ciúme além do amor

Amizade deve ser sinônimo de alegria, de felicidade, assim como os relacionamentos amorosos



Para iniciar minha coluna no Guia da Semana, vou definir duas palavras, exatamente como aparecem no dicionário:
- Amizade: afeição, afeto, amor, estima, simpatia, apreço. - Ciúme: inveja, zelo.

Pronto, agora podemos começar! Parece estranho, mas ciúme não é coisa de namorado. Aliás, não é apenas coisa de namorado. Sentimos ciúme de animais, objetos e, por que não, das amigas. Imagine, você passa dias grudada na sua melhor amiga, estuda, se diverte, vai pra balada, divide momentos maravilhosos... De repente, essa amiga encontra uma outra amiga que não vê há tempos e resolve incluí-la nas atividades que vocês fazem juntas. É aí que entra o ciúme!

Claro, a menina é muito legal, afinal, é amiga da sua melhor amiga. Tudo bem, e daí? Daí que agora você terá metade de uma amiga e não uma inteira. Será? Calma, não precisar descabelar a chapinha, estamos passando do ciúme para um sintoma de posse. Conte até dez, inspire, expire.

Olha lá em cima, o segundo significado da palavra ciúme: zelo... Isso explica alguma coisa. Explica que você só estava zelando pelo afeto, pelo amor que sente por sua amiga e ela por você. Aqui entram as sábias palavras de uma mãe: "Tati, você tem que aprender a dividir". Todos temos que aprender a dividir, principalmente nas amizades. Que tal ter quatro super amigas? Seria divertido?

Sempre quis fazer parte de uma turma. Quem faz parte da ´turma´ sabe dividir, compartilhar e multiplicar tempo, sentimento, atenção, afeição, afeto, amor... Parece essencial! Afinal, que adianta ficar emburrada porque sua melhor amiga resolveu aceitar um convite para uma festa com a outra amiga e você ficou de fora? Procure a ´turma´!

A outra opção é um pouco mais, digamos, trabalhosa. Exige algo de você para você mesma. Em vez de controlar os passos da sua melhor amiga, que tal controlar os seus? Alguns terapeutas dizem que o ciúme é sinônimo de falta de auto-estima ou insegurança emocional. "Calma aí, mocinha, a menina não vai roubar sua amiga, só pegou emprestado". Tudo bem, enquanto você empresta procure ser você mesma a sua melhor amiga! Assista ao filme predileto, leia, ouça aquele CD que você adora, passe mais tempo com seus pais, irmãos, animais de estimação, aprenda a curtir o seu momento.

Parece fácil deixar de sentir ciúme da sua melhor amiga, mas não é. Assim como nos relacionamentos amorosos é preciso confiança em si mesma e também no outro. É mais fácil você perder a amizade dela se continuar emburrada e fazendo cobranças do que ela deixar de gostar de você. Mas, podemos incluir uma fórmula diária em nossas atitudes: somar amizades é sempre melhor que subtrair. Quem é a colunista: Tatiana Carboni

O que faz: Jornalista, Diretora da C+L Comunicação em Negócios e apaixonada por gatos.

Pecado gastronômico: Massas, Mc Donald´s e Io-Iô Cream (nossa, que gorda!)

Melhor lugar do Brasil: Minha cama, seja onde ela estiver, com meus dois gatos - Elga Maria e Bred Pit Augusto. Confesso que gostaria que minha cama estivesse em algum lugar entre Recife, Fortaleza e Salvador.

Fale com ela: tatianacarboni@gmail.com

Atualizado em 6 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Dia das Crianças no Rio de Janeiro 2016

Confira as opções de diversão na Cidade Maravilhosa para a data

Mais de 15 passeios em SP para curtir com crianças neste fim de semana

Opções de teatro, musicais e passeios gratuitos para ir em família e se divertir junto com os pequenos!

Beatles para crianças: 4 motivos para assistir à série Beat Bugs com seu filho

Primeira temporada da série infantil já está em cartaz na Netflix

Raposo Shopping oferece oficina gratuita para crianças que gostam de cozinhar

Atividade ensina aos pequenos receitas do programa "Tem Criança na Cozinha", do canal Gloob

4 motivos para levar as crianças para assistir ao espetáculo "Galinha Pintadinha em ovo de novo"

Peça fica em cartaz até dia 28 de agosto, no Teatro Net

Rede de cinemas oferece ingressos gratuitos para pais acompanhados dos filhos

Pais que forem ao cinema com os filhos no Dia dos Pais não pagam o ingresso nos cinemas Playarte