Guia da Semana

Clique da cegonha

Profissionais especializados podem ajudar registrar um dos momentos mais importantes da sua vida: o nascimento do bebê



Após nove meses de uma longa espera, chega a hora de ir para a maternidade. No meio da correria do hospital, entre equipe médica, família e a ansiedade do parto, é comum surgir outra dúvida: será que vale a pena registrar a hora exata da chegada do bebê na memória da câmera digital?

Para quem acha que sim, a tarefa geralmente fica para os pais, o que termina resultando em enquadramentos desfocados e tremidos. Pensando nisso, diversas maternidades já passaram a disponibilizar um serviço profissional para documentar o momento. "Rola a preocupação com a saúde da mãe, do bebê e toda a situação. As fotos dos pais geralmente ficam a desejar", diz Bianca Nery, fotógrafa especialista em partos,

Clique profissional

Com a chegada do digital, as pessoas passaram a fotografar praticamente todos os momentos de suas vidas. E não poderia ser diferente em uma situação tão especial quanto a que estamos falando. Hospitais renomados, como os paulistanos São Luís, Santa Joana, Albert Einstein e Samaritano, são alguns dos que já disponibilizam profissionais de plantão 24 horas para atender a essa demanda.

Como não existe um segundo take, cada fotógrafo passa por um treinamento especial antes de começar a atuar. "Demora um tempo para começar a trabalhar. Temos que aprender onde podemos ficar e como se comportar em um centro cirúrgico", conta Bianca. Por ser um ambiente cheio de restrições, a experiência do profissional também conta muito. "Temos que captar o momento na hora certa, sem atrapalhar os médicos, captando toda a emoção do momento. É a base do fotojornalismo", explica.


A fotógrafa de partos Bianca Nery durante mais um dia de trabalho

Além de tudo, é necessário muito sangue frio para segurar as pontas durante a hora do parto. Mas segundo a fotógrafa, tudo se torna parte do cotidiano após um período. "Depois de um tempo, se torna normal, ficamos tão concentrados nas fotos que acabamos esquecendo. Mas nas primeiras vezes tive que sair, pois quase desmaiei", brinca.

Privacidade da mãe

Apesar de parecer algo paradoxal, os fotógrafos tem como meta principal, além de captar os melhores momentos, respeitar a privacidade das gestantes. Por essa razão, as partes íntimas nunca são registradas, mesmo em partos normais, nos quais são buscados ângulos que favoreçam apenas o bebê e as reações dos pais. "Fiquei receosa quando cheguei na sala de parto e vi alguém me fotografando. Mas as coisas ocorreram com tanta naturalidade que até esqueci", conta Juliana de Lima, que registrou o nascimento do filho Luca. 

Mesmo após todo esse cuidado, as mulheres ainda podem escolher as poses preferidas. Segundo Bianca, nunca ficam de fora as imagens do bebê saindo da barriga, na balança, carimbando o pezinho e no colo. Lembrando que desistências podem ser feitas a qualquer hora, pois geralmente os contratos só são fechados na hora do nascimento. "Foi a melhor coisa que eu fiz. São as recordações mais lindas que eu tenho", completa Juliana.

Quanto custa

Os futuros pais podem encontrar diversas opções de pacotes, com opções de serviços como filmagem de DVD e book editado, em valores que variam de R$ 495 a R$ 1300, dependendo dos itens escolhidos. "Todo material passa por um tratamento e pós-produção, para oferecer a melhor qualidade possível aos novos pais", finaliza Bianca.

Atualizado em 6 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Dia das Crianças no Rio de Janeiro 2016

Confira as opções de diversão na Cidade Maravilhosa para a data

Mais de 15 passeios em SP para curtir com crianças neste fim de semana

Opções de teatro, musicais e passeios gratuitos para ir em família e se divertir junto com os pequenos!

Beatles para crianças: 4 motivos para assistir à série Beat Bugs com seu filho

Primeira temporada da série infantil já está em cartaz na Netflix

Raposo Shopping oferece oficina gratuita para crianças que gostam de cozinhar

Atividade ensina aos pequenos receitas do programa "Tem Criança na Cozinha", do canal Gloob

4 motivos para levar as crianças para assistir ao espetáculo "Galinha Pintadinha em ovo de novo"

Peça fica em cartaz até dia 28 de agosto, no Teatro Net

Rede de cinemas oferece ingressos gratuitos para pais acompanhados dos filhos

Pais que forem ao cinema com os filhos no Dia dos Pais não pagam o ingresso nos cinemas Playarte