Guia da Semana



Após nove meses de uma longa espera, chega a hora de ir para a maternidade. No meio da correria do hospital, entre equipe médica, família e a ansiedade do parto, é comum surgir outra dúvida: será que vale a pena registrar a hora exata da chegada do bebê na memória da câmera digital?

Para quem acha que sim, a tarefa geralmente fica para os pais, o que termina resultando em enquadramentos desfocados e tremidos. Pensando nisso, diversas maternidades já passaram a disponibilizar um serviço profissional para documentar o momento. "Rola a preocupação com a saúde da mãe, do bebê e toda a situação. As fotos dos pais geralmente ficam a desejar", diz Bianca Nery, fotógrafa especialista em partos,

Clique profissional

Com a chegada do digital, as pessoas passaram a fotografar praticamente todos os momentos de suas vidas. E não poderia ser diferente em uma situação tão especial quanto a que estamos falando. Hospitais renomados, como os paulistanos São Luís, Santa Joana, Albert Einstein e Samaritano, são alguns dos que já disponibilizam profissionais de plantão 24 horas para atender a essa demanda.

Como não existe um segundo take, cada fotógrafo passa por um treinamento especial antes de começar a atuar. "Demora um tempo para começar a trabalhar. Temos que aprender onde podemos ficar e como se comportar em um centro cirúrgico", conta Bianca. Por ser um ambiente cheio de restrições, a experiência do profissional também conta muito. "Temos que captar o momento na hora certa, sem atrapalhar os médicos, captando toda a emoção do momento. É a base do fotojornalismo", explica.


A fotógrafa de partos Bianca Nery durante mais um dia de trabalho

Além de tudo, é necessário muito sangue frio para segurar as pontas durante a hora do parto. Mas segundo a fotógrafa, tudo se torna parte do cotidiano após um período. "Depois de um tempo, se torna normal, ficamos tão concentrados nas fotos que acabamos esquecendo. Mas nas primeiras vezes tive que sair, pois quase desmaiei", brinca.

Privacidade da mãe

Apesar de parecer algo paradoxal, os fotógrafos tem como meta principal, além de captar os melhores momentos, respeitar a privacidade das gestantes. Por essa razão, as partes íntimas nunca são registradas, mesmo em partos normais, nos quais são buscados ângulos que favoreçam apenas o bebê e as reações dos pais. "Fiquei receosa quando cheguei na sala de parto e vi alguém me fotografando. Mas as coisas ocorreram com tanta naturalidade que até esqueci", conta Juliana de Lima, que registrou o nascimento do filho Luca.

Mesmo após todo esse cuidado, as mulheres ainda podem escolher as poses preferidas. Segundo Bianca, nunca ficam de fora as imagens do bebê saindo da barriga, na balança, carimbando o pezinho e no colo. Lembrando que desistências podem ser feitas a qualquer hora, pois geralmente os contratos só são fechados na hora do nascimento. "Foi a melhor coisa que eu fiz. São as recordações mais lindas que eu tenho", completa Juliana.

Quanto custa

Os futuros pais podem encontrar diversas opções de pacotes, com opções de serviços como filmagem de DVD e book editado, em valores que variam de R$ 495 a R$ 1300, dependendo dos itens escolhidos. "Todo material passa por um tratamento e pós-produção, para oferecer a melhor qualidade possível aos novos pais", finaliza Bianca.

Atualizado em 6 Set 2011.