Guia da Semana

Como fazer a barba?

Para acabar com as dúvidas na hora de passar a lâmina, fizemos um guia com a maneira mais indicada de fazer a barba, os produtos mais adequados e dicas especiais

Foto: Sxc.hu

Quem pensa que só as meninas se preocupam com a beleza e com os pequenos detalhes na hora de se cuidar, se engana! Os meninos também sofrem para deixar a pele, os cabelos e até mesmo os pêlos impecáveis. E uma das maiores dificuldades deles na hora de caprichar no visual é a barba. Por isso, preparamos um guia especial para saber como deixá-la perfeita. Confira:

Como fazer a barba
Na hora de passar a lâmina, todo cuidado é pouco. É preciso muita paciência e cautela para que nada saia errado. Confira, passo a passo, a melhor maneira de fazer a barba:

1º passo: fazer a higienização do rosto com um sabonete de limpeza suave.

2º passo: dilatar os poros colocando uma toalha quente no rosto ou usando o vapor da água do chuveiro.

3º passo: passar a espuma de barbear e, em seguida, passar a lâmina bem devagar no sentido do pêlo para não agredir a pele.

4º passo: massagear a região da barba com um creme condicionante de pH 4.5 ou 5.5 e passar novamente a lâmina, mas dessa vez no sentido contrário do pêlo, sempre bem devagar.

5º passo: depois da barba feita, nunca esquecer de finalizar com um creme ou gel cicatrizante ou calmante de acordo com o tipo de pele. Eles garantem maior proteção e conservação.

A hair stylist e barbeira Leila Bueno alerta que quem tem a barba rala e os pêlos finos podem optar pelo uso do barbeador elétrico. No entanto, os que preferirem essa técnica devem fazer a barba com lâmina pelo menos uma vez por mês. "A pele se renova sempre e com isso acumula células mortas que devem ser retiradas para que não manchem a pele", explica Leila. E quem preferir deixar as lâminas de lado não pode esquecer de fazer a higienização tanto no rosto como no aparelho.

Foto: Getty Images


Recomendações e contra-indicações
É claro que o jeito de fazer a barba é extremamente importante para que os pêlos e a pele fiquem numa boa. No entanto, é preciso muito cuidado também na hora de escolher os produtos que serão usados, afinal, é importante que eles sejam adequados para a sua cútis.

Para quem tem pele oleosa, Leila sugere que troque a espuma pelo gel na hora de passar a lâmina. Já os donos de peles normal e seca podem usar a tradicional espuma de barbear. Aqueles que têm a pele sensível são os que precisam tomar os maiores cuidados. Os produtos mais indicados são cremes de emulsão não oleosa que penetram rapidamente na pele, além disso, é necessário que eles tenham efeito calmante e reparador.

Para amenizar as irritações depois da barba feita, é aconselhável passar um mousse para peles sensíveis que limpa e refresca a cútis. Outro segredo para os donos de peles sensíveis é se barbear com água morna, sempre fazendo muita espuma com o creme.

Já na lista de contra-indicações estão as loções feitas à base de álcool. Essas não são indicadas para nenhum tipo de pele.

Pêlos encravados
Os pêlos encravados são o pesadelo de muitas pessoas e, infelizmente, surgem com freqüência. No entanto, segundo Leila, para evitar que eles aparecem no meio da barba é fácil: basta fazê-la com muito cuidado e sem pressa. "Quando o pêlo é cortado com rapidez, ele muda de posição e acaba crescendo por dentro da pele", explica a barbeira.

Para os que já sofrem com os pêlos encravados, a dica de Leila é fazer a higienização todos os dias, utilizando uma esponja vegetal em movimentos circulares e de pouca fricção durante cinco minutos.

Foto: Getty Images


Bigodes e cavanhaques
Os bigodes e os cavanhaques podem dar um charme extra ao visual, mas para isso, eles precisam estar sempre limpos, bem cuidados e aparados. Segundo Leila, os cavanhaques devem sempre respeitar o formato do rosto: para os quadrados, devem ser feitas linhas quadradas. Para os rostos mais arredondados, linhas arredondadas e os rostos pequenos são perfeitos para os cavanhaques mais discretos. A regra para os bigodes é simples: o lábio superior deve ser o limite. Eles nunca devem ultrapassá-lo.

Fonte:
Leila Bueno
Hair stylist e barbeira da clínica de estética masculina New Man
Tel.: (11) 3081 2530
End.: Av. Brasil, 1971


Atualizado em 6 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Dia das Crianças no Rio de Janeiro 2016

Confira as opções de diversão na Cidade Maravilhosa para a data

Mais de 15 passeios em SP para curtir com crianças neste fim de semana

Opções de teatro, musicais e passeios gratuitos para ir em família e se divertir junto com os pequenos!

Beatles para crianças: 4 motivos para assistir à série Beat Bugs com seu filho

Primeira temporada da série infantil já está em cartaz na Netflix

Raposo Shopping oferece oficina gratuita para crianças que gostam de cozinhar

Atividade ensina aos pequenos receitas do programa "Tem Criança na Cozinha", do canal Gloob

4 motivos para levar as crianças para assistir ao espetáculo "Galinha Pintadinha em ovo de novo"

Peça fica em cartaz até dia 28 de agosto, no Teatro Net

Rede de cinemas oferece ingressos gratuitos para pais acompanhados dos filhos

Pais que forem ao cinema com os filhos no Dia dos Pais não pagam o ingresso nos cinemas Playarte