Guia da Semana

Como o cigarro prejudica as crianças

Os pequenos ficam expostos à fumaça e sofrem alguns malefícios de quem cultiva o vício

Foto:Getty Imagens


Segundo a Organização Mundial de Saúde, entre os adultos, o cigarro é responsável por uma em cada 10 mortes no mundo. Em 2005, a média de mortes causadas pelo fumo foi de uma a cada seis segundos. No meio de tanta fumaça, as crianças sofrem sem opção alguma, 700 milhões são afetadas pelo tabaco e têm problemas respiratórios por isto.

Bem novinhos

Os malefícios para o bebê já começam dentro do útero. A gravidez é um momento complicado, mas se a mãe fuma para aliviar a tensão, o desenvolvimento do feto fica comprometido. Os danos serão sentidos mais tarde, além de ter sua saúde comprometida, quando o filho crescer pode apresentar também baixo rendimento na escola.

Mas, os problemas não param por aí, mesmo na hora da mamada o cigarro é prejudicial. A quantidade de cigarros fumada durante o aleitamento interfere na saúde do pequeno e pode gerar intoxicação, os sintomas são diarréia, taquicardia, vômito e agitação - principalmente quando a mãe fuma mais de 20 cigarros por dia. Isto acontece porque a nicotina passa da mãe para o filho através do leite.

Sem querer

O fumante passivo é aquele que inala a fumaça dos outros devido ao convívio com fumantes em ambientes fechados. As conseqüências do cigarro para quem fuma "sem querer" são graves, já que a fumaça chega diretamente, não passa por um filtro. Quase metade das crianças do mundo é fumante passiva.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, as crianças que vivem com fumantes são mais propensas a ter bronquite, pneumonia e bronquiolite, além de resfriados e infecções no ouvido. Os bebês de até 1 ano de idade tem maior risco de desenvolverem doenças respiratórias e até 5 vezes mais chances de ter morte súbita.

As mães fumantes afetam a saúde de seus filhos muito mais do que os pais, isto porque elas passam mais tempo com os pequenos. Aliás, o maior risco para as crianças é quando os pais fumam dentro do carro, pois, naquele ambiente abafado, a fumaça fica presa e quem está dentro do veículo é obrigado a respirar o ar contaminado.

E dentro de casa não adianta ligar o ventilador, abrir as janelas, fumar em outro cômodo... O único modo de proteger os pequenos das doenças que o tabaco causa é propiciar um ambiente completamente livre de cigarro.

Atualizado em 6 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Dia das Crianças no Rio de Janeiro 2016

Confira as opções de diversão na Cidade Maravilhosa para a data

Mais de 15 passeios em SP para curtir com crianças neste fim de semana

Opções de teatro, musicais e passeios gratuitos para ir em família e se divertir junto com os pequenos!

Beatles para crianças: 4 motivos para assistir à série Beat Bugs com seu filho

Primeira temporada da série infantil já está em cartaz na Netflix

Raposo Shopping oferece oficina gratuita para crianças que gostam de cozinhar

Atividade ensina aos pequenos receitas do programa "Tem Criança na Cozinha", do canal Gloob

4 motivos para levar as crianças para assistir ao espetáculo "Galinha Pintadinha em ovo de novo"

Peça fica em cartaz até dia 28 de agosto, no Teatro Net

Rede de cinemas oferece ingressos gratuitos para pais acompanhados dos filhos

Pais que forem ao cinema com os filhos no Dia dos Pais não pagam o ingresso nos cinemas Playarte