Guia da Semana

Como preparar a lancheira das crianças

* Por Solange de Oliveira Saavedra, nutricionista e gerente técnica do Conselho Regional de Nutricionistas - CRN 3

Foto: Getty Images

Com a volta às aulas, volta também a preocupação dos pais com o preparo de lanches para os pequeninos. Crianças que estão em fase de crescimento e desenvolvimento necessitam de muita energia para desenvolver as diversas atividades (aprendizado, memorização, atividade física). Portanto, acompanhar a alimentação do seu filho em casa e na escola é fator muito importante para a saúde dele e para garantir um bom desempenho escolar.

Comece por escolher a lancheira mais adequada; o indicado é que seja térmica, para conservar os alimentos na temperatura ideal até o consumo na escola. Depois, vamos para o preparo do lanche. Mas atenção: crianças em idade escolar já manifestam preferências alimentares, e é importante que se respeite essas preferências, sem esquecer os aspectos nutricionais e a qualidade dos alimentos que serão consumidos.

Não será fácil trocar guloseimas como salgadinhos, refrigerantes, balas e biscoitos recheados, por alimentos mais saudáveis, principalmente se elas não estão acostumadas em casa. O lanche mais adequado deve conter um alimento energético (pães integrais, bolo simples, biscoito sem recheio, torta); um alimento construtor, fonte de proteínas (bebidas à base de leite e derivados como iogurte, queijo), e um alimento regulador, fonte de vitaminas e minerais, como frutas frescas ou secas, sucos naturais, água de coco e suco de soja.

É importante ser criativo e evitar a monotonia. E, sempre que possível, fazer a criança participar do preparo do lanche. Assim, ela ficará mais motivada a consumi-lo na escola. E, se quer colocar algum alimento novo na lancheira, primeiro deixe que ela experimente em casa para verificar a aceitação. Se for boa, então coloque algum dia na lancheira.

Foto: Getty Images

 
Faça sanduíches com diversos tipos de pães, dando preferência aos integrais. Prepare recheios diferentes, enfeite o sanduíche com mais algum alimento, como cenoura ralada, beterraba ralada e uva passa; dessa forma, o lanche fica mais colorido e mais nutritivo. Varie os sanduíches com bolachas sem recheio - coloque você mesma um recheio saudável - ou fatias de bolos simples, com recheio de geleia de fruta, por exemplo.

Os lanches devem ser embrulhados, de preferência, em papel filme. As bebidas lácteas podem ser substituídas por sucos de frutas ou de soja com sabor de frutas, quando o recheio do sanduíche já contiver um alimento rico em proteínas, como queijo branco, mussarela, requeijão, cream cheese, patê de ricota ou patê de atum. Coloque essas bebidas em garrafas térmicas, quando não forem de caixinha (tipo Tetra Pack). Quando o recheio do sanduíche for geleia, que é uma boa opção, deve ser mantida a bebida láctea (fonte de proteínas e cálcio). As geleias de frutas além de serem fonte de energia, contêm pectina, fibra alimentar que atua para o bom funcionamento intestinal.

Acrescente sempre uma fruta, de preferência inteira (banana, maçã, pêra, morangos, pêssego, ameixa, uvas), já lavada e embalada em papel filme, ou cortada em pedaços quando forem frutas que não escurecem (mamão, manga, melão, abacaxi). Você ainda pode colocar frutas secas como banana passa ou damasco. Mais uma alternativa: junte leite com frutas (banana, mamão, maçã, morangos), e ainda acrescente aveia e mel, preparando vitaminas diferentes (colocar na garrafa térmica).

Algumas dicas finais: dê preferência a alimentos naturais, diminua os industrializados, evite colocar doces rotineiramente, mas, para não ser tão radical, ofereça chocolates e outras guloseimas eventualmente. Faça tudo com muita higiene, tanto no preparo dos lanches como no cuidado diário da lancheira e da garrafa térmica.







Atualizado em 1 Dez 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Dia das Crianças no Rio de Janeiro 2016

Confira as opções de diversão na Cidade Maravilhosa para a data

Mais de 15 passeios em SP para curtir com crianças neste fim de semana

Opções de teatro, musicais e passeios gratuitos para ir em família e se divertir junto com os pequenos!

Beatles para crianças: 4 motivos para assistir à série Beat Bugs com seu filho

Primeira temporada da série infantil já está em cartaz na Netflix

Raposo Shopping oferece oficina gratuita para crianças que gostam de cozinhar

Atividade ensina aos pequenos receitas do programa "Tem Criança na Cozinha", do canal Gloob

4 motivos para levar as crianças para assistir ao espetáculo "Galinha Pintadinha em ovo de novo"

Peça fica em cartaz até dia 28 de agosto, no Teatro Net

Rede de cinemas oferece ingressos gratuitos para pais acompanhados dos filhos

Pais que forem ao cinema com os filhos no Dia dos Pais não pagam o ingresso nos cinemas Playarte