Guia da Semana

O ano está acabando e, para quem está no último ano do Ensino Médio, a hora do vestibular já chegou. Se escolher a carreira não é fácil, decidir em qual instituição estudar pode ser igualmente difícil. Afinal, é lá que o universitário passará os próximos três a cinco anos. E é a instituição de ensino que será responsável pela formação e pelo encaminhamento profissional do jovem.

"A escolha da universidade é uma decisão muito importante e algumas etapas podem ajudar muito. A primeira é uma conversa com amigos e familiares que já passaram por essa fase e podem contar como se deu essa escolha, quais as dificuldades e quais as dicas", afirma Eduardo Ehlers, diretor de graduação do Centro Universitário Senac.

Depois do bate-papo em família e antes de simplesmente preencher as fichas de inscrição pela internet, a dica é visitar o campus da faculdade e ver de perto os laboratórios, as salas de aula, bibliotecas e toda a infraestrutura da instituição.

"É importante conhecer a proposta pedagógica, as atividades de pesquisa e extensão e as parcerias, além de verificar se no site do MEC há informações sobre o reconhecimento do curso pretendido. Outra recomendação é assistir a algumas aulas para vivenciar o cotidiano da instituição e avaliar se é o ambiente adequado para seus objetivos acadêmicos e profissionais", complementa o educador.

Também devem ser levados em conta fatores como valores da mensalidade, oportunidades de bolsas de estudo, financiamento estudantil, localização e condições de transporte no entorno.

Infraestrutura

No campus do Centro Universitário Senac em Santo Amaro, os alunos se preparam para o mercado de trabalho ao praticar os conhecimentos adquiridos em sala de aula nos laboratórios de última geração, equipados com PC, iMac e MacPro, computadores usados para o desenvolvimento de jogos digitais, redes e telecomunicações.

Nas áreas de design gráfico, multimídia e publicidade e propaganda, o Centro Universitário Senac reúne ambientes pedagógicos para o desenvolvimento de animações, vídeos, áudios, impressos e modelagem.

Em uma iniciativa pioneira no país, o campus proporciona aos estudantes a possibilidade de aprofundar o aprendizado no segmento 3D, oferecendo escâner e projetor holográfico, que permitem controlar imagens em três dimensões e sensíveis ao toque. Para os alunos da área de design industrial, ficam à disposição os espaços equipados para marcenaria, prototipagem rápida, cerâmica e ateliês de desenho. "Nosso objetivo é oferecer projetos pedagógicos inovadores, com foco na vivência profissional e no empreendedorismo. A infraestrutura dos três campi é outro diferencial que ajuda o aluno a se preparar para o exercício da profissão", comenta Eduardo.

Nos dois campi do interior, o Centro Universitário Senac oferece os hotéis-escola Grande Hotel São Pedro e Grande Hotel Campos do Jordão, considerados os mais importantes e equipados centros de formação hoteleira e gastronômica da América Latina. Suas dependências incluem laboratórios de recepção e governança, cozinha, confeitaria, restaurante e bar. Essa infraestrutura também está presente no Campus Santo Amaro, que conta com um centro gastronômico que reúne laboratórios de microbiologia, análise sensorial e enologia.

Serviço
Inscrições para o Vestibular 2011 do Centro Universitário Senac
Período: até 21/11
Taxa de inscrição: R$ 80
Data da prova: 4/12
Resultado: 16/12
Matrículas: 17 e 18/12
Inscrições: somente pela internet (www.sp.senac.br/vestibular). O vestibulando encontra no manual do candidato instruções para preencher sua ficha on-line e pagar a taxa de inscrição.

Siga o Senac também no Twitter: http://www.twitter.com/senacsaopaulo

Foto: Getty Images

Atualizado em 6 Set 2011.