Guia da Semana

Conhecer para Escolher

Antes de decidir em qual universidade estudar, vale visitar o campus, conhecer os laboratórios e assistir a uma aula experimental

O ano está acabando e, para quem está no último ano do Ensino Médio, a hora do vestibular já chegou. Se escolher a carreira não é fácil, decidir em qual instituição estudar pode ser igualmente difícil. Afinal, é lá que o universitário passará os próximos três a cinco anos. E é a instituição de ensino que será responsável pela formação e pelo encaminhamento profissional do jovem.

"A escolha da universidade é uma decisão muito importante e algumas etapas podem ajudar muito. A primeira é uma conversa com amigos e familiares que já passaram por essa fase e podem contar como se deu essa escolha, quais as dificuldades e quais as dicas", afirma Eduardo Ehlers, diretor de graduação do Centro Universitário Senac.

Depois do bate-papo em família e antes de simplesmente preencher as fichas de inscrição pela internet, a dica é visitar o campus da faculdade e ver de perto os laboratórios, as salas de aula, bibliotecas e toda a infraestrutura da instituição.

"É importante conhecer a proposta pedagógica, as atividades de pesquisa e extensão e as parcerias, além de verificar se no site do MEC há informações sobre o reconhecimento do curso pretendido. Outra recomendação é assistir a algumas aulas para vivenciar o cotidiano da instituição e avaliar se é o ambiente adequado para seus objetivos acadêmicos e profissionais", complementa o educador.

Também devem ser levados em conta fatores como valores da mensalidade, oportunidades de bolsas de estudo, financiamento estudantil, localização e condições de transporte no entorno.

Infraestrutura

No campus do Centro Universitário Senac em Santo Amaro, os alunos se preparam para o mercado de trabalho ao praticar os conhecimentos adquiridos em sala de aula nos laboratórios de última geração, equipados com PC, iMac e MacPro, computadores usados para o desenvolvimento de jogos digitais, redes e telecomunicações.

Nas áreas de design gráfico, multimídia e publicidade e propaganda, o Centro Universitário Senac reúne ambientes pedagógicos para o desenvolvimento de animações, vídeos, áudios, impressos e modelagem.

Em uma iniciativa pioneira no país, o campus proporciona aos estudantes a possibilidade de aprofundar o aprendizado no segmento 3D, oferecendo escâner e projetor holográfico, que permitem controlar imagens em três dimensões e sensíveis ao toque. Para os alunos da área de design industrial, ficam à disposição os espaços equipados para marcenaria, prototipagem rápida, cerâmica e ateliês de desenho. "Nosso objetivo é oferecer projetos pedagógicos inovadores, com foco na vivência profissional e no empreendedorismo. A infraestrutura dos três campi é outro diferencial que ajuda o aluno a se preparar para o exercício da profissão", comenta Eduardo.

Nos dois campi do interior, o Centro Universitário Senac oferece os hotéis-escola Grande Hotel São Pedro e Grande Hotel Campos do Jordão, considerados os mais importantes e equipados centros de formação hoteleira e gastronômica da América Latina. Suas dependências incluem laboratórios de recepção e governança, cozinha, confeitaria, restaurante e bar. Essa infraestrutura também está presente no Campus Santo Amaro, que conta com um centro gastronômico que reúne laboratórios de microbiologia, análise sensorial e enologia.

Serviço
Inscrições para o Vestibular 2011 do Centro Universitário Senac
Período: até 21/11
Taxa de inscrição: R$ 80
Data da prova: 4/12
Resultado: 16/12
Matrículas: 17 e 18/12
Inscrições: somente pela internet (www.sp.senac.br/vestibular). O vestibulando encontra no manual do candidato instruções para preencher sua ficha on-line e pagar a taxa de inscrição.

Siga o Senac também no Twitter: http://www.twitter.com/senacsaopaulo

Foto: Getty Images

Atualizado em 6 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Dia das Crianças no Rio de Janeiro 2016

Confira as opções de diversão na Cidade Maravilhosa para a data

Mais de 15 passeios em SP para curtir com crianças neste fim de semana

Opções de teatro, musicais e passeios gratuitos para ir em família e se divertir junto com os pequenos!

Beatles para crianças: 4 motivos para assistir à série Beat Bugs com seu filho

Primeira temporada da série infantil já está em cartaz na Netflix

Raposo Shopping oferece oficina gratuita para crianças que gostam de cozinhar

Atividade ensina aos pequenos receitas do programa "Tem Criança na Cozinha", do canal Gloob

4 motivos para levar as crianças para assistir ao espetáculo "Galinha Pintadinha em ovo de novo"

Peça fica em cartaz até dia 28 de agosto, no Teatro Net

Rede de cinemas oferece ingressos gratuitos para pais acompanhados dos filhos

Pais que forem ao cinema com os filhos no Dia dos Pais não pagam o ingresso nos cinemas Playarte