Guia da Semana

Foto: Sxc.Hu


Quem é que não gosta de viajar? Ir para campo, montanha, praia ou cidade é gostoso e sempre nos ensina alguma coisa, seja com amigos, família, namorado ou até sozinha. Sair da rotina e respirar novos ares faz com que a gente mude e cresça, se divertindo e conhecendo lugares novos.

Até certa idade, acabamos viajando mais com a família, para onde os pais escolhem, em hoteis e pousadas da preferência deles. É bom aproveitar essa época e a companhia dos familiares, pois eles nos levam junto com carinho, conforto e segurança. Sempre tive o costume de viajar com a família toda pra uma casa que temos na praia: vó, vô, tias, tios e primos. Todo mundo convivendo alguns dias sob o mesmo teto. Apesar de às vezes ser chato, a gente se aproxima deles, conversa, e aprende o que eles têm pra ensinar.

Chega uma hora em que temos vontade de viajar sem a família, de ter a nossa liberdade, ainda que precisemos do consentimento dos pais. Os mais liberais deixam os filhos viajarem com amigos e até com o namorado ou a namorada, mas outros não concordam com isso tão cedo. É chato dizer aos colegas que não pode ir com eles para a praia ou para o sítio, mas às vezes precisamos esperar para podermos fazer o que quisermos.

Mas para onde quer que você vá, com quem quer que seja, vale a pena aproveitar cada minuto e cada canto do novo lugar. Ir para o exterior, por exemplo, é caro, e nem sempre temos essa oportunidade. Ainda que pareça chato ir com a família, não dá pra ficar brigando com eles e ficar de bode por ter que aturá-los: visite os lugares que puder, coma coisas diferentes, fale e ouça a língua estrangeira, converse com pessoas do país, enfim, faça tudo o que puder para depois não se arrepender.

Ao fazer a mala, levar videogame e computador pode ser legal, contanto que a gente não deixe de aproveitar o lugar para ficar enfiado no quarto jogando ou teclando. Falar no Messenger com seus amigos pode ser muito importante, mas você pode fazer isso em casa, quando não tiver coisas novas para fazer e aprender logo ali, depois da porta do seu quarto. Pode ser um país ou cidade para o qual você não vai voltar tão cedo.

Muitos adolescentes fazem intercâmbio, para viver novas experiências num outro país. Deixar a família e os amigos no Brasil para conhecer um mundo novo proporciona um engrandecimento e um amadurecimento mais rápido e dinâmico, já que o adolescente está sozinho para enfrentar todas aquelas diferenças.

Ainda que sejam apenas por alguns dias, sair da nossa casa, conhecida, faz com que nos deparemos com outras realidades e pessoas. E não precisa ir tão longe. Na praia, por exemplo, há os mais variados tipos de pessoas, e elas se vestem diferente, se comportam de outra maneira. Já no campo, estamos em contato com a natureza, com os animais da fazenda e com pessoas que moram lá, que vivem um cotidiano totalmente distinto do nosso. Não dá pra ignorarmos isso tudo se acomodar com o que a gente já conhece. O que você está esperando então? Arrume as malas e ótima viagem!

Leia as colunas anteriores de Fernanda Carpegiani

Cada um na sua

Ler é Viver

Simples Assim

Quem é o colunista:Fernanda Carpegiani - Uma jovem enérgica queaproveita a vida de uma forma intensa e particular.

O que faz: Jornalista apaixonada.

Pecado gastronômico: Batata Frita.

Melhor lugar do Brasil: Ubatuba - São Paulo.

Fale com ela: [email protected]

Atualizado em 6 Set 2011.