Guia da Semana

Desenhos que viraram filmes

Com a estreia de Os Smurfs, o Guia da Semana selecionou uma lista de outros desenhos que chegaram as telonas para encontar uma nova geração de crianças

Fotos: Imdb

Atualmente nos cinemas, Os Smurfs começaram nos quadrinhos e se tornaram um famoso desenho animado na década de 80.

No dia 5 de agosto estreou nas telonas de todo o Brasil o filme Os Smurfs, baseado nos personagens criados pelo ilustrador belga Pierre Culliford, ou Peyo. A turminha inicialmente foi criada para os quadrinhos, mas depois acabou se tornando um festejado desenho animado. Quem cresceu na década de 80 provavelmente se lembra de ter assistido esses pequenos seres azuis - da altura de três maçãs-, passando nas manhãs da TV Globo.

Para os saudosistas - e os filhos desses - basta ir aos cinemas curtir a nova história, que começa quando o bruxo Gargamel, o grande inimigo dos Smurfs, descobre como chegar ao esconderijo secreto deles. Durante uma fuga atrapalhada, os pequenos seres azuis acabam encontrando um portal do tempo e vão parar em pleno Central Park, em Nova Iorque. Presos na cidade, eles precisam achar o caminho de volta para a vila, antes que o vilão os encontre.

Tentando trazer outras ótimas lembranças da infância, o Guia da Semana separou uma lista de desenhos que se tornaram sucesso nas telonas. Muito bem reproduzidos, divertidos e com uma ótima história para contar, esses longas-metragens são uma opção para ver e rever ao lado dos pequenos e também de toda a família. Confira!

As Tartarugas Ninjas (1990)


Os quatro heróis defendem a cidade de Nova Iorque do crime

Criado em 1984, por Kevin Eastman e Peter Laird, o desenho conta a história de quatro tartarugas mutantes que vivem nos esgotos de Nova Iorque. E, mais interessante do que o local onde eles habitam, são seus nomes, uma homenagem a artistas famosos do renascimento: Leonardo em homenagem a Leonardo da Vince, Rafael a Raffaello Santi, Michelangelo a Michelangelo Buonarrotti e Donatello a Donato di Betto Bardi.

No Brasil, a primeira série animada para a televisão das Tartarugas Ninjas foi apresentada pela Rede Globo com grande sucesso. Já nos cinemas, rendeu três longas-metragens, sendo que o primeiro, As Tartarugas Ninjas, foi lançado em 1990. Contava a história da repórter April O'Neil (Judith Hoag) que, após ser atacada por trombadinhas, é salva por tartarugas mutantes dedicadas a combater o crime desde que foram contaminadas por uma substância radioativa nos esgotos de Nova York.

Inspetor Bugiganga (1999)


Bugiganga chegou aos cinemas em 1999, para alegria dos fãs

Outro bem-sucedido desenho foi Inspetor Bugiganga, que estreou na TV americana em 1983. Criação do cartunista Bruno Bianchi, foi exibido originalmente na França e, só em 1987, nos Estados Unidos. O desenho ficou no ar por três temporadas, com um total de 86 episódios de 30 minutos. No Brasil, a atração foi apresentada a partir dos anos 80, inicialmente nas manhãs do SBT.

A história chegou aos cinemas no ano de 1999, com o astro Matthew Broderick (Curtindo a Vida Adoidado) interpretando o personagem principal. Na trama, após uma tentativa de resgate atrapalhada, o ingênuo segurança John Brown (Broderick) tem seu corpo dividido em mil pedaços pelo perigoso dr. Claw. Vendo a oportunidade como uma chance de demonstrar sua nova criação, a dra. Brenda reconstitui o corpo do segurança, tornando-o agora um robô. Nasce então o inspetor Bugiganga, que logo se torna a mais importante ferramenta de combate ao crime na cidade.

Scooby Doo (2002)


O desenho foi transposto para as telonas em 2002

Trata-se de um dos maiores clássicos da Hanna-Barbera, ao lado de Os Flintstones, Johnny Quest e Corrida Maluca. O desenho mostrava um grupo de quatro adolescentes metidos a detetives (Fred, Velma, Daphne e Salsicha) que, ao lado de um cão da raça Great Dane chamado Scooby-Doo, viajam num furgão psicodélico intitulado Máquina do Mistério, com o qual ajudam a investigar casos misteriosos.

Os personagens foram criados em 1969 por William Hanna e Joseph Barbera. O título original do desenho era Who's Ssssscared?, mas, como os primeiros desenhos eram muito assustadores, foram rejeitados. Num voo para Los Angeles, Silverman ouviu uma canção de Sinatra e o "dooby dooby doo" não lhe saía da cabeça. Rebatizou o desenho de Scooby-Doo, Where Are You? e tornou o cão o astro do show. O primeiro longa-metragem de ação live-action/animação da série foi lançado em 2002, seguido por dois outros filmes.

Garfield (2004)


A história de um dos gatos mais famosos dos quadrinhos chegou aos cinemas em 2004

Este gato preguiçoso é a estrela de uma das tirinhas mais famosas da história, publicadas em mais de dois mil jornais em todo o mundo. Criação do cartunista Jim Davis, Garfield estreou em 19 de junho de 1978. Inicialmente tinha traços disformes, bochechas enormes e olhos pequenos. Em 1980, o cartunista redesenhou o gato, com olhos ovais e barriga menor, dando como justificativa uma dieta forçada.

No ano de 1982, ele estrelou um especial de TV chamado Aí vem Garfield. Outros onze especiais foram feitos até 1991, além de uma série animada, Garfield e Seus Amigos, que foi produzida entre 1988 e 1995. Em 2004, chegou aos cinemas com Garfield, o Filme, que usou o personagem principal criado por computação gráfica e dublado por Bill Murray (a versão brasileira é dublada pelo ator Antônio Calloni). Um segundo longa-metragem, Garfield 2, foi lançado em 2006.

Speed Racer (2008)


O ator Emile Hirsch viveu o personagem nos cinemas

Esta é uma das poucas animações japonesas a fazer sucesso nos Estados Unidos. Tudo começou no início dos anos 60, quando uma série de mangá chamada Match Go Go Go se tornou muito popular no Japão. Concebida e ilustrada por Tatsuo Yoshida, os quadrinhos contavam a história de um carro de corrida com muitos truques e seu intrépido piloto, chamado Go Mifune. O sucesso foi tão grande que Yoshida e seus irmãos resolveram levar Mach Go Go Go para a TV, numa série de 52 episódios de meia hora.

A produtora americana Trans-Lux comprou os direitos do desenho em 1967, fazendo algumas modificações e o adaptando para o público americano. O nome da série passou a ser Speed Racer, e o carro Mach Go virou Mach 5. Os irmãos Wachowski, diretores da cinessérie Matrix, fizeram e lançaram a versão cinematográfica em 2008. Nela, o personagem Speed Racer foi vivido pelo ator Emile Hirsch.

Atualizado em 18 Dez 2012.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Dia das Crianças no Rio de Janeiro 2016

Confira as opções de diversão na Cidade Maravilhosa para a data

Mais de 15 passeios em SP para curtir com crianças neste fim de semana

Opções de teatro, musicais e passeios gratuitos para ir em família e se divertir junto com os pequenos!

Beatles para crianças: 4 motivos para assistir à série Beat Bugs com seu filho

Primeira temporada da série infantil já está em cartaz na Netflix

Raposo Shopping oferece oficina gratuita para crianças que gostam de cozinhar

Atividade ensina aos pequenos receitas do programa "Tem Criança na Cozinha", do canal Gloob

4 motivos para levar as crianças para assistir ao espetáculo "Galinha Pintadinha em ovo de novo"

Peça fica em cartaz até dia 28 de agosto, no Teatro Net

Rede de cinemas oferece ingressos gratuitos para pais acompanhados dos filhos

Pais que forem ao cinema com os filhos no Dia dos Pais não pagam o ingresso nos cinemas Playarte