Guia da Semana

Foto: Getty Images

Chegar aos 18 anos e atingir a maioridade é algo precioso na vida do jovem. É nesse momento que sentimos o sabor da liberdade e ganhamos a tão sonhada carteira de motorista. Dirigir um carro parece ser algo extraordinário. Mas a ansiedade pode ser uma vilã nessa história. Muitos jovens pegam o carro de seus pais escondido, saem por aí e acabam estragando tudo.

Chegar a uma festa de carro não é nada mal, não é? Além de não depender de ônibus e ter um baita conforto, você chama a maior atenção. Acredito que nós, garotos, temos mais pressa de ter e dirigir um carro para chamar a atenção das garotas e mostrar "status". Mas, dirigir sem carteira e com um veículo que não temos permissão para usar, não é nada legal, e muito menos charmoso.

Imagine só se você pega o carro do seu pai sem ele saber e o motor quebra no meio do caminho? Chamar um mecânico vai ficar muito caro, não ficará pronto na hora e se você não tiver carteira de motorista, chamar um guincho será uma fria. E se acontecer um assalto e te roubarem o carro? A situação será péssima, você terá que ir à polícia e, caso você não tenha habilitação, terá de prestar contas.

O pior mesmo é a hipótese de acontecer um acidente. A coisa é muito séria, você pode sofrer graves consequências, envolver pessoas que não têm nada a ver com o seu problema, além de ficar muito encrencado.

A carteira de habilitação é algo sério e exige muita responsabilidade. Ela é a prova de que você sabe dirigir. Quem não tem habilitação e se envolve em algum acidente, mesmo nem sendo culpado pelo desastre, não pode provar nada, nem ao menos que sabe dirigir.

Tudo na vida tem seu momento. O melhor, então, é curtir cada fase. Pense que, quando você tiver 18 anos, poderá tirar sua carteira de motorista e, quem sabe, poderá até comprar um carro. Mesmo que não possa comprar, se você demonstrar para seus pais que tem responsabilidade, eles podem até emprestar o deles para você dirigir.

Quem é o colunista: Diego Aquino.

O que faz: Estudante de Jornalismo.

Pecado Gastronômico: Pizza.

Melhor Lugar do Brasil: Porto Seguro.

Para Falar com ele: [email protected]

Atualizado em 6 Set 2011.