Guia da Semana

E agora?

Chegou a hora de enfrentar a primeira entrevista de emprego. Saiba como driblar a falta de experiência e o nervosismo durante o seu primeiro processo seletivo

Foto: Getty Images

Entrevistas de emprego sempre são motivos de nervosismo e insegurança, afinal, ninguém quer cometer aquela gafe na frente do contratante. O que dizer, como dizer, o que evitar, como se vestir, como se comportar...enfim, são muitas as dúvidas que surgem na hora de enfrentar um processo seletivo. E para desvendá-las, não existe nada melhor do que a experiência.

Mas se, mesmo para quem já passou por isso, as dúvidas são inevitáveis, imagine como fica a cabeça de alguém que nunca trabalhou e que está prestes a enfrentar a primeira entrevista de emprego? Se você está nesse grupo, acalme-se! O Guia da Semana preparou algumas dicas para que você se dê bem na sua primeira entrevista. Confira:

Prepare-se
Antes de enfrentar sua primeira entrevista de emprego, existem algumas coisas que você pode fazer para se sentir mais seguro na hora e fugir das gafes. Saiba quais são elas:

? Antes da entrevista é interessante que você conheça a empresa. Assim que você for convocado para um processo seletivo, procure saber alguns dados adicionais sobre a companhia, como a história e alguns resultados significativos. Isso pode ser bom para que você demonstre como está interessado na vaga.
? Treinar para a entrevista também pode ajudar a melhorar seu desempenho. Pense em perguntas que o entrevistador provavelmente vai fazer e treine suas respostas, de preferência simples e objetivas. Não esqueça também de memorizar todos os detalhes do seu currículo.

O que vestir
É claro que em uma entrevista de emprego o que conta mais é conteúdo de cada um. Mas a aparência também pode fazer a diferença e até servir como "critério de desempate". Por isso, tomar cuidado com a higiene pessoal e as roupas é fundamental. Os trajes sociais nunca falham: calça social, camisa e sapato fechado para as meninas e terno completo ou sem gravata para os meninos.

Foto: Sxc.hu

O que dizer
Em uma entrevista de emprego, é necessário falar de suas experiências profissionais e habilidades. Mas, quando se trata da primeira, é normal que muitos tenham dificuldade em saber o que vale dizer ao entrevistado. Confira algumas dicas:

? Se você não tem nenhum curso (além da escola) nem experiência profissional, o mais adequado é ressaltar características pessoais que indiquem que você poderia desempenhar um bom trabalho sem maiores problemas.
? Para demonstrar que você realmente tem interesse na vaga, o marketing pessoal é uma ótima ferramenta. Ressaltar a sua vontade de aprender coisas novas, sua dedicação e pró-ativismo é essencial.

O que evitar
Assim como existem muitas atitudes que contam pontos positivos na hora da entrevista, também existem aquelas que dificilmente serão perdoadas pelo entrevistador. Preste atenção em quais são:

? Nunca chegue atrasado em uma entrevista. Antes de ir, pesquise qual o melhor caminho e, se for o caso, saia de casa com bastante antecedência. O ideal é chegar 15 minutos antes de a entrevista começar.
? Nunca minta durante a entrevista. Sempre responda a todas as perguntas do entrevistador com muita honestidade.
? Procure não falar sobre assuntos que você não domina para evitar constrangimentos. Pode ser que o entrevistador faça alguma pergunta mais específica sobre o tema a fim de saber se você realmente sabe do que está falando.
? Evite usar gírias e palavrões. Expressões como "tipo", "meu", "cara" etc. São totalmente proibidas.
? Nunca atenda o celular enquanto conversa com o entrevistador. O ideal é desligá-lo durante a entrevista, mas, se não for possível, não esqueça de deixar no modo silencioso.

Foto: Getty Images

Quem se deu bem
Ir bem em uma entrevista de emprego é algo muito relativo. Às vezes, o que é indispensável para um entrevistador pode ser irrelevante para outro, dependendo da vaga em questão e das características que cada um está buscando em um candidato. Mas, todo mundo tem "segredos" que ajudam a melhorar o desempenho na hora da entrevista.

A estudante Luiza Oliveira, 18, por exemplo, acredita que deve o bom desempenho em processos seletivos à concentração e objetividade. "Fiz minha primeira entrevista aos 17. Passei apenas nas duas primeiras fases, mas com certeza foi porque me concentrei no meu objetivo e me mantive calma diante das perguntas", disse a estudante.

Luiza acha que a falta de experiência pesou um pouco e que uma de suas maiores dificuldades foi na hora da dinâmica de grupo. "Ter que encarar a entrevista em grupo é complicado porque você vê quem são seus concorrentes", explica. A dica de Luiza para quem se prepara para a primeira entrevista é estar sempre focado no que se quer mostrar e, claro, manter a calma.

Já Amanda Borges, 20, aposta na aparência e na linguagem corporal para se dar bem em entrevistas. "É muito importante estar bem vestido, ter uma linguagem corporal adequada e não utilizar vícios de linguagem", diz. Amanda fez a primeira entrevista aos 18 anos e acredita ter passado pela postura que teve durante a conversa com o empregador.

Para ela, a maior dificuldade foi "manter a calma e ser clara nas colocações e concisa ao mesmo tempo". "Demonstrar segurança, coerência e capacidade é importante também", conclui Amanda, que hoje é recepcionista bilíngüe.



Colaborou:
Patrícia Leutério
Consultora de RH
Telefone: (11) 3177 0700

Atualizado em 6 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Dia das Crianças no Rio de Janeiro 2016

Confira as opções de diversão na Cidade Maravilhosa para a data

Mais de 15 passeios em SP para curtir com crianças neste fim de semana

Opções de teatro, musicais e passeios gratuitos para ir em família e se divertir junto com os pequenos!

Beatles para crianças: 4 motivos para assistir à série Beat Bugs com seu filho

Primeira temporada da série infantil já está em cartaz na Netflix

Raposo Shopping oferece oficina gratuita para crianças que gostam de cozinhar

Atividade ensina aos pequenos receitas do programa "Tem Criança na Cozinha", do canal Gloob

4 motivos para levar as crianças para assistir ao espetáculo "Galinha Pintadinha em ovo de novo"

Peça fica em cartaz até dia 28 de agosto, no Teatro Net

Rede de cinemas oferece ingressos gratuitos para pais acompanhados dos filhos

Pais que forem ao cinema com os filhos no Dia dos Pais não pagam o ingresso nos cinemas Playarte