Guia da Semana

É hora de dormir!

Conheça os três passos para fazer a criança dormir profundamente.

Foto:Getty Imagens


Conseguir dormir bastante é fundamental para o ser humano, este momento é quando o corpo recupera energia que foi gasta com as atividades do dia e se prepara para o futuro. Adultos precisam, em média, de 8 horas diárias de sono, bebês precisam de, no mínimo, 10 horas. Se pais, ao terem uma noite mal dormida, já se sentem péssimos, imagine como a criança se sente estafada depois de passar uma noite inteira desperta e chorando.

Dormir tem outra importância para os pequenos. De acordo com a sabedoria popular, as crianças crescem enquanto dormem e esta teoria tem fundamento. Segundo o pediatra Dr. Moisés Chencinski, 75% da produção de Hormônio do Crescimento (GH) tem sua liberação quando a criança adormece profundamente. Esta substância também ajuda a evitar o acúmulo de gordura, manter o tônus muscular, melhorar o desenvolvimento físico e combater a osteoporose.

Passo-a-passo

Colocar as crianças na cama pode ser uma tarefa difícil. Há poucos estudos sobre o sono infantil, mas a Dr. Jodi Mindell, especialista em sono pediátrico, realizou uma pesquisa* em parceria com a Johnson &Johnson para analisar quantidade e qualidade do sono dos bebês. Aliás, dados referentes a hábitos dos brasileiros revelam que 35% dos pais acham que seu neném tem algum problema relacionado ao sono - Clique aqui e saiba mais sobre crianças e problemas para dormir.

De acordo com a pesquisa, seguindo alguns passos básicos para o relaxamento, a criança dorme mais e melhor. Bebês não sabem diferenciar o dia da noite, não tem noção dos horários que os pais precisam cumprir, portanto, é necessário que os adultos estipulem uma rotina do sono, para que o pequeno saiba que está chegando a hora de nanar.

O ritual tem três etapas básicas, começa com um banho morno, com a água em torno de 36,5º. Não deve haver interrupções e é possível usar produtos com aromas calmantes, assim, acontece a separação entre a hora da atividade e a hora do descanso.

Depois é a vez da massagem, o toque dos pais é muito importante para a criança, além de estimular circulação sangüínea, melhorar a respiração, a massagem alivia a tensão e relaxa o corpo - Clique aqui e saiba mais sobre massagem em crianças.

Por fim, é a hora de ninar, cantar e contar histórias são boas opções, a voz da mãe tem efeito tranqüilizante, colocar uma melodia calma também pode ajudar. Não é recomendável deixar a criança dormir diante da televisão ou em ambientes agitados, isto atrapalha o sono e impede o relaxamento mais profundo - a pesquisa também concluiu que 12% dos bebês no Brasil adormecem assistindo à televisão e costumam ir para o berço em horário que coincide com o final da novela das oito, por volta de 21h41min.

É muito importante que os pais coloquem o bebê apenas sonolento no berço, não totalmente adormecido. Deste modo, ele desenvolve a capacidade de dormir sozinho. Segundo a médica, "O que custou para fazê-lo dormir vai ser o custo para fazê-lo voltar a dormir". Portanto, os pais não devem acostumar a criança a só pegar no sono diante de certas circunstâncias, como, por exemplo, sendo embalado ou ouvindo certa música.



A enfermeira de UTI Neonatal, Daniela Cano chama atenção para algo muito importante, ao colocar a criança no berço, é necessário deitá-la de lado, caso ocorra algum refluxo, há menor risco de aspiração do líquido e menos chance de morte por sufocamento, e ela completa "depois da mamada o ideal é aguardar que o nenê arrote, pra depois colocá-lo [para dormir], sempre de ladinho".

Agenda

Ter horários bem estabelecidos para dormir é fundamental, se a criança for para cama todos os dias na mesma hora, seu organismo aumenta a produção de melanina - hormônio que produz a sensação de sonolência - sempre no mesmo horário. Em casos de pais separados é muito importante que os dois estipulem as mesmas regras para a criança, os pequeninos são espertos e testam os limites impostos.

Seguindo esta rotina há melhorias comprovadas na qualidade de vida da família, porém, não é o fim do despertar noturno ou do choro de madrugada. É normal o bebê acordar no meio da noite e chorar, porém, o maior problema é ele não conseguir voltar a dormir sozinho.

Dica

Para estimular o sono, A Johnson&Johnson recomenda o uso de sua nova linha de produtos, Hora do Sono, com aroma elaborado especialmente para acalmar os pequenos. Já o Dr. Moisés indica, às crianças acima de 1 ano, chás sem açúcar de plantas sem cafeína, erva doce, camomila, hortelã, melissa, capim santo e folhas de maracujá, ao contrário do que muitos pensam, os frutos não têm poder calmante.

Horas de sono necessárias, em média**
Recém-Nascido

16 a 18 horas por dia.

2 a 6 meses
14 a 16 horas por dia (5 horas dessas, de sono diurno).

6 a 12 meses
12 a 14 horas por dia (3 horas dessas, de sono diurno).

1 a 6 anos
10 a 12 horas por noite.

Até 2 anos
2 soninhos diurnos de 1 hora cada.

Dos 2 aos 3 anos
1 soninho diurno de 1 hora.

Acima dos 3 anos
não há necessidade de sono diurno.

Acima de 6 anos
8 a 10 horas por noite.

Adolescentes
8 a 9 horas por noite.

Adultos
7 a 8 horas por noite. Um descanso de 30 minutos durante o dia é interessante.

Idosos
Só 6 a 7 horas por noite. Mas é importante um sono diurno de 1 hora e meia.

Fonte: Dr. Moisés



*A pesquisa referente aos hábitos dos brasileiros ainda não está finalizada, os dados são apenas preliminares. Já foram analisados 4 mil formulários, porém, a expectativa é fechar a pesquisa com 5 mil inscritos.

** Vale lembrar que há grande variação na quantidade de horas necessárias para a criança descansar, cada organismo tem seu próprio ritmo.


Fontes:

Daniela Fortim Cano
Enfermeira da UTI Neonatal do Neomater
Hospital Maternidade e Centro de Diagnósticos
Rua Winston Churchill, 151 - Rudge Ramos - São Paulo/SP
Telefone: (11) 4366.4000

Dra. Jodi Mindell
Diretora associada do Centro do Sono - Hospital das Crianças da Filadélfia
Professora de psicologia na Universidade Saint Joseph.
Johnson´s Baby - Hora do Sono

Dr. Yechiel Moisés Chencinski
Colunista do Guia da Semana
Pediatra e homeopata
www.doutormoises.com.br
Telefone: (11) 3285-2105

Atualizado em 6 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Dia das Crianças no Rio de Janeiro 2016

Confira as opções de diversão na Cidade Maravilhosa para a data

Mais de 15 passeios em SP para curtir com crianças neste fim de semana

Opções de teatro, musicais e passeios gratuitos para ir em família e se divertir junto com os pequenos!

Beatles para crianças: 4 motivos para assistir à série Beat Bugs com seu filho

Primeira temporada da série infantil já está em cartaz na Netflix

Raposo Shopping oferece oficina gratuita para crianças que gostam de cozinhar

Atividade ensina aos pequenos receitas do programa "Tem Criança na Cozinha", do canal Gloob

4 motivos para levar as crianças para assistir ao espetáculo "Galinha Pintadinha em ovo de novo"

Peça fica em cartaz até dia 28 de agosto, no Teatro Net

Rede de cinemas oferece ingressos gratuitos para pais acompanhados dos filhos

Pais que forem ao cinema com os filhos no Dia dos Pais não pagam o ingresso nos cinemas Playarte