Guia da Semana

Eles também merecem

Ofurô de bebês é a novidade para relaxar crianças recém-nascidas

Foto: Getty Images


Depois de passar alguns meses no ambiente tranquilo e seguro na barriga da mãe, nada como voltar ao ambiente intra-uterino. Mas como isso pode acontecer? Colocar o bebê num banho morninho e aconchegante, imerso em um ofurô especialmente para eles, é a mais nova forma de relaxar os pequenos.

A técnica é simples: basta usar um balde especial - próprio para esse ritual - com água numa temperatura entre 35 e 37 graus (temperatura igual ao ambiente intra-uterino) na altura do ombro do bebê, num ambiente tranquilo, acolhedor e com iluminação baixa.
Além de relaxar o bebê, o tratamento oferece uma melhor qualidade de sono, diminui e minimiza cólicas, stress e irritações. Com o tempo o pequeno relaxa e curtirá o banho de forma instantânea.

A técnica permite que o bebê se movimente na posição fetal, recriando o ambiente materno. Seu formato proporciona segurança e remete ao espaço do útero e das paredes uterinas, já que com o avanço da gestação o ambiente intra-uterino foi ficando cada vez mais reduzido e as laterais do balde oferecem segurança, assim como as paredes do útero também eram os limites. A água aquecida complementa essa memória.  Dessa forma, oferece-se mais segurança para o pequeno e também para os pais no apoio de mão, para não escorregar. 

Coloque o bebê aos pouquinhos, deixe-o sentir o ambiente com os pezinhos e coloque-o lentamente em imersão até a altura dos ombros. Com uma das mãos você poderá segurá-lo pela nuca, enquanto a outra apóia no queixo. Se você enrolar o pequeno na fralda, terá um ponto de apoio melhor e oferecerá mais acolhimento. Quando a água começar a esfriar já é hora do banho terminar e não é raro ele tirar uma sonequinha no próprio balde! Por fim, os pais ainda poderão enrolar a criança numa fralda, como um charutinho, o que possibilita maior segurança na hora de pegá-lo.

Antes, atente-se apenas a algumas normas de segurança, tais como temperatura da água; a base em que o balde estará fixado; e as bordas, que não devem conter frisos para proteção do bebê. Ah, sim: nunca o deixe sozinho no balde.

Alguns pais já iniciam o banho de relaxamento logo após o nascimento, mas se o seu filho já cresceu um pouquinho, não deixe de experimentar. Separe a máquina fotográfica e curta esse momento de bem-estar e harmonia!


Quem é a colunista: Denise Gurgel.

O que faz: Fisioterapeuta atuante na área materno-infantil e especialista em Shantala

Pecado gastronômico: Pães, todos os tipos, formas e sabores!

Melhor lugar do Brasil: Parece clichê, mas é a minha casa!.

Fale com ela: contato@cursoshantala.com.br

Atualizado em 6 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Dia das Crianças no Rio de Janeiro 2016

Confira as opções de diversão na Cidade Maravilhosa para a data

Mais de 15 passeios em SP para curtir com crianças neste fim de semana

Opções de teatro, musicais e passeios gratuitos para ir em família e se divertir junto com os pequenos!

Beatles para crianças: 4 motivos para assistir à série Beat Bugs com seu filho

Primeira temporada da série infantil já está em cartaz na Netflix

Raposo Shopping oferece oficina gratuita para crianças que gostam de cozinhar

Atividade ensina aos pequenos receitas do programa "Tem Criança na Cozinha", do canal Gloob

4 motivos para levar as crianças para assistir ao espetáculo "Galinha Pintadinha em ovo de novo"

Peça fica em cartaz até dia 28 de agosto, no Teatro Net

Rede de cinemas oferece ingressos gratuitos para pais acompanhados dos filhos

Pais que forem ao cinema com os filhos no Dia dos Pais não pagam o ingresso nos cinemas Playarte