Guia da Semana

Estudante, com orgulho!

As carteirinhas oferecem descontos em inúmeros estabelecimentos. Faça a sua antes que o prazo acabe!

Por Larissa Coldibeli

Carteira Mundial do Estudante STB

Vida de estudante não é fácil, sempre aquela dureza. Falta grana para a balada, para assistir aos lançamentos do cinema e até para comprar aquele livro que tanto precisa para a faculdade. É exatamente para diminuir os gastos que existem as carteirinhas de estudante. Com elas, você paga meia-entrada em shows, teatro, cinema, eventos esportivos e ainda tem descontos exclusivos em diversos estabelecimentos, desde lojas de roupas até restaurantes, baladas e livrarias.

A mais famosa e tradicional é a Carteira Mundial do Estudante STB. Criada em 1968, pela ISTC - International Student Travel Confederation -, é a única reconhecida internacionamente pela UNESCO. Por R$ 35,00, você ganha descontos em passagens de avião, trem, ônibus, barco, aluguel de carros, hotéis, motéis, albergues, museus, exposições, parques e muitos outros benefícios em 106 países.

Carteira do Estudante JP
Bem mais recente no mercado, mas investindo pesado em marketing para conquistar os jovens, é a Carteirinha do Estudante Jovem Pan UNE / UBES. Ela aposta em eventos grátis, como shows com artistas famosos, exclusivos para os portadores da carteirinha. Parcerias garantem descontos especiais em mais de 4.500 estabelecimentos no Brasil, por R$ 30.

Dentro ou fora do país, o objetivo das carteirinhas de estudantes é facilitar o acesso à cultura, promovendo a integração e o aprendizado. Para fazer a sua, basta estar matriculado num curso reconhecido pelo MEC: Ensino Infantil, Fundamental, Médio, Superior, pós-graduação, incluindo especialização, mestrado e doutorado. Uma lei municipal garante o benefício também aos estudantes de cursos pré-vestibulares e técnicos na cidade de São Paulo. Alunos de cursos livres não reconhecidos pelo MEC, como informática, idiomas, artes, entre outros, não podem tirar a carteirinha.

Os documentos obrigatórios para adquirir sua carteirinha de estudante são: comprovante de escolaridade (que pode ser o boleto da mensalidade, matrícula ou uma declaração da instituição de ensino) RG e foto. Fazendo a sua agora, ela será válida até março de 2008. Mas atenção: apesar de todas as facilidades que oferecem, as carteiras de estudantes não são válidas para a compra de passe escolar.

Serviço:
www.carteiradoestudante.com.br
www.estudantejp.com.br

Atualizado em 6 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Dia das Crianças no Rio de Janeiro 2016

Confira as opções de diversão na Cidade Maravilhosa para a data

Mais de 15 passeios em SP para curtir com crianças neste fim de semana

Opções de teatro, musicais e passeios gratuitos para ir em família e se divertir junto com os pequenos!

Beatles para crianças: 4 motivos para assistir à série Beat Bugs com seu filho

Primeira temporada da série infantil já está em cartaz na Netflix

Raposo Shopping oferece oficina gratuita para crianças que gostam de cozinhar

Atividade ensina aos pequenos receitas do programa "Tem Criança na Cozinha", do canal Gloob

4 motivos para levar as crianças para assistir ao espetáculo "Galinha Pintadinha em ovo de novo"

Peça fica em cartaz até dia 28 de agosto, no Teatro Net

Rede de cinemas oferece ingressos gratuitos para pais acompanhados dos filhos

Pais que forem ao cinema com os filhos no Dia dos Pais não pagam o ingresso nos cinemas Playarte