Guia da Semana

Exercícios na gravidez e pós-parto

Os benefícios são muitos, desde a recuperação mais rápida da mamãe até a prevenção da depressão pós-parto

Foto: Getty Images


As áreas médica e científica têm, a cada dia, reconhecido os benefícios do exercício para uma gravidez e um pós-parto saudável. Apesar do maior interesse da mulher em buscar e realizar exercícios, ainda que seja no controle do ganho de peso corporal e no retorno do peso no pós-parto, não podemos ignorar que o exercício físico promove também esse benefício e que esse efeito está intimamente ligado a outros que o exercício traz, principalmente na gravidez, como a prevenção de doenças comuns e também associadas ao excessivo ganho de peso, como é o caso da diabetes gestacional e da hipertensão (pré-eclâmpsia).

O controle do ganho de peso durante a gravidez pode, além disso, ser associado à prevenção de desconfortos, como as dores na coluna, e também nos anos que seguem o pós-parto, como o risco menor do aparecimento dessas doenças crônicas mais adiante na vida da mulher, além da obesidade.


Os benefícios fisiológicos e psicológicos advindos da prática de exercícios físicos, bem orientados, vão além da questão estética e refletem até o pós-parto. Podemos listar como benefícios a melhora na irrigação placentária; a redução e prevenção das lombalgias; a diminuição do inchaço; a melhora ou manutenção da aptidão física; e a diminuição de riscos de diabetes gestacional e pré-eclâmpsia.

Os benefícios psicológicos não ficam atrás: a prevenção da depressão pós-parto; a melhora da saúde psicológica, como auto-imagem, ansiedade, bem estar e humor; a prevenção da retenção de peso no pós-parto e obesidade; o fortalecimento do assoalho pélvico e prevenção de incontinência urinária; o fortalecimento do CORE (musculatura abdominal, da coluna e assoalho pélvico) que auxilia no retorno da postura e reforçam a fraca parede abdominal; e a prevenção da osteoporose em mulheres que apresentam predisposição e histórico familiar.


Vendo então esses benefícios, entendemos que a prática de exercícios físicos seguros e saudáveis na gestação e pós-parto é uma questão de saúde, tanto para a futura mamãe quanto para o bebê. Consulte seu médico para a liberação da realização de exercícios!

Leia a coluna anterior de Gizele Monteiro:

Gestação depois dos 40

Quem é a colunista: Diretora e idealizadora do Mais Vida Gestantes, um programa de exercícios especializado para o período gestacional. É mestre pela Unifesp - estudou gravidez e exercícios.

O que faz: Atende gestantes e mulheres na pré-gravidez e pós-parto e especializa profissionais para esse atendimento por meio do seu curso.

Pecado gastronômico: Chocolate e doces.

Melhor lugar do mundo: Brasil.

O que está ouvindo no carro, iPod, mp3: Renascer Praise 16.

Fale com ela: gizele@metodomaisvida.com.br, siga seu blog ou seu Twitter.


 

 

Atualizado em 11 Fev 2014.

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