Guia da Semana

Foto: Getty Images

Antigamente, escolher uma profissão era muito mais fácil, afinal o número de opções era relativamente pequeno. Hoje em dia, no entanto, a história é outra e, na hora de optar por uma ocupação, as alternativas parecem infinitas. Mesmo assim, muitos adolescentes ignoram as inúmeras possibilidades e sonham em seguir uma carreira difícil, mas que está sempre em alta: a de modelo.

O que o mundo da moda quer?
Não é novidade para ninguém que o mundo fashion está cada vez mais concorrido e que ingressar nesse universo é um desafio e tanto. Afinal, beleza, competência e comprometimento não garantem sucesso profissional nesse caso. "Os modelos precisam ter uma ótima personalidade para conseguir cativar um cliente. Além disso, a pele e o cabelo têm que ser perfeitos e a alimentação, equilibrada", explica a auxiliar de Booker Fashion da agência Elite Models, Juliana Monteiro.

Segundo Juliana, é difícil dizer o que o mundo da moda espera de uma modelo atualmente. "Tudo depende do público alvo, do trabalho que o cliente quer fechar. Mas o básico é que os modelos sejam ´ótimos de beleza´", explica a auxiliar. Já Julian Casablancas, agente de modelos e ex-dono da Elite, garante que o universo fashion pede por "modelos saudáveis, mas com look elegante". "Não quero satisfazer três ou quatro designers que querem modelos esquisitas e esqueléticas. Quero modelos que agradem ao grande público e ao especializado também", explica Casablancas, responsável por lançar modelos bem-sucedidas como Heidi Klum e Gisele Bündchen.

Jéssica Coelho, 20, é modelo desde os 15 anos e também acredita que, para ser uma modelo de ponta, é preciso muito mais do que um rosto bonito e um corpo magro. "Para mim, uma modelo tem que ser alta, magra, bonita. Mas não pode ser uma beleza normal, tem que ser diferente, intrigante. E tem que ter muita cabeça também, porque é um mundo cheio de coisas feias", diz.

Ser modelo não é nada fácil
O glamour da vida de modelo seduz muitos adolescentes, que investem tudo que podem até realizar o sonho profissional. No entanto, depois que conseguem ingressar no mundo fashion, os futuros modelos ainda precisam batalhar muito. "Eles ainda passam por um processo de avaliação, além de não serem muito bem recebidos pelo mercado. Esse processo leva de um a dois anos e muitos não continuam", conta Juliana.

Jéssica garante que se manter na área realmente não é nada fácil. "O maior terror é a entrevista com o cliente, porque nesse momento você não mostra só sua beleza, mas também o seu caráter", diz. A modelo se divide entre o Brasil e a Itália, onde mora com a família, e conta que a maioria dos desfiles, feiras e fotos que fez foi no país europeu. Segundo ela, uma das maiores dificuldades do trabalho é a concorrência. "Aqui tem muita mulher bonita!", diz.

Foto:Arquivo Pessoal
Jéssica é modelo desde os 15 anos

E enquanto alguns fazem de tudo para serem descobertos por agentes e olheiros, outros são encontrados por acaso, durante um passeio com o cachorro no quarteirão de casa. Independente da forma como entram para a moda, os profissionais do universo fashion não têm folga. A vida de modelo não é só luxo e badalação: ela é muito mais dura do que parece.

O prestígio de uma modelo bem-sucedida é grande, mas as privações também não ficam atrás. Para manter as medidas perfeitas - 1,75 m de altura, 62 cm de cintura, 84 cm de busto, 89 cm de quadril e manequim 38* -, é preciso muita ralação. "Uma das maiores restrições da vida de uma modelo seria a alimentação. Além disso, elas não podem fazer tudo que uma pessoa ´comum´ faz. Ela sempre tem que aparentar ser uma pessoa saudável, com ótimo humor e inteligente. Ela tem que servir de exemplo", explica a auxiliar de booker fashion.

Jéssica não se considera uma top model, mas mesmo assim, precisa manter o corpo em dia. "Eu sempre mantive meu peso, mas nunca fui rígida comigo mesma. A pressão existe e é você quem tem que saber se corrigir e se alimentar bem para manter tudo em cima", diz a modelo.

*As medidas para os modelos masculinos são 1,88 m de altura, 97 cm de tórax e manequim 40

Colaborou:
Juliana Monteiro
Auxiliar de booker fashion da Agência Elite Models

Atualizado em 6 Set 2011.