Guia da Semana

Inversão de papéis

Homens enfrentam o preconceito, desenvolvem habilidades maternais e assumem a responsabilidade de criarem seus filhos longe das mulheres

Foto: sxc.hu


"Homens não sabem cuidar de crianças", ledo engano. É crescente o número de pais que ganham a guarda de seus filhos na justiça. E cada vez mais filhos decidem sair da casa de suas mães para viver com os pais.

De acordo com a última pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 2003, de 4855 processos de separação, 6% dos homens ganharam a causa. Outro estudo, também do IBGE, revelou que em 10 anos o número dos que assumiram a paternidade total teve um aumento de 258 para 299. Apesar de parecer pouco significativo, esses episódios têm sido bastante comuns na sociedade.

O engenheiro Milton Figueiredo (46) faz parte de um desses casos. Sobreviveu ao inevitável fato de ter que cuidar de Ariane (9). Quando a pequena tinha dois anos, ele se separou de sua mãe e a criança ficou com ela. Receoso com a decisão da ex-mulher, eles chegaram a um acordo já que ela não tinha condições de criar a menina. Mesmo assim, para garantir, Milton lutou pela guarda da filha e ganhou! Foi aí que o coração deu uma disparada "Nunca imaginei que eu fosse ser um pai solteiro, sempre entendi que filho deve ficar com a mãe, e no entanto, minha vida hoje, gira em torno dela." Há sete anos que a criança vive com ele.

Os dois estudando em casa
Foto: divulgação
Depois de dar uma boa suspirada, Milton disse que achava ser mais difícil. Para ele, é uma mistura de sensações boas viver com a companheira Ariane. Ele lembra quando teve que vesti-la pela primeira vez, para um almoço na casa da avó: "Demorei exatamente cinco horas para arrumar a Ari, eu tirava a roupa, punha outra, trocava a mamadeira, mudava a malinha, penteava o cabelo... Com o passar do tempo, essas horas foram diminuindo para quatro, três, duas e assim eu fui aprendendo." A missão durante todos esses anos foi fazer a menina sofrer o menos possível; ela não gostava de visitar a mãe porque as duas sempre brigavam. Hoje, elas se vêem a cada 12 dias e o pai morre de saudades quando a mocinha passa o fim de semana fora. "Quando ela era menor, entravava no carro e depois de dez minutos me ligava".

E se alguém pensa que Ari é uma das crianças "esquisitinhas" do colégio, que nada! Nas reuniões de pais, Milton é um dos que mais recebe elogios. As professoras falam que ela é querida, inteligente, meiga, líder e que todo mundo gosta de estar ao seu lado. Só ele sabe o esforço que é trabalhar, dar almoço, colocar para dormir e não esquecer de levar pedrinhas e terras para a aula de arte da menina.

Ariane em seu aniversário de 8 anos
Foto: divulgação


A psicóloga infantil e terapeuta familiar Suzy Camacho afirma que não tem problema nenhum uma criança ser criada pelo pai: "O amor paterno, quando disponível, dá coragem , brinca, por causa da natureza dos homens, ele passa adrenalina, aventura e isso permite a coragem e o enfrentamento das dificuldades. As mães, geralmente costumam ser protetoras demais, controladoras e às vezes até chamadas de chatas."

Na história do psiquiatra Catulo Cezar Magalhães, os dois filhos do primeiro casamento optaram por morar com ele quando um tinha 10 anos e o outro quase 17. Eles sentiam saudades da presença do pai. E meninos sofrem muito quando não se tem uma referência masculina por perto. Agora, seu filho de 14 anos do segundo casamento está morando com ele em Santos. Mas, o que será que tem esse pai de tão legal que todos os filhos querem viver com ele? " Sempre tive uma relação muito boa com meu pai, e gosto de conversar, sair com eles... Fui daqueles pais que ajudava a trocar a fralda, cuidava deles quando estavam doentes, então acho que por isso alimentei essa vontade de ficar ao meu lado", explica Catulo.

São casos e casos de homens que hoje cuidam de seus filhos, ou porque perderam a mulher ou porque querem, ou até por escolha dos pequenos. Esse hábito vai provocar ainda mais mudanças na sociedade, permitirá a aceitação de outros padrões na educação e que sejam levadas em consideração as virtudes dessa nova condição!

Atualizado em 1 Dez 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Dia das Crianças no Rio de Janeiro 2016

Confira as opções de diversão na Cidade Maravilhosa para a data

Mais de 15 passeios em SP para curtir com crianças neste fim de semana

Opções de teatro, musicais e passeios gratuitos para ir em família e se divertir junto com os pequenos!

Beatles para crianças: 4 motivos para assistir à série Beat Bugs com seu filho

Primeira temporada da série infantil já está em cartaz na Netflix

Raposo Shopping oferece oficina gratuita para crianças que gostam de cozinhar

Atividade ensina aos pequenos receitas do programa "Tem Criança na Cozinha", do canal Gloob

4 motivos para levar as crianças para assistir ao espetáculo "Galinha Pintadinha em ovo de novo"

Peça fica em cartaz até dia 28 de agosto, no Teatro Net

Rede de cinemas oferece ingressos gratuitos para pais acompanhados dos filhos

Pais que forem ao cinema com os filhos no Dia dos Pais não pagam o ingresso nos cinemas Playarte