Guia da Semana

Lave-me, por favor!

A higienização dos bichinhos de pelúcia garante maior durabilidade do produto e evita o acúmulo de ácaros que podem causar alergias



Sabe aquele bichinho de pelúcia que você ganhou no Dia dos Namorados quando ainda nem era casada com o seu marido? E aquele coelhinho que o seu filho insiste em levar pra cima e pra baixo, que ninguém mais se lembra da cor original? Pois são nessas horas que bate o desespero e o bichinho vai parar direto na lavanderia, fazendo companhia ao montante de roupas na máquina de lavar. Ao final da lavagem, o susto: o brinquedo está irreconhecível, perdeu boa parte dos pelinhos e apresenta uma aparência assustadora.

Com o desejo de conservá-los por muitos anos, algumas loucuras são cometidas. "Quando eu vejo que ele está muito sujo costumo lavá-lo na máquina, por ser mais fácil e rápido. Só não o mergulho na água porque tenho medo que ele se desmanche", diverte-se a radialista Lígia Nogueira, que adora cuidar dos ursinhos que ganhou de presente ainda na infância.

Provavelmente, muitas pessoas realizam esse mesmo tipo de procedimento para higienizar as suas pelúcias, sem seguir as instruções do fabricante. "Se elas forem higienizadas corretamente, sem dúvida terão longa durabilidade. Algumas pessoas, por exemplo, usam a máquina de lavar roupas ou utensílios domésticos para tirar a sujeira. Estes procedimentos não são os mais recomendados, pois podem causar deformação ou manchas no produto", afirma a gerente de Marketing da empresa de brinquedos Buba, Evelyn Minami.



A correta higienização traz outros benefícios, principalmente a prevenção das alergias. "Uma outra alternativa são as lavanderias especializadas. Geralmente, elas usam detergentes especiais que garantem uma perfeita higienização. Os produtos são secos em estufas com temperatura controlada e são entregues embalados e protegidos para o cliente, garantindo assim a felicidade das crianças e a saúde dos amiguinhos de pelúcia", conclui Evelyn.

Lavagem caseira:

*Lave pelúcias a mão e com um detergente para roupas bem suave e água morna. Enxague e lave várias vezes até que a água fique limpa. Aperte com uma toalha para remover o excesso de água;

*Seque com um secador de cabelo, tomando o cuidado de não queimar o pelo. Deixe-o em local aberto de um dia para o outro para garantir que esteja completamente seco;

*Remova os nós do pelo do urso, depois de seco. Desfaça-os com um palito de dente, tomando o cuidado de não remover o pelo.

Fotos: Getty Images.

Atualizado em 1 Dez 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Dia das Crianças no Rio de Janeiro 2016

Confira as opções de diversão na Cidade Maravilhosa para a data

Mais de 15 passeios em SP para curtir com crianças neste fim de semana

Opções de teatro, musicais e passeios gratuitos para ir em família e se divertir junto com os pequenos!

Beatles para crianças: 4 motivos para assistir à série Beat Bugs com seu filho

Primeira temporada da série infantil já está em cartaz na Netflix

Raposo Shopping oferece oficina gratuita para crianças que gostam de cozinhar

Atividade ensina aos pequenos receitas do programa "Tem Criança na Cozinha", do canal Gloob

4 motivos para levar as crianças para assistir ao espetáculo "Galinha Pintadinha em ovo de novo"

Peça fica em cartaz até dia 28 de agosto, no Teatro Net

Rede de cinemas oferece ingressos gratuitos para pais acompanhados dos filhos

Pais que forem ao cinema com os filhos no Dia dos Pais não pagam o ingresso nos cinemas Playarte