Guia da Semana

Foto: Getty Images

A movimentação dos planetas influencia os signos de modos diferentes, de acordo com sua dignidade

Você já ouviu dizer que seu signo possui dignidade? Não? Mas pode acreditar que todo o signo apresenta um mecanismo chamado dignidade, que funciona de acordo com a interação com seu planeta regente. Aliás, você sabe como o planeta que governa o seu signo influencia sua personalidade? E em qual decanato você se encontra perante o seu signo? Ficou assustado com muitos termos específicos e acha que não sabe mais entender o seu horóscopo? Tranquilize-se!

O Guia da Semana trouxe as respostas para essas perguntas, na segunda - e última - matéria sobre os conceitos gerais de astrologia. Na reportagem anterior, você aprendeu os significados do zodíaco, dos signos solares e dos ascendentes. Agora, vai conferir as explicações do astrólogo João Bidú e do esotérico Daniel Atalla para a dignidade do signo, as influências dos planetas, o uso do Sol e da Lua como planetas pela astrologia e a divisão dos signos em decanatos.

Planetas

Na astrologia, os planetas agem como mensageiros capazes de canalizar a energia das constelações e fazer com que ela chegue mais fácil à Terra. Quando não há nenhum planeta fazendo intermédio entre a Terra e a constelação, em um determinado momento, a última não representa nenhuma interferência psíquica nas pessoas.

"Se o planeta está sobre determinado signo, a luz desse signo chega até nós. O planeta sempre vai imprimir a sua característica nessa luz. No entanto, cada um deles, por sua vez, irá reger características diferentes", informa Daniel Atalla. Na primeira parte do guia de astrologia, você descobriu qual é o planeta que rege seu signo; agora, descubra quais características o astro representa.

Sol: vida, amor, verdade, justiça, figura masculina
Lua: família, nutrição, afeto, intimidade, romance, lado maternal e companheiro
Vênus: beleza, harmonia, prazer, alegria
Marte: coragem, instinto de conservação
Mercúrio: rapidez, curiosidade, aprendizado, comunicação, negócios
Júpiter: nobreza da alma elevada, sabedoria, maturidade, correção, felicidade plena
Saturno: o correto e duradouro, tempo e responsabilidade
Urano: inovação, liberdade, igualdade
Netuno: sensibilidade, reverência, sutilidade
Plutão: o que está latente, potencial profundo, poder superior e onipotente

Foto: Getty Images

No círculo zodiacal, o Sol e a Lua ficam ao centro dos 12 signos

Sol e Lua

Você deve ter prestado atenção que, no rol dos planetas, há dois forasteiros que não se incluem no grupo desses astros do sistema solar como aprendemos na escola. De acordo com Atalla, a Lua e o Sol, na astronomia, representam um Satélite e uma Estrela. Já na astrologia, são considerados planetas por serem 'vórtices energéticos', que funcionam como janelas de passagem de luz, capazes de influenciar inteiramente o estudo astrológico das pessoas. "Na verdade, chamá-los de planetas apenas simplifica a nomenclatura", define.

Fora seu posicionamento como planeta, a Lua influencia o zodíaco de acordo com a fase em que se encontra. "Dessa forma, a Lua apresenta interferências relacionadas à fertilidade, às emoções, aos negócios, à saúde, aos relacionamentos, ao sono e até à própria casa das pessoas", pontua o esotérico.

É importante saber outro detalhe sobre os planetas que também interferem no horóscopo das pessoas: as angulações. Daniel Atalla revela que o ângulo feito pelos planetas entre si, juntamente com os pontos do zodíaco, é o que chamamos de aspecto.

Os aspectos podem apresentar influências positivas ou negativas, e isso depende de quais planetas estão envolvidos, bem como de suas características. Eles se dividem em Conjunção, Sextil, Quadratura, Trígono e Oposição, e são determinados de acordo com o grau de angulação, sendo que são considerados os 360º do círculo zodiacal.

Decanato

"São as subdivisões do Zodíaco. Cada decanato corresponde a dez graus na casa astral e cada grau representa um dia no período do signo. No total, são dez dias em um decanato e 36 decanatos no círculo zodiacal", explica João Bidú.

Como um signo representa 30 graus na circunferência zodiacal, a cada dez há a mudança do planeta que rege aquele signo - por isso, todo signo possui três decanatos. Na prática, o decanato revela a influência de um segundo astro na personalidade da pessoa.

O esotérico Daniel Atalla reforça que não há um significado especifico em estar no primeiro, segundo ou terceiro decanto do seu signo. É a descoberta do planeta regente daquele decanto é que vai indicar as interferências. Veja no quadro abaixo qual é o planeta que rege o seu decanato do signo e confira quais as influências que esse astro pode lhe trazer, no tópico acima sobre planetas.

Signo Regência Planeta
Áries 1º Decanato
2º Decanato
3º Decanato
Marte
Sol
Júpiter/ Fogo
Touro 1º Decanato
2º Decanato
3º Decanato
Vênus
Mercúrio/Terra
Saturno

Gêmeos
1º Decanato
2º Decanato
3º Decanato
Mercúrio
Vênus/Ar
Saturno e Urano
Câncer 1º Decanato
2º Decanato
3º Decanato
Lua
Marte - Plutão/Água
Netuno
Leão 1º Decanato
2º Decanato
3º Decanato
Sol
Júpiter/Fogo
Marte
Virgem 1º Decanato
2º Decanato
3º Decanato
Mercúrio/Terra
Saturno
Vênus
Libra 1º Decanato
2º Decanato
3º Decanato
Vênus
Saturno - Urano/Ar
Mercúrio
Escorpião 1º Decanato
2º Decanato
3º Decanato
Marte - Plutão
Júpiter - Netuno/Água
Lua
Sagitário 1º Decanato
2º Decanato
3º Decanato
Júpiter
Marte
Sol
Capricórnio 1º Decanato
2º Decanato
3º Decanato
Saturno
Vênus
Mercúrio/Terra
Aquário 1º Decanato
2º Decanato
3º Decanato
Saturno/Urano
Mercúrio
Vênus
Peixes 1º Decanato
2º Decanato
3º Decanato
Júpiter/Netuno
Lua
Marte/Plutão

Dignidade

"É a interação entre o planeta e um determinado signo", define João Bidú. Ele completa que, quando o astro passa pelo signo que rege, sua energia dobra, como Marte em Áries, por exemplo. Neste signo, o planeta fica à vontade e, quando está domiciliado - ou em sua própria casa -, expressa todo seu poder.

Foto: Getty Images

A distribuição da luz e da energia dos planetas influencia diretamente a personalidade das pessoas

Os planetas estão sempre em movimento, girando na roda zodiacal, e, quando cada um chega em seu signo oposto, ele perde vigor. Quando em queda, sua força fica consideravelmente diminuída. Ao estar em exaltação, ele fica em uma posição privilegiada e tem condições de manifestar sua força.

"Na exaltação, o planeta é como um rei que governa, mas não é dono de sua agenda. A quem se deve honrar, porém, não é livre o bastante para dispor das condições de domicílio", explica Daniel Atalla. O esotérico acrescenta que não é uma prerrogativa os 12 signos do zodíaco apresentarem as quatro situações.

Signo Domicílio/
Regência
Exaltação
Queda Exílio/
Detrimento
Áries Marte
Sol
Saturno Vênus
Touro
Vênus
Lua Marte
Gêmeos
Mercúrio Cabeça Dragão Júpiter
Câncer Lua
Júpiter
Saturno
Leão
Sol
Saturno
Virgem Mercúrio Mercúrio Vênus
Júpiter
Libra Vênus
Saturno
Sol
Marte
Escorpião Marte
Lua Vênus
Sagitário Júpiter
Cauda Dragão Mercúrio
Capricórnio Saturno Marte Júpiter Lua
Aquário Saturno Sol
Peixes
Júpiter
Vênus Mercúrio Mercúrio



Atualizado em 11 Fev 2014.