Guia da Semana

Mamma mia!

A plataforma Wii aposta na releitura do clássico Mario Bros para conquistar seu público. Veja quais são os segredos de sucesso da série do encanador italiano, criado há 29 anos

Quem nunca armou uma disputa com os amigos para testar quem passava mais fases do Mario sem morrer? Ou ficou com calos nos dedos e olheiras por varar a noite motivados por finalizar aquela fase difícil? Depois de quase três décadas desde a sua primeira aparição, o famoso bigodudo continua atraindo muitos fãs e aficionados em busca de aventuras para salvar a princesa Cogumelo. Dessa vez a Nintendo aposta nos gráficos 2D e dispõe para o console Wii o New Super Mario Bros. O resultado é um sucesso de vendas e a certeza de um personagem atravessa o tempo sem perder o carisma.

Evolução

O pequeno encanador apareceu no início dos anos 80, após a Nintendo passar por uma frustrada tentativa de fazer um game baseado no desenho Popeye. Shigeru Miyamoto foi contratado e projetou o jogo baseado em suas ideias. O resultado foi Donkey Kong, em que o personagem Jumpman tentava salvar a sua namorada Pauline do gorila Kong. Devido a grande semelhança com Mario Segalli, um funcionário italiano do escritório da Nintendo em Nova York, Jumpman mudou de nome, teve seu bigode aumentado, ganhou mobilidade e estreou a série própria ( Mario Bros) ao lado de seu irmão Luigi, resgatando a Princesa Peach.

Essa versão se tornou uma das mais vendidas da história, fazendo com que mais de 40 milhões de exemplares esgotassem rapidamente das prateleiras em todo o mundo. Cada série que surgia detalhava mais o personagem até chegar a versão de 96, que inovava por torná-lo tridimensional para o Nintendo 64. Símbolo de prosperidade da empresa, a série esteve em todos os consoles da marca, aparecendo em mais de 200 jogos, com lucros acima de 210 milhões de cópias vendidas. A última versão, lançada no final de 2009, só reforça essa teoria.


Em Mario 64, a Nintendo inovou com os gráficos 3D

Para o editor de Jogos do Uol, Théo Azevedo, a Nintendo soube conduzir com mão de ferro a marca, renovando-a com títulos que exploram outros gêneros, fazendo o personagem passar por diversos esportes, como futebol, kart, tênis, beisebol, entre outros. "Para ver a situação com clareza, basta enxergar a situação do ex-rival Sonic, da Sega, que não foi tão feliz em conduzir seu mascote com o passar dos anos. A Nintendo pode ter cometido erros e acertos, mas nunca descuidou da qualidade", realça Azevedo.

Ao longo dos seus inúmeros jogos da série, Mario exerceu diversas profissões. Conheça algumas delas:

 - Antes mesmo de ser encanador, o personagem originalmente era jardineiro (Donkey Kong);

 - Em Wrecking Crew, ele encarnava o papel de bombeiro e teve que destruir paredes, escadas e bombas;

 - Passou pela medicina em Dr. Mario, destruindo vírus dentro de potes com as suas megavitaminas;

 - Com a ajuda de uma máquina, Mario deveria exercitar seus dotes culinários, organizando biscoitos e combinando os do mesmo tipo, em Yoshi's Cookie;

 - O encanador e seus amigos dançavam música urbana, para ganhar itens e jogadas especiais, em Dance Dance Revolution : Mario Mix.

 - Além disso, praticou inúmeras modalidades de esporte, como futebol (Super Mario Strikers), basquete (NBA Street V3, Mario Hoops 3-on-3), tênis (Mario Tennis) e luta (Super Smash Bros).


Releitura 

A empresa volta atrás no tempo e coloca no mercado o Novo Super Mario Bros, para Wii. Os gráficos são tridimensionais enquanto a mecânica 2D, onde Mario e seus amigos atravessam níveis de plataformas e moedas. Entre as inovações, há o uso ocasional do movimento do Wiimote e elementos novos, como a flor do gelo. Há a inclusão de roupas inéditas, como a de pinguim, que possibilita escorregar no gelo, e um capacete munido de hélice, habilitando grandes pulos no ar e descer planando suavemente.

Mantendo o espírito da série e com o modo multiplayer, Mario, Luigi e dois Toads podem dividir o espaço na tela, cooperando para atravessar fases e competindo para ver quem consegue atingir o maior número de pontos cada um. A única limitação parece ficar por conta do usuário não poder usar o modo on line. O público do mundo inteiro aderiu ao remake e, segundo apuração da NPD Group,  - empresa referência na apuração de vendas de jogos e consoles nos EUA - o jogo vendeu 2,82 milhões de cópias só em dezembro, liderando as vendas norte-americanas.

"A maior novidade do New Super Mario Bros é o suporte para até quatro jogadores simultâneos. Não que seja uma revolução, mas quando se trata de Mario, quem precisa de uma? A Nintendo especializou-se em vender a mesma ideia ao longo dos anos e isso deu certo", aponta Azevedo. Mantendo o espírito original e com algumas inovações, a série apresenta uma experiência única, sem destruir um clássico.


Atualizado em 1 Dez 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Dia das Crianças no Rio de Janeiro 2016

Confira as opções de diversão na Cidade Maravilhosa para a data

Mais de 15 passeios em SP para curtir com crianças neste fim de semana

Opções de teatro, musicais e passeios gratuitos para ir em família e se divertir junto com os pequenos!

Beatles para crianças: 4 motivos para assistir à série Beat Bugs com seu filho

Primeira temporada da série infantil já está em cartaz na Netflix

Raposo Shopping oferece oficina gratuita para crianças que gostam de cozinhar

Atividade ensina aos pequenos receitas do programa "Tem Criança na Cozinha", do canal Gloob

4 motivos para levar as crianças para assistir ao espetáculo "Galinha Pintadinha em ovo de novo"

Peça fica em cartaz até dia 28 de agosto, no Teatro Net

Rede de cinemas oferece ingressos gratuitos para pais acompanhados dos filhos

Pais que forem ao cinema com os filhos no Dia dos Pais não pagam o ingresso nos cinemas Playarte