Guia da Semana

Foto: Reprodução/JustJared

Agora que o inverno já acabou, está na hora de aposentar algumas peças e tirar outras do armário. Além dos shorts, blusas de alcinha e sandálias, os vestidos soltos e compridos - também conhecido como maxidresses - são ótimas apostas para driblar as altas temperaturas sem esquecer do estilo. "Como os maxidresses são feitos de tecidos fluidos e molengos, eles sempre aparecem no verão. E é o certo, pois ficaria muitíssimo deselegante se acompanhados por botas ou casacos", explica a consultora de moda, imagem e estilo Bia Kawasaki.

Prova de que o maxidress é realmente uma forte tendência para o próximo verão é que celebridades como as atrizes Hilary Duff e Hayden Panettiere e a top model Heidi Montag investem nele sempre que podem. Já Angelina Jolie, Gwen Stefani usaram e abusaram dos maxidresses durante a gravidez, assim como Ashlee Simpson que ainda disfarça o barrigão com a ajuda dos vestidos do momento.

Quem pode ou não usar?
Todas as mulheres podem usar os maxidresses, mas é fato que ele vai cair melhor em alguns tipos de corpo. Nesse caso, as mais altas tem o perfil ideal para apostar no vestidão e não errar. "O maxidress fica muito melhor em mulheres mais altas, pois valoriza as pernas longas e disfarçam os troncos curtos", aconselha Bia.

No entanto, as mais baixas não precisam desanimar e também podem investir nos máxis. Basta prestar atenção em pequenos detalhes. "Opte por vestidos sem volume e de preferência sem estampas ou excessos como babados, rendas, golas enormes etc. para que sua silhueta não seja ´cortada´", explica a consultora. Quem realmente deve evitar os maxidresses são as gordinhas. Segundo Bia, quem está acima do peso "parecerá grávida" se apostar no modelito.

Com o que (não) usar?
Quando se veste um maxidress, o look está praticamente completo. Mesmo assim, existem alguns detalhes que podem deixar o visual ainda mais cheio de estilo e o sapato é um deles. De acordo com a consultora, não há nada melhor do que combinar vestidos longos com rasteiras ou flats. "Os tecidos dos maxidresses são geralmente esportivos tais como a malha, o algodão e a musseline sintética, e não combinam com salto", explica.

Além dos sapatos, outro detalhe que também merece uma atenção especial são os acessórios. Dependendo do estilo do vestido, os cintos são muito bem-vindos para compor o visual. "É bom escolher os cintos mais leves, os de elástico, por exemplo, ou então modelos de tecido, como as faixas com elastano. Estas opções valorizarão as cinturas finas e deixarão o visual muito mais feminino", alerta Bia.

Agora, uma dica importante e imprescindível para que seu "visual maxidress" fique perfeito: preste atenção no comprimento do vestido. O correto é que ele fique um centímetro abaixo do maléolo - aquele ossinho do tornozelo. "Nunca arrastando no chão", conclui a consultora.

Foto da capa: Reprodução/JustJared

Colaborou:
Bia Kawasaki
Consultora de moda, imagem e estilo
Telefone: (11) 9652-6048

Atualizado em 6 Set 2011.