Guia da Semana

Foto: Getty Images


Muitos pais aproveitam o meio do ano para mudar os filhos de escola. Seja por motivos de força maior, como uma mudança de cidade, ou para tentar melhorar as notas, é importante tomar cuidado com algumas questões antes de escolher a nova instituição de ensino.


Quando o aluno vai mal na escola, os pais precisam ser capazes de identificar quem é o responsável. Alguns acham que o filho é preguiçoso e não gosta de estudar, quando a verdadeira questão é o perfil da criança. Há diferentes métodos de ensino disponíveis, que são apenas ferramentas do professor para transmitir conhecimento. Os pais devem conhecer bem tanto seus próprios filhos quanto a escola em que planejam matriculá-los para tomar a decisão e proporcionar-lhes a melhor oportunidade de aprendizado.

A vontade de fornecer o melhor, contudo, não pode exigir sacrifícios maiores do que os pais podem fazer. Não é aconselhável, por exemplo, matricular o filho em uma escola cuja mensalidade não cabe no orçamento familiar. Além de gerar dívidas, inserir o filho em um ambiente diferente de sua realidade prejudica o aprendizado e as interações sociais com os colegas.

Trocar de escola é inevitável quando a família vai a uma nova cidade. Entretanto, pode ser interessante procurar uma nova escola quando a mudança é para um bairro muito distante. Se a escola é longe de casa, a criança precisa acordar muito cedo e perde muito tempo no transporte. Ela chega cansada à sala de aula e não consegue absorver plenamente o que lhe é ensinado, trazendo problemas em sua evolução que poderiam ser evitados.

Conhecer bem tanto o próprio filho quanto a escola é a chave para uma boa escolha. É importante ter em mente que não existe um método ideal, e uma criança que apresenta bom desempenho em determinado colégio pode não ir tão bem em outro. Não é porque um dos filhos gosta de determinada escola que todos os seus irmãos precisam estudar lá.


Decidir a escola dos filhos é difícil e exige dedicação por parte dos pais. É essencial que eles visitem a escola, conheçam os professores e sintam-se à vontade com os valores que serão transmitidos na educação dos filhos. Afinal, é o futuro deles que está em jogo.


Quem é a colunista: Pedagoga e atua há muitos anos na educação.

O que faz: Lê muito e frequenta espaços culturais.

Pecado gastronômico: Massas.

Melhor lugar do mundo: "Onde estou com os amigos".

O que está ouvindo no carro, iPod, mp3: Boa música.

Fale com ela: [email protected]



Atualizado em 11 Fev 2014.