Guia da Semana

Neto de peixe, peixinho é!

Com apenas seis anos de idade, Matheus de Souza Barra Teixeira, neto de Cecília Meireles, entrou para o livro dos recordes como o escritor mais jovem do mundo

Por Andréia Meneguete



Imagine entrar para o Guinness Book, livro dos recordes, aos seis anos de idade como o mais jovem escritor editado do mundo? Este fato aconteceu com o pequeno Matheus de Souza Barra Teixeira, que, sem alguma pretensão, viu seu nome espalhado por todas as livrarias depois de 12 de outubro de 2003. Após ser convidado pela Global Editora para fazer parte de um projeto literário que tinha como objetivo reunir livros feitos por crianças com parentesco de escritores famosos, Matheus deu início a história que daria um sentido diferente à sua vida. E, sim, ele nada mais é do que neto da poetisa Cecília Meirelles, e filho dos agentes literários Alexandre Teixeira e Vânia Barra.

Todos familiarizados num ambiente com letras e palavras, Matheus sentiu-se à vontade para narrar o conto que deu origem ao livro A Ilha dos Dragões, dentro de uma banheira enquanto brincava e banhava-se com a sua mãe, numa típica tarde ensolarada do Rio de Janeiro. De acordo com Vânia, Matheus recusou a autorizar o boneco do livro, que lhe renderia dois anos depois um espaço no livro dos recordes, por ter tido uma frase alterada por causa da grafia e gramática. "Por causa desta resistência do Matheus, o livro ficou engavetado por um ano. Era preciso que ele aprovasse a versão final que seria publicada", afirma a mãe.

Refém da própria memória, que o fez esquecer a tal frase mudada pela editora, o pequeno carioca enfim permitiu a publicação do livro após 12 meses da criação e, consequentemente, veio o sucesso. Matheus divide o mesmo espaço no Guinnness Book 2007com a escritora do consagrado livro Harry Potter, J.K Rowling, que tem como recorde a maior venda de obra literária infantil.

Hoje, com 9 anos, o jovem escritor cursaa 3ª série do Ensino Fundamental, continua criando histórias, fazendo livros e lendo obras desconhecidas por crianças da sua idade. No quarto do apartamento onde mora na Barra da Tijuca, o escritor mirim tem uma estante com cerca de 200 livros. E como se não bastasse, adora ir à livraria e navegar na internet nos tempos livres. "Adoro entrar no google [site de busca] e achar fotos de dinossauros e planetas", enfatiza descontraído Matheus.

Curiosidades sobre o escritor mirim

Comida predileta: estrogonofe de frango ou carne.
Sobremesa: torta alemã.
Cor: vermelho.
Desenho: todos do canal fechado.
Lugar para passear no RJ: Copacabana ou Botafofo.
Melhor viagem: México.
Animais de estimação: duas iguanas, uma calopsita, um pastor alemão e um gato siamês.


Atualizado em 6 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Dia das Crianças no Rio de Janeiro 2016

Confira as opções de diversão na Cidade Maravilhosa para a data

Mais de 15 passeios em SP para curtir com crianças neste fim de semana

Opções de teatro, musicais e passeios gratuitos para ir em família e se divertir junto com os pequenos!

Beatles para crianças: 4 motivos para assistir à série Beat Bugs com seu filho

Primeira temporada da série infantil já está em cartaz na Netflix

Raposo Shopping oferece oficina gratuita para crianças que gostam de cozinhar

Atividade ensina aos pequenos receitas do programa "Tem Criança na Cozinha", do canal Gloob

4 motivos para levar as crianças para assistir ao espetáculo "Galinha Pintadinha em ovo de novo"

Peça fica em cartaz até dia 28 de agosto, no Teatro Net

Rede de cinemas oferece ingressos gratuitos para pais acompanhados dos filhos

Pais que forem ao cinema com os filhos no Dia dos Pais não pagam o ingresso nos cinemas Playarte