Guia da Semana

Por Andréia Meneguete



Imagine entrar para o Guinness Book, livro dos recordes, aos seis anos de idade como o mais jovem escritor editado do mundo? Este fato aconteceu com o pequeno Matheus de Souza Barra Teixeira, que, sem alguma pretensão, viu seu nome espalhado por todas as livrarias depois de 12 de outubro de 2003. Após ser convidado pela Global Editora para fazer parte de um projeto literário que tinha como objetivo reunir livros feitos por crianças com parentesco de escritores famosos, Matheus deu início a história que daria um sentido diferente à sua vida. E, sim, ele nada mais é do que neto da poetisa Cecília Meirelles, e filho dos agentes literários Alexandre Teixeira e Vânia Barra.

Todos familiarizados num ambiente com letras e palavras, Matheus sentiu-se à vontade para narrar o conto que deu origem ao livro A Ilha dos Dragões, dentro de uma banheira enquanto brincava e banhava-se com a sua mãe, numa típica tarde ensolarada do Rio de Janeiro. De acordo com Vânia, Matheus recusou a autorizar o boneco do livro, que lhe renderia dois anos depois um espaço no livro dos recordes, por ter tido uma frase alterada por causa da grafia e gramática. "Por causa desta resistência do Matheus, o livro ficou engavetado por um ano. Era preciso que ele aprovasse a versão final que seria publicada", afirma a mãe.

Refém da própria memória, que o fez esquecer a tal frase mudada pela editora, o pequeno carioca enfim permitiu a publicação do livro após 12 meses da criação e, consequentemente, veio o sucesso. Matheus divide o mesmo espaço no Guinnness Book 2007com a escritora do consagrado livro Harry Potter, J.K Rowling, que tem como recorde a maior venda de obra literária infantil.

Hoje, com 9 anos, o jovem escritor cursaa 3ª série do Ensino Fundamental, continua criando histórias, fazendo livros e lendo obras desconhecidas por crianças da sua idade. No quarto do apartamento onde mora na Barra da Tijuca, o escritor mirim tem uma estante com cerca de 200 livros. E como se não bastasse, adora ir à livraria e navegar na internet nos tempos livres. "Adoro entrar no google [site de busca] e achar fotos de dinossauros e planetas", enfatiza descontraído Matheus.

Curiosidades sobre o escritor mirim

Comida predileta: estrogonofe de frango ou carne.
Sobremesa: torta alemã.
Cor: vermelho.
Desenho: todos do canal fechado.
Lugar para passear no RJ: Copacabana ou Botafofo.
Melhor viagem: México.
Animais de estimação: duas iguanas, uma calopsita, um pastor alemão e um gato siamês.


Atualizado em 6 Set 2011.