Guia da Semana

O momento tão esperado chegou!

Ajudando e participando do processo de adaptação

Foto: Getty Images

Começou o ano novo. Logo começarão as aulas. Após visitas e pesquisas para escolher a melhor escola para seu filho, chega o dia tão esperado, o início de uma nova fase, hora de ampliar os horizontes, brincar, aprender e fazer novos amigos.

Os primeiros dias na escola podem gerar ansiedade e expectativa para os pais e crianças.

Mas com calma, diálogo e bom senso, é possível diminuir esses sentimentos.

- Antes de tudo, os pais devem estar tranquilos quanto à escolha da escola e da equipe a quem estão confiando seus pequenos. Toda a ansiedade dos adultos é transferida para a criança.

- Para crianças que ficarão na escola no sistema de período integral, é importante que se comece aos poucos, iniciando com duas horas no primeiro dia e aumentando durante a semana.

- Algumas escolas, principalmente as de Educação Infantil, promovem a participação dos pais no primeiro dia, como forma de integrar a família toda ao novo espaço e rotina. Porém, a presença dos pais deve ser apenas um apoio. A proposta de que aquele espaço é das crianças e que elas é que irão interagir com os amigos e professores deve ser bem clara para eles.

- Cuidado: é muito comum que alguns pais mais ansiosos "tomem a frente", querendo fazer o que cabe aos profissionais do colégio, o que acaba atrapalhando as atividades. Procurem se manter neutros. Entendam que a rotina na escola não será a mesma de casa, portanto, devem confiar na equipe que escolheram e em suas decisões. Caso tenham dúvidas, os pais devem conversar com os professores e direção ao final das atividades.


- É muito importante ter consciência de que a adaptação à nova escola é diferente para cada criança: enquanto algumas entram, dão "tchauzinho" para os pais e vão brincar sem a menor cerimônia, outras podem sentir um pouco mais de insegurança, querendo a presença dos adultos junto a elas e até chorando e negando-se a entrar. Esta adaptação envolve a criação de novos vínculos com as pessoas que farão parte da vida delas a partir deste momento. Vínculos, principalmente os afetivos, não se criam da noite para o dia e sim, com a convivência e conhecimento. Assim, é normal que algumas crianças demorem um pouco mais para adaptar-se. Por isso é tão importante o apoio emocional da família, em conjunto com a escola, conversando, acertando detalhes sobre a personalidade da criança, o que ela gosta e não gosta, suas manias e inseguranças.

- Nunca esquecer de mostrar à criança o lado positivo da nova fase. Se não concordar com algo sobre a rotina, não comente na frente dela, deixe para conversar com a direção e professores.


- Procure participar sempre da vida escolar de seu filho. Converse e demonstre interesse sobre a escola. Mas cuidado, evite interrogatórios, que podem gerar um desgaste sobre o assunto. Converse com naturalidade, conte suas experiências quando ia à escola e espere que seu filho fale. Se ele não quiser falar, respeite!

- Para as famílias que mantém uma pessoa de confiança para deixar e buscar a criança na escola, uma última dica: procure, pelo menos uma vez a cada dez dias, levar ou buscar seu filho, pois este é um momento importante de participação, quando poderá conversar com os professores, entrar na escola, ver os trabalhinhos expostos e fazer comentários e conhecer os amiguinhos.

Quem é a colunista: Cláudia Fernanda Venelli Razuk.

O que faz: Pedagoga e coordenadora do colégio Itatiaia.

Pecado gastronômico: Se é pecado, melhor não comer! Saborear o que eu gosto com prazer e sem culpa, é essencial.

Melhor lugar do Mundo: Minha casa, com meu marido e filhos e em qualquer lugar rodeada dos verdadeiros amigos.

Fale com ela: itatiaiaed.infantil@terra.com.br

Atualizado em 6 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Dia das Crianças no Rio de Janeiro 2016

Confira as opções de diversão na Cidade Maravilhosa para a data

Mais de 15 passeios em SP para curtir com crianças neste fim de semana

Opções de teatro, musicais e passeios gratuitos para ir em família e se divertir junto com os pequenos!

Beatles para crianças: 4 motivos para assistir à série Beat Bugs com seu filho

Primeira temporada da série infantil já está em cartaz na Netflix

Raposo Shopping oferece oficina gratuita para crianças que gostam de cozinhar

Atividade ensina aos pequenos receitas do programa "Tem Criança na Cozinha", do canal Gloob

4 motivos para levar as crianças para assistir ao espetáculo "Galinha Pintadinha em ovo de novo"

Peça fica em cartaz até dia 28 de agosto, no Teatro Net

Rede de cinemas oferece ingressos gratuitos para pais acompanhados dos filhos

Pais que forem ao cinema com os filhos no Dia dos Pais não pagam o ingresso nos cinemas Playarte