Guia da Semana

O perigo mora em todo lugar

É impossível não se preocupar com a segurança dos pequenos, mas há maneiras simples de garantir uma boa e segura diversão a eles

Foto: Getty Images



Desde a primeira entrevista para consultoria familiar, percebo uma grande preocupação dos pais a respeito da segurança dos filhos. Eles me relatam que escutam histórias, assistem ao noticiário e ficam alarmados com a violência presente em nossa sociedade.

No entanto, acredito que muito do que hoje acontece se dá pela falta de cuidados, tão essenciais à segurança dos filhos. Quando a criança ingressa na escola ou quando a família contrata uma babá, certos cuidados podem contribuir para a segurança dos pimpolhos.

Ao escolher uma escola sugiro que: Verifiquem os procedimentos para a entrada e saída das crianças. Caso a escola possua um recuo para os carros ou um porteiro/segurança presente nesses momentos, ótimo! Se não, verifique se existem horários determinados para entradas e saídas das crianças e se algum funcionário da escola recebe-as, para agilizar esses períodos.

Explique ao seu filho que esse momento deve ser o mais breve possível. Combine de conversar como foi o dia dele na escola quando já estiverem dentro do carro, por exemplo. Nunca deixe o veículo aberto e com chaves na direção. Não converse no celular durante esses momentos, toda atenção é necessária.

Caso a escola não possua um cadastro de pessoas que estão autorizadas a buscar seu filho, proponha isso e combine que quando a titia for buscar o seu filhote, você ligará autorizando antes. Mesmo que a titia já esteja nesse cadastro.

Converse com a direção da escola a respeito do grupo de funcionários que lá trabalham. Tire dúvidas sobre o processo de contratação e qualificação dos mesmos.

Ao contratar uma babá, os cuidados com a segurança devem seguir o mesmo rigor: Certifique-se que os dados do currículo da babá correspondem à realidade. Peça referências de outros empregos e converse abertamente com os ex-patrões.

Combine com a babá o que ela deve e não deve fazer com seu filho. Faça uma rotina diária para ela e você se orientar. Forneça telefones de membros da família e números de emergência (pediatras, resgate, taxistas, polícia, etc.), para que ela saiba o que fazer quando necessário.

Caso a babá atenda telefones na residência, nunca deverá fornecer informações pessoais como nome de algum membro da família, celulares, horário que está em casa e endereço. Oriente que as crianças não podem atender ao telefone. Uma criança pode fornecer ingenuamente importantes informações a pessoas mal intencionadas.

Se a babá leva seu filho para passear ou para a escola, oriente para não conversar com estranhos na rua e nunca fornecer informações sobre qualquer coisa referente à criança e a família.

Durante o trajeto, a babá deverá levar somente o necessário para não portar bolsas ou carteiras. A atenção da babá é toda da criança. Não é apropriado ficar conversando com outras babás enquanto a criança brinca sozinha, por exemplo.

Pequenos hábitos e cuidados podem propiciar uma vida mais segura, sem ter que abdicar do convívio das crianças na sociedade.

Quem é a colunista: Filósofa e educadora. Criadora da empresa Babá Ideal.

O que faz: Orientação familiar e cursos personalizados para babás

Pecado Gastronômico: Panetone.

Melhor lugar do mundo: Qualquer um, ao lado da minha família!

Fale com ela: antoniele @babaideal.com.br ou acesse seu site

Atualizado em 6 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Dia das Crianças no Rio de Janeiro 2016

Confira as opções de diversão na Cidade Maravilhosa para a data

Mais de 15 passeios em SP para curtir com crianças neste fim de semana

Opções de teatro, musicais e passeios gratuitos para ir em família e se divertir junto com os pequenos!

Beatles para crianças: 4 motivos para assistir à série Beat Bugs com seu filho

Primeira temporada da série infantil já está em cartaz na Netflix

Raposo Shopping oferece oficina gratuita para crianças que gostam de cozinhar

Atividade ensina aos pequenos receitas do programa "Tem Criança na Cozinha", do canal Gloob

4 motivos para levar as crianças para assistir ao espetáculo "Galinha Pintadinha em ovo de novo"

Peça fica em cartaz até dia 28 de agosto, no Teatro Net

Rede de cinemas oferece ingressos gratuitos para pais acompanhados dos filhos

Pais que forem ao cinema com os filhos no Dia dos Pais não pagam o ingresso nos cinemas Playarte