Guia da Semana

O poder pessoal

Use o seu poder pessoal para respeitar e fazer-se respeitar perante seus pais, amigos e professores

Foto: Getty Images


Poder pessoal não quer dizer ter muito dinheiro, muitos namorados ou ser arrogante. Poder pessoal é uma maneira de ser e de agir, que demonstra segurança e traz uma força interior para atingir os seus objetivos.

Tem algumas pessoas que, desde pequenas, já tem a percepção de como usar o seu poder pessoal. Você pode estar se perguntando: Mas o que isso tem a ver com a adolescência? Na verdade, muita coisa. A adolescência é uma fase muito difícil em que não somos mais crianças mas, por outro lado, ainda não temos as responsabilidades dos adultos. Os pais cobram uma atitude de adultos, mas não nos dão toda a liberdade. Também é uma fase de muitas decisões e de fazer muitas escolhas.  Descobrir um poder dentro de nós que nos dê força só vai ajudar. Aqui vão algumas dicas:

1- Autoconhecimento: É muito importante que você tenha a real noção das suas habilidades e fraquezas. Aceite as suas fraquezas como parte de ser uma pessoa.

2- Autoestima: Aplauda à você mesmo pelas suas conquistas. Se recompense quando alguma coisa boa acontecer para você. Eu faço muito isso. Quando eu estou contente com alguma conquista, eu mesma me recompenso fazendo algo especial. Experimente e verá que a sensação é boa.

3- Responsabilidade nas escolhas: Essa dica é muito importante. Muitas vezes fazemos escolhas não muito boas, e outras vezes elas são muito boas. Temos que tomar responsabilidade pelas próprias decisões. Não quer dizer nos lamentarmos, ao contrário: quer dizer assumir o erro e tentar reparar.

4- Ação e reação: Aja sem medo da opinião alheia. As pessoas irão falar, pois toda ação tem uma reação. É a primeira lei da física. Mas ninguém vive a tua vida.
 
5- Não seja uma vítima: Evite o papel de vítima ou mártir. Essa energia não é boa e será um gasto desnecessário, que poderá tirar o foco dos seus objetivos.

6- Autenticidade: Seja autêntico na sua maneira de se comportar e de ser. Não precisa ser agressivo para ser autêntico. Basta "ficar na sua" que os outros perceberão e irão respeitar.

7- Respeito: Respeite-se para ser respeitado. As pessoas que têm respeito próprio não precisam usar da agressividade para se impor.

8- Sonhe e persista: Persista no que você quer. Quando temos objetivos e metas, começamos a traçar caminhos para alcançá-los. Comigo aconteceu assim. Eu sempre quis escrever e comecei a traçar o meu caminho. Quando vi, estou escrevendo para você.


Faça pequenas mudanças em você e, aos poucos, você irá perceber o quanto isso se refletirá na sua vida pessoal. Muitas vezes, basta uma mudança interior para que os outros mudem ao nosso redor. Não queira mudar os outros. Eles só mudarão se quiserem. 


Por experiência própria posso afirmar que, quando eu comecei a mudar alguns aspectos em mim, comecei a alcançar os meus objetivos mais facilmente e comecei a ser tratada diferente. Não é um caminho fácil. Mas é muito recompensador. Tente e depois me conte. 

Leia as colunas anteriores de Betina Serson:

Crescer antes do tempo

Eis a questão

Quem é a colunista: Betina Serson.

O que faz: psicopedagoga.

Pecado gastronômico: adorar chocolate.

Melhor lugar do mundo: minha casa com chocolate e assistindo um DVD que eu gosto.

O que está ouvindo no carro, rádio, mp3: musicas do Glee.

Fale com ela: betinaserson@yahoo.com


 

Atualizado em 1 Dez 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Dia das Crianças no Rio de Janeiro 2016

Confira as opções de diversão na Cidade Maravilhosa para a data

Mais de 15 passeios em SP para curtir com crianças neste fim de semana

Opções de teatro, musicais e passeios gratuitos para ir em família e se divertir junto com os pequenos!

Beatles para crianças: 4 motivos para assistir à série Beat Bugs com seu filho

Primeira temporada da série infantil já está em cartaz na Netflix

Raposo Shopping oferece oficina gratuita para crianças que gostam de cozinhar

Atividade ensina aos pequenos receitas do programa "Tem Criança na Cozinha", do canal Gloob

4 motivos para levar as crianças para assistir ao espetáculo "Galinha Pintadinha em ovo de novo"

Peça fica em cartaz até dia 28 de agosto, no Teatro Net

Rede de cinemas oferece ingressos gratuitos para pais acompanhados dos filhos

Pais que forem ao cinema com os filhos no Dia dos Pais não pagam o ingresso nos cinemas Playarte