Guia da Semana

O Centro de Convenções Imigrantes começou hoje a ser o maior polo de internet do mundo. A Campus Party abriu as portas hoje ao meio dia, e quase sete mil campuseiros já estão se acomodando nas suas barracas - e se preparando para uma semana de imersão completa no que há de mais moderno em internet.

O que mais chama a atenção é a velocidade da internet para todos que participam do evento: 10 GB, centenas de vezes mais rápido do que os assinantes residenciais têm disponível atualmente. Para se ter uma ideia, um arquivo de 8 GB, que pode levar mais de cinco horas para ser baixado em uma conexão de 4 MB, leva cerca de 15 minutos dentro da Campus - uma diferença e tanto.

Mas este não é o único destaque do evento. O número recorde de inscritos - 6.800, para ser mais exato - mostra a importância que a vem ganhando com o passar dos anos. "Em 2008 [quando aconteceu a primeira edição], era um desafio para nós. Hoje é um evento consolidado no Brasil e na América Latina", disse Antonio Carlos Valente, presidente da Telefônica Brasil, uma das patrocinadoras da Campus.

Não bastasse a grande quantidade de atividades, como os cursos, oficinas e palestras, o evento também promove um concurso para eleger os melhores projetos em internet do Brasil, o Campuseiros Empreendem e o Campuseiros Inventam. Foram inscritos 300 projetos, e 15 já estão selecionados para a final. No sábado, serão conhecidos os vencedores.

A sustentabilidade também entra na programação, com o espaço Campus Verde. Será lá que os debates sobre a proteção ao meio ambiente vão acontecer, além de uma exposição de artigos sobre o tema.


Atualizado em 6 Set 2011.