Guia da Semana

Perfil - The Breeders



Local de Nascimento:
Boston, Massachusetts
BIOGRAFIA
Kim Deal e sua irmã gêmea formaram em meados de 1980 uma banda com intuito de criar uma vertente diferente do rock. Apresentar um lado mais alternativo para o estilo musical e romper com os padrões pré-estabelecidos pertinentes ao gênero na época era o propósito das garotas, porém não houve muita repercussão sobre o trabalho. O projeto acabou sendo deixado de lado e, neste meio tempo, Kim se dedicou exclusivamente para o recente grupo, Pixies, no qual ingressou como baixista. Chegando aos poucos no auge da fama, a idealizadora da antiga concepção retomou as tarefas do extinto projeto quando conheceu Tanya Donelly, integrante da Throwing Muses, enquanto estavam em turnê pela Europa. Plano formado e definido, os novos integrantes foram recrutados para fazer parte da trupe, Josephine Wiggs, da Perfect Disaster, o violinista Carrie Bradley e o baterista Britt Walford, encontrado quando estava gravando em Chigado.

O primeiro álbum composto pelo The Breeders, denominado Pod, demorou apenas uma semana para ser concluído. Mesmo sem composições fenomenais, suas canções arrecadaram boas críticas de importantes meios de comunicação, entre eles o The New York Times, e elogios de outros músicos, como Kurt Cobain. Discussões entre os membros devido aos diferentes pontos de vista relacionados ao futuro da banda geraram o afastamento da guitarrista e do baterista, substituídos logo em seguida. Pertencendo agora ao amplo e concorrido cenário musical, aproveitaram da situação e resolveram gravar mais. Last Splash, ao contrário do primeiro, conseguiu emplacar uma de suas composições. Cannonball tornou-se rapidamente conhecida e foi responsável por elevar o status do grupo e fazê-los sair em turnê com o Nirvana.

As milhões de cópias vendidas fizeram com que a nova música chegasse ao segundo lugar das Melhores Bandas Modernas segundo a revista Billboard entre 1993 e 1994. Como resultado de tamanho destaque, o single faturou disco de platina pela Associação da Indústria Fonográfica Americana e participação no cobiçado festival Lollapalooza. Já planejando mais uma produção, o grupo não perdeu tempo e investiu em novidades, adotando uma outra filosofia de edição e incluindo mixagens de sons distintos para a criação. Title TK, como o terceiro álbum ficou conhecido, evidencia a repentina mudança e abriu espaço para outras áreas. Em um dos episódios de Buffy: A Caça Vampiros, a banda teve a oportunidade de aparecer, mas enquanto gravavam, o selo musical da Warner Music ameaçava acabar com o contrato devido a pouca venda do último lançamento.

Fotos www.4ad.com/breeders
FOTOS

CURIOSIDADES
? A banda foi a primeira a assinar com um renomado selo britânico, mesmo sendo de origem americana.
? Muitos anos antes da formação do grupo, as duas irmãs Kelley e Kim já se apresentavam com um estilo folk em Dayton, Ohio.
? Os temas que mais chamaram a atenção no Breeders foram à exploração aos temas melodiosos, letras desconexas em relação ao aborto, coisas bizarras e a morte.

TRABALHOS
Álbuns:
  • Pod, (1990);
  • Last Splash, (1993);
  • Title TK, (2002);
  • Mountain Battles, (2008).



  • Atualizado em 6 Set 2011.

    Compartilhe

    Comentários

    Outras notícias recomendadas

    Dia das Crianças no Rio de Janeiro 2016

    Confira as opções de diversão na Cidade Maravilhosa para a data

    Mais de 15 passeios em SP para curtir com crianças neste fim de semana

    Opções de teatro, musicais e passeios gratuitos para ir em família e se divertir junto com os pequenos!

    Beatles para crianças: 4 motivos para assistir à série Beat Bugs com seu filho

    Primeira temporada da série infantil já está em cartaz na Netflix

    Raposo Shopping oferece oficina gratuita para crianças que gostam de cozinhar

    Atividade ensina aos pequenos receitas do programa "Tem Criança na Cozinha", do canal Gloob

    4 motivos para levar as crianças para assistir ao espetáculo "Galinha Pintadinha em ovo de novo"

    Peça fica em cartaz até dia 28 de agosto, no Teatro Net

    Rede de cinemas oferece ingressos gratuitos para pais acompanhados dos filhos

    Pais que forem ao cinema com os filhos no Dia dos Pais não pagam o ingresso nos cinemas Playarte