Guia da Semana

Por que brincar?

Brincar é tão importante na vida dos pequenos que, sem isso, eles podem se tornar adultos com problemas de personalidade

Foto: Getty Images


Se você parar e perguntar para qualquer criança o que ela mais gosta de fazer, com certeza vai ter sempre a mesma resposta: brincar! E tanto faz se for com brinquedos ou não, acompanhados ou não, em casa ou ao ar livre; as crianças realmente querem e precisam brincar.  Ao brincar, os pequenos adquirem elementos imprescindíveis para a construção da sua personalidade, compreendem melhor a realidade da qual fazem parte, descobrem o mundo, imitam gestos e atitudes dos adultos, conhecem leis, regras e experimentam sensações.

Para se ter uma ideia de como o assunto é sério, pesquisas comprovam que o brincar desenvolve, socializa e propicia a valorização da criança, aumentando, assim a sua autoestima. Os jogos são fundamentais para a formação infantil, desenvolvem o espírito de liderança, competitividade, segurança e autoconfiança. Já ao vivenciar atividades em grupo, elas aprendem a respeitar o espaço do outro, assumir responsabilidades, ajudando no desenvolvimento emocional, social e afetivo. Com os brinquedos, elas aprendem a explorar novas possibilidades, reais ou imaginativas, e ainda são convidadas a dividir o objeto em questão.

Outra atividade que estimula, e muito, o imaginário infantil é a construção de brinquedos de sucata. O uso de um tipo diferente de material possibilita a descoberta de texturas e ideias nada tradicionais, além de despertar a conscientização da importância da reciclagem. Dessa forma, os brinquedos, atividades recreativas e jogos estimulam a inteligência e a concentração, o desenvolvimento da linguagem e da sociabilidade.  Ao contar e inventar histórias, a criança explora e se permite criar dramatizando e desenvolvendo a linguagem em um ou mais idiomas. As crianças devem ser deixadas livres para expressar toda a sua riqueza interior.

Ao exteriorizar essa essência infantil, a criança consegue, por meio de uma atividade prazerosa, a fonte natural da sua verdadeira expressão.  Mas, como saber do que brincar?  Basta observar e a criança vai te ensinar como e do que brincar. Cultive, proteja e crie a brincadeira, pois é exatamente por meio dela que a criança vai se desenvolver e se reconhecer no mundo. Toda criança tem que ter um tempinho diário para se divertir. O vínculo criado por meio da brincadeira fica fixado na memória infantil, fazendo com que, futuramente, elas se tornem pessoas mais ajustadas socialmente.

A brincadeira também ajuda na expressão dos sentimentos por meio da verbalização. Esse é o único momento em que a criança pode ser e fazer o que quiser, sem ter que obedecer a regras pré-determinadas, mas sim criar as suas próprias. Vivenciar superpoderes ou momentos mágicos ajuda a lidar com os seus medos e angústias. Agora não tem mais desculpa: reserve um tempinho e brinque com seus filhos, não importa se por dez minutinhos ou duas horas!  

Leia a coluna anterior de Daniela Grinberg:

A escola do filho

Quem é a colunista: Don`t worry, be happy!

O que faz: Mãe, mulher e proprietária da Kinderplay.

Pecado gastronômico: Bolo de chocolate com calda de frutas vermelhas.

Melhor lugar do mundo: Havaí.

O que está ouvindo no carro, iPod, mp3: "The itsy, bitsy, spider ...."

Fale com ela: dgrinberg@kinderplay.com.br


 

  

Atualizado em 11 Fev 2014.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Dia das Crianças no Rio de Janeiro 2016

Confira as opções de diversão na Cidade Maravilhosa para a data

Mais de 15 passeios em SP para curtir com crianças neste fim de semana

Opções de teatro, musicais e passeios gratuitos para ir em família e se divertir junto com os pequenos!

Beatles para crianças: 4 motivos para assistir à série Beat Bugs com seu filho

Primeira temporada da série infantil já está em cartaz na Netflix

Raposo Shopping oferece oficina gratuita para crianças que gostam de cozinhar

Atividade ensina aos pequenos receitas do programa "Tem Criança na Cozinha", do canal Gloob

4 motivos para levar as crianças para assistir ao espetáculo "Galinha Pintadinha em ovo de novo"

Peça fica em cartaz até dia 28 de agosto, no Teatro Net

Rede de cinemas oferece ingressos gratuitos para pais acompanhados dos filhos

Pais que forem ao cinema com os filhos no Dia dos Pais não pagam o ingresso nos cinemas Playarte