Guia da Semana

Foto: Getty Images

Não é todo mundo que gosta de nariz grande, mãos gordinhas, lábios finos, olhos pequenos etc. Em compensação, dentes bonitos, brancos e bem cuidados são uma unanimidade. Mas, geralmente, para estar com o sorriso em dia, não basta apenas escová-los direito e ir sempre ao dentista. Na maioria das vezes, é necessário recorrer aos aparelhos ortodônticos. Afinal, ninguém é perfeito.

Usar aparelho fixo ou móvel é muito comum, principalmente durante a adolescência. É muito raro encontrar alguém que não precise usá-los para fazer alguma correção, seja ela realmente necessária ou apenas por uma questão de estética.

Karina Vitorino, 18, por exemplo, usa aparelho fixo há dois anos e meio para corrigir o problema de falta de espaço bucal. "Como eu tenho pouco espaço na boca, meus dentes acabaram entortando. Eles eram bem desajeitados", conta.

Karina, assim como a maioria, não gosta de usar aparelho. Mas, apesar dos incômodos na hora da alimentação e da higienização, ela acredita que cuidar do sorriso é indispensável. "Apesar de doer bastante depois da manutenção, eu acho que o aparelho é uma coisa importante. Hoje em dia, a estética é essencial na nossa vida, é fundamental que tenhamos boa aparência. E o nosso sorriso é nosso cartão de visitas", diz.

Foto: Arquivo Pessoal
Karina deve tirar o aparelho em janeiro

E enquanto Karina reclama do aparelho fixo, Nathália Amaral, 16, se queixa do móvel. A estudante está usando o aparelho há um ano e diz, sem hesitar, que odeia. "Além de machucar, é ruim pra falar, higienizar e eu sempre esqueço de colocar", explica.

Nathália usa o aparelho para abrir sua arcada dentária, que é muita fechada. Segundo ela, sua ortodontista disse que com o móvel seria mais rápido e prático. Mas, se dependesse da estudante, ela teria optado pelo outro tipo. "Se usasse o fixo, seria mais fácil, não precisaria me preocupar em por e tirar pra comer, escovar, etc.", diz.

Segundo o cirurgião dentista Lauro Delgado, a vantagem do aparelho fixo é que ele á ativado pelo próprio ortodontista e o paciente precisa apenas colaborar. "Quem usa aparelho fixo só precisa higienizar corretamente os dentes e seguir as instruções dadas pelo dentista", explica. A desvantagem é que o incômodo nos primeiros dias é realmente grande.

Aparelho intra-lingual
Com a evolução da ortodontia, os aparelhos fixos e móveis deixaram de ser as únicas soluções para endireitar os dentes. Uma das últimas novidades no assunto é o aparelho intra-lingual. Ele funciona da mesma maneira que o fixo tradicional, no entanto, é colocado na parte de trás dos dentes.

Segundo o Dr. Lauro, a eficácia desses dois métodos é a mesma, o que muda são pequenos detalhes. "A vantagem do aparelho intra-lingual é que ele oferece um tratamento ´invisível´ e é ideal para pessoas que priorizam a discrição. Já a desvantagem é que as chances de lesões na língua, devido ao contato durante a fala, deglutição e mastigação, são maiores", explica.

Outro fator que não pode deixar de ser analisado na hora de optar pelo tratamento, é que o aparelho intra-lingual é um pouco mais caro. De acordo com o Dr. Lauro, os preços variam conforme os recursos que são utilizados durante o tratamento. "Mas por se tratar de uma técnica diferente, é um pouco mais caro que os convencionais. Vamos falar em 50% a mais", diz.

Ouvir a opinião de quem já experimentou o novo método ortodôntico também é uma boa opção na hora de escolher o tratamento mais adequado. A estudante de economia Mariana Soares, 21, usa o aparelho intra-lingual há cinco anos e reclama da eficiência do método. "Eu usava o aparelho móvel, que dá menos trabalho e é muito mais eficaz. Mas uma hora, o tratamento tem que acabar e o que fica é o intra-lingual", conta.

Mariana, que não indicaria o método para outras pessoas, aponta o acúmulo de sujeira e a falta de eficiência como as principais desvantagens do aparelho intra-lingual. Já Márcio Gonçalves, 20, que é adepto ao método mais moderno há oito anos, acredita que o intra-lingual ocupa muito espaço na boca e a limpeza diária não é tão simples.

Mesmo assim, Márcio diz que indicaria o aparelho para outras pessoas. "Para quem não é muito disciplinado como eu, o intra-lingual é interessante. Mas, para as pessoas que têm mais cuidado, o móvel é melhor", diz.

Tirei o aparelho, e agora?
É claro que se livrar do aparelho fixo é motivo de muita alegria. Afinal, isso significa que você poderá dar adeus aos inconvenientes que ele causava. No entanto, não pense que depois de se livrar dessa ´tranqueira´, sua vida vai virar um mar de rosas. Ainda vai ser preciso tomar muitos outros cuidados para manter o sorriso sempre perfeito.

Pra começo de conversa, você precisará usar o aparelho móvel - ou de contenção - por, pelo menos seis meses. Ele será responsável por manter seus dentes no lugar até que eles não corram mais perigo de se movimentar e entortar tudo de novo. No entanto, quem usa o móvel também reclama de algumas desvantagens. A maioria se queixa de ter que pôr e tirar o aparelho para comer e ainda diz que ele atrapalha na hora de falar.

Foto: Getty Images

Além de manter os dentes no lugar, outra preocupação de quem tira o aparelho fixo é o tom amarelado que o sorriso pode adquirir. No entanto, para esse problema, a solução é relativamente simples: um clareamento dentário pode ser a solução. Segundo o Dr. Lauro, esse método é permitido a partir dos 14 ou 15 anos, quando o adolescente já tem todos os dentes permanentes.

No entanto, como todo tratamento, o clareamento pode apresentar efeitos colaterais. "Com esse método, as possibilidades de ter um sorriso branco e sem manchas é grande. Mas algumas pessoas podem apresentar muita sensibilidade", alerta o cirurgião dentista.

Colaborou:
Dr. Lauro Delgado
Cirurgião Dentista


Atualizado em 6 Set 2011.