Guia da Semana

Primeiros passos

Especialista em educação dá dicas a jovens universitários que ingressam na faculdade em 2010



Nos tempos de colégio, quando os maiores pesadelos dos sonos de meninas e meninos eram as aulas de aritmética, os exercícios de gramática, os professores carrascos, advertências ou as temidas reuniões de pais, o desejo de ingressar logo na faculdade era a grande expectativa da maioria dos estudantes.

Assim, ao finalmente chegar o momento tão esperado, um mundo ainda desconhecido surge com novos desafios, experiências e cobranças, trazendo a certeza de que os próximos anos serão decisivos na formação dos calouros.

Diante de um cenário repleto de dúvidas, a presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia, Quézia Bombonatto, destaca algumas dicas a serem seguidas pelos jovens recém-inseridos ao mundo universitário.

Para a especialista, um dos erros mais comuns cometidos pelos estudantes acontece justamente no momento de decisão da futura carreira. Além disso, falta de organização, comprometimento e até mesmo as famosas festas podem ser prejudiciais ao rendimento do aluno neste começo do novo ciclo de vida.

Confira algumas dicas para entrar na faculdade com o pé direito:

- A fim de evitar possíveis constrangimentos em relação ao curso escolhido, uma importante dica é buscar informações referentes à grade curricular da área, as disciplinas e detalhes a respeito das atividades futuramente desenvolvidas.

- Ter consciência de que os anos de faculdade serão o período de preparação para o futuro profissional. Mas para isso, aulas teóricas, atividades, trabalhos e horas de estudos frente aos livros serão determinantes no fim de cada período letivo.

- Adequar-se a um plano de autodisciplina pode ser fundamental para manter o controle em relação a prazos, compromissos, preparação para provas e outros tipos de cobranças  durante os anos de atividade acadêmica.

- Ao contrário dos tempos de escola, na faculdade o critério de avaliação do professor pode acontecer por meio de diferentes processos. Para evitar surpresas desagradáveis, esteja sempre atento às atividades complementares, exercícios, trabalhos e outras formas de pontuação da média.

- Os anos de faculdade podem proporcionar experiências, momentos e lembranças jamais esquecidas. Novos amigos, festas e relacionamentos também fazem parte deste universo de euforia e descontração. Entretanto, saber lidar com as responsabilidades e comprometer-se aos estudos são recomendações que sempre devem fazer parte da lista de prioridades do aluno.

Atualizado em 6 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Dia das Crianças no Rio de Janeiro 2016

Confira as opções de diversão na Cidade Maravilhosa para a data

Mais de 15 passeios em SP para curtir com crianças neste fim de semana

Opções de teatro, musicais e passeios gratuitos para ir em família e se divertir junto com os pequenos!

Beatles para crianças: 4 motivos para assistir à série Beat Bugs com seu filho

Primeira temporada da série infantil já está em cartaz na Netflix

Raposo Shopping oferece oficina gratuita para crianças que gostam de cozinhar

Atividade ensina aos pequenos receitas do programa "Tem Criança na Cozinha", do canal Gloob

4 motivos para levar as crianças para assistir ao espetáculo "Galinha Pintadinha em ovo de novo"

Peça fica em cartaz até dia 28 de agosto, no Teatro Net

Rede de cinemas oferece ingressos gratuitos para pais acompanhados dos filhos

Pais que forem ao cinema com os filhos no Dia dos Pais não pagam o ingresso nos cinemas Playarte