Guia da Semana

O Dia das Crianças está chegando e a molecada já está no clima de feriado, assim como diversos shoppings, casas de eventos e espaços culturais que já organizam suas programações para receber pais e filhos.

>> Saiba as melhores programações para o Dia das Crianças
>> Veja os restaurantes para levar os pequenos no Dia da Criança
>> Veja as dicas de presentes para as crianças

Pensando nisso, o Guia da Semana preparou uma lista especial para você se divertir neste 12 de outubro. Confira!

Cinema para os pequenos

Para divertir os pequenos, os cinemas estão com programações bem legais. O Kinoplex Vila Olímpia realiza o Festival de Cinema Disney e exibe clássicos como O Rei Leão e A Bela e a Fera em 3D e a pré-estreia de Procurando Nemo também em 3D.

A produção nacional 31 Minutos conta com as vozes de Márcio Garcia, Mariana Ximenes e Daniel Oliveira para contar uma história sobre amizade.

A turma de A Era do Gelo 4 chega com tudo. Manny, Diego e Sid estão em uma nova aventura cheia de descobertas e o filme está em cartaz també no JK Iguatemi, na nova sala 4D.

O filme Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida está de volta aos cinemas e traz uma história sobre a importância da preservação da natureza.

A animação Outback – Uma Galera Animal leva aos cinemas a história de Johnny, um raro coala branco que está começando a se acostumar à sua vida de mordomias como atração turística no circo.

ParaNorman conta a história do incompreendido menino Norman, que vê pessoas mortas e vive aventuras de deixar os cabelos em pé.

A fadinha mais famosa dos cinemas está de volta. Em Tinker Bell e o Segredo das Fadas, Sininho e suas amigas vão para um reino dominado pelo inverno, a Floresta Branca e enfrentam inimigos desconhecidos.

Uma das princesas mais destemidas da Disney está de volta aos cinemas. A animação Valente traz Merida como a grande protagonista e responsável por batalhas incríveis da era medieval.

Saiba as melhores peças de teatro para os pequenos



Outra dica é levar a criançada para o teatro. Pensando nisso, preparamos umaprogramação com peças de teatro para você levar a criançada. Galinha Pintadinha, musical dos Três Porquinhos e da Pequena Sereia são algumas das opções que prometem animar os pequenos.

Passeios culturais para fazer com a criançada

A dupla de palhaços Atchim & Espirro está de volta e se apresenta no HSBC Brasil, em São Paulo, dia 12 de outubro. O show marca o lançamento do novo CD que a dupla vem gravando, chamado "A Volta".

O Boom Kids Festival inclui um show da Turma da Mônica, a apresentação do show A Aventura dos Piratas com a apresentadora de TV Danny Pink, e muito mais.

O Parque da Criança no Memorial da América Latina recebe, de 12 a 14 de outubro, um megaevento com cinema, parques de diversões, brinquedos infláveis, arena de esportes e seis apresentações teatrais diárias.

A Biblioteca Municipal incentiva o habito da leitura com uma série de atividades no dia 12, a partir das 11h.

O MIS – Museu da Imagem e do Som conta com o projeto Maratona Infantil, das 10h às 17h. O evento explora Intervenções circenses, oficinas, histórias e espetáculos teatrais.

Já o Museu do Futebol conta com programação repleta de jogos para pai e filhos, além de oficinas de futebol de botão e testes de conhecimento sobre o esporte.

O Catavento Cultural recebe nos dias 12, 13 e 14 o mágico Edoo com um espetáculo cheio de humor e diversão no auditório do estabelecimento, em duas apresentações por dia, às 14h e às 16h.

Direcionada para o público infantil de 6 a 10 anos, o Museu da Língua Portuguesa traz a oficina de recorte e colagem Palavras Animais - que propõe descobrir o que os nomes de animais têm a ensinar sobre a língua que falamos.

A Casa das Rosas traz para a garotada o universo do folclore e da cultura com duas atividades que prometem agitar os baixinhos.

Paulo Bira apresenta o show Brasileirinhos 2 no Museu da Casa Brasileira. No espetáculo, o músico explora as sonoridades do Brasil, dedicando um som para cada bicho e fazendo um alerta sobre a extinção dos animais.


5 lugares para ver bichinhos


O Zoológico de São Paulo tem mais de 3 mil animais espalhados numa área de 80 mil metros quadrados, que abriga nascentes que formam o Rio Ipiranga.

Na Fazendinha Estação Natureza é possível passear de charrete e a cavalo, plantar sementes, alimentar animais e acompanhar uma ordenha.

O Instituto Butantan é um dos maiores centros mundiais de pesquisa e produção de soros e vacinas contra animais peçonhentos como aranhas e serpentes.

Com cerca de 2 milhões de litros de água, o Aquário de São Paulo é o maior do Brasil e o primeiro temático da América Latina.

Outro lugar que deixa a criançada mais próxima da vida marinha é o Aquário Água Branca. Nele estão expostas as espécies de peixes mais significativas das bacias hidrográficas do Estado e de outras regiões do país.

Shoppings fazem programações especiais



Muito além das lojas, lanchonetes e salas de cinema, os shopppings também contam com eventos direcionados ao público mirim e apostam no entretenimento com figuras famosas no mundo dos baixinhos e fazem uma programação especial para o Dia das Crianças.

Entre os destaques, a Turma da Mônica no Shopping Tamboré; o Mooca Plaza Shopping recebe a Turma do Seninha com diversas atrações para criançada e o Shopping Frei Caneca conta com o The Looney Tunes Show - Live!, pela primeira vez no Brasil.

Confira os menus infantis para os restaurantes



Já os restaurantes incluíram receitas nos menus infantis com comidinhas, lanches e quitutes para todos os pequenos, além de brindes surpresas para alegria deles.

Destaque para o saint Peter kids, com filet grelhado acompanhado por legumes à pizzaiolo e arroz do restaurante América.

Para os baixinhos que não dispensam um hambúrguer, a Original Burger preparou a iguaria em versão mini com queijo mussarela e que acompanha batata frita smile.

Por Renato Malaguti

Atualizado em 12 Jul 2013.