Guia da Semana

Foto: Gabriel Oliveira
Toneladas de títulos para diferentes gostos

Dados rolam de um lado para o outro, fichas com diversas marcações permanecem espalhadas pela mesa e constantes cálculos definem os acontecimentos. Entre uma entonação de voz diferente e um gesto que transmite grandiosidade, o Role Playing Game prossegue. O RPG, ou Jogo de Interpretação de Personagem, oferece ao jogador a oportunidade de assumir uma outra personalidade e agir livremente em determinado mundo criado para a brincadeira. Ao invés de apenas acompanhar as façanhas mirabolantes do protagonista de um livro ou de um filme, o participante pode escolher por quais caminhos seguir e como interagir com a história.

D&D: sucesso entre o público
praticante
Foto: Gabriel Oliveira
Encarnar um guerreiro mágico em campanhas de fantasia medieval ou ser um destemido aventureiro em busca de mistérios sobrenaturais nos tempos modernos é apenas algumas das possibilidades presentes, na qual o limite apenas é definido pela criatividade de cada um. Em uma partida, enquanto o mestre, responsável por guiar a aventura e narrar os acontecimentos, relata as situações nas quais os personagens estão envolvidos, o resto do grupo traça estratégias de como agir, define os objetivos da missão, visualiza em suas mentes os fatos descritos e atua conforme as características de seu herói. Mesmo sendo considerado um jogo, não há vencedores e muito menos perdedores, pois o intuito de todos é instigar o imaginário e imergir na ficção.

O editor da Devir Livraria, Douglas Ricardo Guimarães, comenta que a maior parte dos consumidores das obras é constituída pelo público infanto-juvenil, mas revela possuir também conteúdos distintos para crianças e adultos, "Dentre os mais procurados está o D&D, ou Dungeons & Dragons. Os livros da série apresentam um mundo de fantasia medieval similar ao cenário encontrado na trilogia de O Senhor dos Anéis". Muitas empresas do segmento estão modificando seu material devido a queda da popularidade ocorrida com a era digital, "Houve um grande declínio com a chegada dos RPGs online, porém essa mudança ocasionou o surgimento de uma nova concepção para cenários, regras e aventuras".

Vampiro: título de terror mostra
censura de idade na capa
Foto: Gabriel Oliveira
Segundo o profissional, o Player´s Handbook, do D&D 4º edição, previsto para 6 de junho nos Estados Unidos e que ganhará a versão traduzida para o português em janeiro de 2009, agrega muitos dos conceitos empregados pela modernidade, como disponibilizar material na rede e oferecer compatibilidade total com as miniaturas baseadas em seu universo, "O intuito é manter o jogador clássico e incluir os que desfrutam da modalidade virtual". Em relação ao preconceito exercido por alguns setores da sociedade sobre a brincadeira, afirma, "Quem censura não procura descobrir do que se trata, julga como inadequado sem pesquisar sobre o assunto. O MEC aprovou o uso de livros de RPG didático para ajudar o aluno nas disciplinas de história e geografia. Um das obras nacionais é Curumatara, escrito por Mariado Carmo Zanini e José Roberto Zanchetta".

Aventureiros da utopia

Para o coordenador do portal REDERPG, Marcelo Telles, a oportunidade ocorreu há alguns anos atrás, "Eu conheci o AD&D 1º edição em 1982, através de um conhecido que morou nos Estado Unidos. Os rpgistas brasileiros consideram esta época representante da geração xérox, pois os títulos estrangeiros eram caros e o acesso ao conteúdo restrito," relembra, enaltecendo as vantagens, "O RPG é um jogo fantástico, precisamos mostrar que ele só possui benefícios e é uma poderosa ferramenta para estimular o jovem a ler. A interatividade, o fato de desenvolver o companheirismo, faz dele sinônimo de aventura, fantasia e imaginação".

Filipe Moraes
Foto: arquivo pessoal
O designer gráfico Filipe Moraes, de 22 anos, afirma que descobriu no período da pré-adolescência, quando freqüentou a casa de um amigo de seu primo. A vasta coleção presente, grande parte constituída por obras americanas, despertou sua curiosidade sobre o assunto, "O que me chamou mais a atenção era o poder da criatividade na hora de construir uma história e na elaboração do comportamento de um personagem. Na maioria das vezes eu o criava com base no que eu gostaria de ser, caso tudo aquilo fosse real. Encarar os problemas de frente e ter uma atitude imposta, digna da palavra de um guerreiro, são alguns dos valores transmitidos através da prática".

Luiz Fernando foi introduzido no meio a partir de um antigo jogo fabricado pela Estrela, o Hero Quest. Um grande tabuleiro mostrava o mapa da masmorra na qual os heróis, figuras de papel com uma base de plástico, desvendam os mistérios do lugar, enfrentavam uma horda de monstros e ainda encontravam tempo para arrecadar tesouros para depois comprarem melhores armamentos, "Um dos diferenciais é a liberdade. Apesar de haver regras, pode-se praticamente fazer o que quiser, da forma que desejar e quando lhe der vontade. Outro diferencial marcante é a interpretação, igual ao papel de um ator no teatro. Nunca, até onde acredito, um game eletrônico ou de qualquer outro gênero vai conseguir reunir essas duas qualidades.

Ilustrado por: Stephen Tappin
www.wizards.com
O jogo visa estimular o entretenimento, sem incitar a violência, práticas consideradas controvérsias ou ilegais pela sociedade. Alguns livros abordam temas pesados e impróprios para menores de idade, semelhante a filmes ou a literatura de terror, porém cabe aos responsáveis supervisionar as crianças e não deixá-las acessar o conteúdo. Produtos deste tipo possuem a classificação etária especificada na capa ou no interior do mesmo. Outros títulos exaltam a aventura moderna, medieval, a cômica e as infantis, evidenciando a enorme variedade presente para atender todos os tipos de gosto. Contudo, o fator mais importante para começar a rolar os dados é aproveitar com os amigos e desvendar em conjunto os misteriosos mundos da imaginação.

Colaboração:

Devir Livraria
Endereço: Rua Teodureto Souto, 642. Cambuci, São Paulo
Telefone: (11) 2127-8787
Site: www.devir.com.br

Rede RPG
www.rederpg.com.br

Atualizado em 6 Set 2011.