Guia da Semana

Segure na mão de Deus e...dance!

Entenda porque a premissa do "segura na mão de Deus e vai" mudou de figura nos últimos tempos

Foto: Stck.Xchng

Baladas são templos hereges. Há o canto da fornicação, no qual exalam sêmen, fogo e enxofre. As músicas pregam tudo aquilo que a freira do seu colégio lhe mandou não fazer e são consumidas substâncias que lhe colocam em contato com os deuses durante um curto período de tempo. Porém, diversas denominações religiosas lançaram mão de recursos badalados na tentativa de atrair os jovens pecadores.

Os grupos de adolescentes nas igrejas promovem festas temáticas, encontros animados e até mesmo excursões para concretizar a evangelização. Como funcionariam tais tentativas?

Os retiros espirituais, por exemplo. Todo mundo sabe que isso não passa de uma abençoada rave em que as garotas, no auge da puberdade, aproveitam o afastamento dos pais para dar o primeiro beijo e levar o primeiro apertão na bunda - do gatinho da congregação, logicamente.

E a festinha depois da escola dominical? Nela, a crente do rabo quente se realiza ao dançar na boquinha da garrafa de água benta, aproximando a rechonchuda poupança do inferno.

Sem contar no que chamam de "balada de Jesus". A Igreja Renascer em Cristo, em Duque de Caxias, Rio de Janeiro, organiza uma festa que em nada se difere das noitadas convencionais. Há globo espelhado, gelo seco, DJs. O diferencial está no conteúdo das músicas tocadas. Como já se podia imaginar, é feita uma doutrinação by night.

Personagens como Adriano Gospel Funk, MC Erick, DJ Naudão, Kelly Krenti e MC F. Reis são responsáveis pelo agito daqueles que não fumam, não bebem e, em tese, não fazem sexo.

Para os católicos, não faltam opções de Cristotecas, que são iniciativas de evangelização que vem surgindo por todo o país. Lá, é possível curtir sons como o EletroCristo, TechnoCristo e outras músicas católicas reeditadas em formatos rock, forró, samba e axé. As festas são regadas pelos CristoDrinks - sem álcool. Não se pode fumar, nem "ficar". Os DJs adotam nomes sugestivos, como "Ecclesiasonic" e "Pax.Soundz".

Geralmente, os ingressos das Cristotecas consistem em doações de alimentos não perecíveis, revertidos para as comunidades carentes atendidas pelas paróquias organizadoras.

Numa época que sugere discussões sobre o aborto e o uso de preservativos, cair no pancadão pode causar consciência pesada, além de gravidez indesejada e aquela visitinha surpresa do HIV.

Por isso, irmãos, segurem firme na mão de Deus e vamos. Se até a beatada resolveu se render aos encantos da boemia, é sinal de que nós, os baladeiros, trilhamos o caminho dos céus.

Quem é o colunista: "The boy with the thorn in his side".

O que faz: Cursa o segundo ano de Jornalismo, fala besteira e é animador de velório nas horas vagas.

Pecado gastronômico: Massas em geral.

Melhor lugar do Brasil: Minha casa, ora essa!

Fale com ele: scarmelotegp@uol.com.br

Atualizado em 6 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Dia das Crianças no Rio de Janeiro 2016

Confira as opções de diversão na Cidade Maravilhosa para a data

Mais de 15 passeios em SP para curtir com crianças neste fim de semana

Opções de teatro, musicais e passeios gratuitos para ir em família e se divertir junto com os pequenos!

Beatles para crianças: 4 motivos para assistir à série Beat Bugs com seu filho

Primeira temporada da série infantil já está em cartaz na Netflix

Raposo Shopping oferece oficina gratuita para crianças que gostam de cozinhar

Atividade ensina aos pequenos receitas do programa "Tem Criança na Cozinha", do canal Gloob

4 motivos para levar as crianças para assistir ao espetáculo "Galinha Pintadinha em ovo de novo"

Peça fica em cartaz até dia 28 de agosto, no Teatro Net

Rede de cinemas oferece ingressos gratuitos para pais acompanhados dos filhos

Pais que forem ao cinema com os filhos no Dia dos Pais não pagam o ingresso nos cinemas Playarte