Guia da Semana

Seja feliz em ser nerd

Em vez de se sentir excluído por ser nerd, assuma sua curiosidade em descobrir como as coisas funcionam: isso é ter orgulho nerd

Foto: Nathalia Clark/APH

Eduardo Spohr, Marcos Gomes, Alexandre Ottoni e Deive Pazos: nerd power!

Na palestra da tarde de hoje, os líderes do blog Jovem Nerd, Alexandre Ottoni e Deive Pazos, falaram do nerd power, do orgulho em ser nerd, e interagiram com a plateia  - formada, na sua grande maioria - por jovens aficionados por tecnologias.

Em uma conversa descontraída, eles não se resumiram a falar de ídolos do mundo geek, como Steve Wozniak, co-fundador da Apple, ou filmes-símbolo dessa cultura, como Star Wars ou Senhor dos Anéis. "Devemos pegar o conhecimento de nerd e espalhar por aí", disse Pazos.

Uma das definições do que é ser nerd foi dada pelo próprio Ottoni: "Um dos princípios do nerd é ser curioso". E é bem isso mesmo:  alguém que gosta de desmontar as coisas para ver como funcionam, coleciona revistas em quadrinhos e passa horas jogando RPG (role-playing games, ou jogos de interpretação de personagens).

Mas, mais do que consumir e fazer parte da cultura nerd, é importante também usar esse conhecimento para empreender um negócio - e esse foi um dos principais assuntos. Os dois blogueiros chamaram ao palco Marcos Gomes, criador da Boo-Box (aplicativo que destaca palavras que possam ser linkadas com banners publicitários), e Eduardo Spohr, autor do livro "A Batalha do Apocalipse".

Tanto Spohr quanto Gomes, para realizar seus sonhos, usaram o que haviam aprendido em horas de estudo solitário - Gomes começou a aprender programação sozinho, aos 11 anos de idade; Spohr foi mestre em várias rodadas de RPG, mas ficou desempregado. Hoje, ambos são bem sucedidos com seus empreendimentos, e se orgulham disso.


Eles também passaram por dificuldades até seus negócios começarem a vingar. Noites sem dormir, preocupação em como pagar as contas eram constantes na vida deles. Mas a dica é nunca desistir. "Não deixem que as dificuldades te parem", completou Gomes.  "Usem sua energia para mudar a sua realidade". Pazos brincou e disse que um dos seus ídolos é Rocky Balboa, interpretado por Sylvester Stallone, do filme Rocky: ele foi um lutador de boxe obstinado e treinou muito para ser vencedor. "Ele não desiste, seja perseverante". 


 

Atualizado em 6 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Dia das Crianças no Rio de Janeiro 2016

Confira as opções de diversão na Cidade Maravilhosa para a data

Mais de 15 passeios em SP para curtir com crianças neste fim de semana

Opções de teatro, musicais e passeios gratuitos para ir em família e se divertir junto com os pequenos!

Beatles para crianças: 4 motivos para assistir à série Beat Bugs com seu filho

Primeira temporada da série infantil já está em cartaz na Netflix

Raposo Shopping oferece oficina gratuita para crianças que gostam de cozinhar

Atividade ensina aos pequenos receitas do programa "Tem Criança na Cozinha", do canal Gloob

4 motivos para levar as crianças para assistir ao espetáculo "Galinha Pintadinha em ovo de novo"

Peça fica em cartaz até dia 28 de agosto, no Teatro Net

Rede de cinemas oferece ingressos gratuitos para pais acompanhados dos filhos

Pais que forem ao cinema com os filhos no Dia dos Pais não pagam o ingresso nos cinemas Playarte