Guia da Semana

Pense bem antes de fazer a sua para não se arrepender depois
Foto: Stck.Xchng

O estigma de marginal ficou para trás e tatuagem hoje é sinônimo de estilo e afirmação de identidade. Pessoas de várias idades e classes sociais possuem esse tipo de body art e fica cada vez mais difícil encontrar alguém que não tenha ao menos pensado em fazer uma. Seja por rebeldia, para homenagear alguém ou simplesmente porque acha bonito, a tattoo é para a vida toda e se entregar à agulha no calor de um momento pode trazer muito arrependimento no futuro.

Uma pesquisa feita nos Estados Unidos revela que 60% das pessoas querem tirar sua tatuagem depois de três anos. As modinhas são as principais responsáveis por este resultado, afinal, depois de encontrar tanta gente com um desenho igual ao seu, nada mais natural do que enjoar dele. Mas as conseqüências de uma tatuagem mal pensada não se restringem apenas ao bem-estar pessoal. Quem se tatua muito jovem pode encontrar obstáculos na vida profissional, dependendo da carreira que pretende seguir. Apesar de muitos preconceitos terem ficado para trás, pessoas muito tatuadas são discriminadas em áreas de trabalho mais formais, como o direito, por exemplo.

A tattoo de Eduardo
Algumas religiões também são radicalmente contra, pois se Deus criou o homem à sua imagem e semelhança, marcas no corpo como tattoos e piercings não são bem-vindas. Mesmo sendo evangélico, Eduardo Damasceno quis demonstrar sua fé usando a própria pele como tela: "Eu sou militar federal e fui bem-sucedido num treinamento muito difícil. Para agradecer, tatuei a inscrição Jesus Cristo nas costas. Na minha igreja não falaram nada, mas me arrependi porque passei a ser marginalizado pelos religiosos do quartel", conta.

Micos dos famosos
A situação fica ainda mais séria quando a tatuagem substitui uma aliança de compromisso. Só que com o fim do relacionamento, não é tão fácil assim de tirar. Nesse quesito, vários famosos servem de exemplo: Viviane Araújo e Belo, que tem o nome um do outro tatuado no braço e, mesmo assim, não se acanharam na hora de assumir outro romance; Deborah Secco, não contente em tatuar o nome de Falcão, ainda fez a inscrição "amor eterno, amor verdadeiro" e se submeteu a sessões de laser para apagar o que ela chamou de "atitude impensada"; Angelina Jolie, que tinha o nome do ex Billy Bob Thorton no ombro, tratou de eliminar quando o namoro acabou; Johnny Depp, que transformou Winona Forever, homenagem a Winona Ryder, em Wino, gíria para alcoólatra.

Há ainda casos mais bizarros. A cantora Kelly Key teve que apagar o rosto do ex-marido Latino que tinha tatuado na panturrilha, mas mesmo assim, parece que não aprendeu. Ao encontrar um novo namorado, Mico Freitas, voltou ao estúdio e dessa vez, o casal fez tatuagens que se complementam. Começa nele, com a frase "vou te beijar", e termina nela com "então beija". Mas as tattoos não são usadas apenas como prova de amor, servem também como um pedido de desculpas pra lá de exagerado. Foi o que fez o marido de Suzana Vieira depois de expor a mulher traindo-a com uma prostituta. Para se redimir, desenhou nada menos que o rosto dela na costela.

Para apagar
As coloridas são mais difíceis
Foto: Stck.Xchng
Apesar da aparente facilidade com que os famosos apagam suas tatuagens, o procedimento não é tão simples assim. Bruno Lima, do estúdio Led´s Tatto, alerta que não há como tirar tatuagem: "O ideal é fazer algo bem feito para não se arrepender depois. O máximo que a pessoa vai conseguir é trocar a tattoo por uma cicatriz.". Raspagem com sal para sugar a tinta, lixas que provocam abrasão, nitrogênio líquido que congela a área fazendo com que a pele se solte, são alguns dos métodos que já foram utilizados por dermatologistas, mas nenhum garante a remoção total do desenho.

Atualmente, a única maneira eficiente de remover a tatuagem definitiva é o laser. O cirurgião plástico Rodrigo Gimenez, mestre pela FMUSP e médico-assistente do serviço de cirurgia plástica do hospital da PUC-Campinas, explica como funciona: "O laser é regulado com um comprimento de onda que destrói um determinado pigmento, que descama ou pode ser absorvido pelo organismo. As tatuagens escuras são mais fáceis de serem removidas. A quantidade de sessões necessárias depende do tipo de pigmento utilizado na tatuagem, da quantidade de pigmento que há na derme e se ela é profissional". As coloridas, com pigmentos mais parecidos com o tom de pele, são mais complicadas: "Pigmentos de cores quentes são mais pesados e se fundem com o pigmento da pele", explica Bruno. Para essas, podem ser necessárias mais de dez sessões.

O método só é contra-indicado para gestantes e não deixa nenhuma marca. O problema é que é tão ou mais doloroso do que a própria tattoo, pois o laser dá sensação de queimação. Outra parte que dói é o bolso: cada sessão pode custar de R$ 200,00 a R$ 800,00. Quem realmente curte tatuagem, garante que é como um vício: depois da primeira, não dá mais para parar. Se você for uma dessas pessoas, dificilmente vai querer apagar a sua: "Se enjoar do desenho, é só cobrir com outra", soluciona o tatuador.

Serviço:
Led´s Tattoo Studio
Av. Ibirapuera, 3478 - Moema - São Paulo
Telefone: (11) 5561-2351 / 5532-0293
www.ledstattoo.com.br

Clínica Gimenez
Av. José Bonifácio, 2001
Jd. Paineiras - Campinas - SP
Telefone: (19) 3294-5005
www.gimenez.com.br

Atualizado em 1 Dez 2011.