Guia da Semana

Xô, cárie!!!

Guloseimas em excesso podem trazer graves conseqüências para a boca das crianças

Foto: sxc.hu


Quem pensa que crianças com dentes de leite podem abusar das balas, chicletes, pirulitos e refrigerantes, está muito enganado. Não é só porque eles vão cair que não tem problema. Pelo contrário. Esses dentinhos são essencialmente importantes para a preparação da arcada permanente.

Ingerir doces exageradamente, em qualquer idade, provoca cáries. A odontopediatra Lúcia Coutinho explica que o maior problema não é comer guloseimas em si, e sim a freqüência com que as crianças ingerem alimentos cariogênicos. "A cárie é uma doença infecciosa, causada pela interação entre bactérias e carboidratos fermentáveis como resto de comida , associados a uma higiene deficiente. Se a criança escovasse bem os dentes após chupar uma balinha, não haveria problema, porém sabemos que ela não faz isso toda vez após colocar um chiclete na boca".

Foto: sxc.hu
Tanto dentes permanentes quanto os de leite cariados, se não forem tratados a tempo, podem causar um grande estrago. Até os 3 anos, a dentição dos pequenos já está completa. Isso significa que os pais já precisam levar os filhos ao dentista, de preferência se ele for especialista em pediatria. A troca da dentição começa mais ou menos aos 7, e vai até os 12, quando ela ainda deve ser mantida. Muitas vezes, um dente de leite que contraiu uma cárie muito aguda, pode ter que ser extraído e isso prejudica e muito o nascimento do permanente. "Como ele é retirado precocemente, o espaço que ocupava naturalmente se fecha, sem deixar um lugar para um outro dente. O que pode inclusive, vir a entortá-lo no futuro. Além disso, a criança pode apresentar dor e infecção." Mas, a especialista alerta que, mesmo com cárie, se os pais levarem seus filhos duas vezes por ano ao dentista se a criança, escova corretamente os dentes, três vezes por dia, depois das refeições, tem uma alimentação saudável que inclui também frutas e verduras, dificilmente terá um problema sério.

Foto: Photcase


A dentista Mônica Hajale, explica que os pais não podem esquecer que além da cárie, existe ainda a possibilidade da criança ficar com gengivite (inflamação na gengiva) e até de quebrar o dente se ingerir alimentos muito duros, como pirulitos. Por isso, devem supervisionar o consumo das guloseimas. "Não é bom que elas passem o dia inteiro comendo bala, tomando refrigerante, chupando sorvete. O ideal é que façam isso após a refeição e antes de escovar os dentes." Se for assim, a doutora acredita que eles não contrairão cáries com muita facilidade. "Uma outra dica é que hoje em dia, temos gomas de mascar, pirulitos, bombons sem adição de açúcar. Eles são recomendáveis pelos dentistas. Os chicletes sugar free, por exemplo, promovem a limpeza do dente, porque estimulam a salivação e removem a sujeirinha grudada no dente. Mas que isso, não vire uma técnica de higiene para os pequenos", alerta a doutora.

Foto: sxc.hu


Com uma boa prevenção e seguindo o conselho de freqüentar o dentista pelo menos duas vezes ao ano, as crianças podem sim continuar se deliciando com as chamadas "porcarias" pelos pais. Elas apenas precisam se controlar e entender que um sorriso bonito e saudável é muito, mas muito mais gostoso do que qualquer guloseima!

A dentista Mônica Hajale indica técnicas de escovação:
  • Quando ainda bebês: a mãe deve enrolar uma fraldinha no dedo indicador e limpar a gengiva do nenê.

  • Menores de 6 anos devem ter a ajuda dos pais (dentes de leite): Iniciando pelo lado da bochecha e voltando pelo lado da língua, fazer dez movimentos circulares em cada parte do dente (não tirando muito a escova do lugar). Atrás, no último dente, pode-se parar com a escova, fazendo movimentos de um lado para o outro, como se fosse o pára-brisa de um carro. E aí vem escovando a face com que a gente mastiga. Os movimentos devem ser sempre vibratórios e curtos. Lembrar sempre de escovar gengiva e língua.

  • Maiores de 7 anos podem fazer sozinhos, mas com supervisão dos pais (dentes pemanentes): Colocar as cerdas da escova em um ângulo de 45º com a gengiva, realizar pequenos movimentos circulares e depois limpar toda a superfície do dente em movimentos de "vai e vem".


  • Serviço:
  • Consultório da especialista em odontopediatria e odontologia para bebês Dra. Lúcia Coutinho: (11) 50524346.
    Site:http://www.clubedobebe.com.br/Palavra%20dos%20Especialistas/equipelucia.htm
  • Consultório da dentista Dra. Mônica Hajale: (11) 55498578.
  • Atualizado em 1 Dez 2011.

    Compartilhe

    Comentários

    Outras notícias recomendadas

    Dia das Crianças no Rio de Janeiro 2016

    Confira as opções de diversão na Cidade Maravilhosa para a data

    Mais de 15 passeios em SP para curtir com crianças neste fim de semana

    Opções de teatro, musicais e passeios gratuitos para ir em família e se divertir junto com os pequenos!

    Beatles para crianças: 4 motivos para assistir à série Beat Bugs com seu filho

    Primeira temporada da série infantil já está em cartaz na Netflix

    Raposo Shopping oferece oficina gratuita para crianças que gostam de cozinhar

    Atividade ensina aos pequenos receitas do programa "Tem Criança na Cozinha", do canal Gloob

    4 motivos para levar as crianças para assistir ao espetáculo "Galinha Pintadinha em ovo de novo"

    Peça fica em cartaz até dia 28 de agosto, no Teatro Net

    Rede de cinemas oferece ingressos gratuitos para pais acompanhados dos filhos

    Pais que forem ao cinema com os filhos no Dia dos Pais não pagam o ingresso nos cinemas Playarte