Guia da Semana

Nove anos depois, a série Gilmore Girls, uma das mais queridas dos anos 2000, está com revival marcado para estrear dia 25 de novembro na Netflix. Dividido num especial de quatro episódios, cada um deles vai se passar em uma estação do ano e mostrar como estão os personagens e as eternas Rory e Lorelai Gilmore.

Assim, num clima de ansiedade nostálgica, o Guia da Semana prepara-se para esse momento épico e lista 15 grandes lições que podemos aprender com a série. Confira:

É POSSÍVEL TER UMA RELAÇÃO INCRÍVEL ENTRE MÃE E FILHA

Quem nunca assistiu a série e imaginou o mundo perfeito entre mãe e filha?! Além de vermos que a amizade fortifica e deixa a convivência mais gostosa, também somos colocados em situações reais, que nos levam a conclusão de que esse ideal não existe, mas que o compartilhar pode ser muito melhor quando existe diálogo e abertura.

O delicioso de cada episódio é ver como uma relação tão próxima pode ser incrível, ainda que tenha brigas, discussões e pontos de vistas discrepantes, desde que se tenha compreensão e aceitação, inclusive (ou principalmente) pelas diferenças. E, mais do que isso, ver que, muitas vezes, nossas mães são nossas melhores companhias.

MAS... MESMO QUANDO ISSO NÃO EXISTE, É POSSÍVEL, AINDA ASSIM, MELHORAR AS COISAS

Se a relação entre Lorelai e Rory é a que idealizamos, talvez a de Emily e Lorelai seja a realidade de muitas pessoas. Com estilos de vida opostos, opiniões divergentes e personalidades fortes, mãe e filha quase sempre se desentenderam e nos mostraram brigas homéricas que nem sempre tinham um final feliz.

Entretanto, se de um lado vemos este cenário, de outro vemos que, muitas vezes, é necessário que alguém dê o braço a torcer e tente levantar a bandeira branca. A parte boa é que quando existe amor, sempre há a chance de tentar fazer com que o outro entenda o seu lado... E nunca é tarde para isso.


MUITAS VEZES UM FILME É MUITO MELHOR DO QUE QUALQUER SAÍDA

O sofá da sala das meninas Gilmore já foi palco para milhares de diálogos (deliciosos) sobre filmes, personagens e épocas marcantes do cinema. Para quem assistiu algumas das obras citadas, as piadas e conversas entre mãe e filha ficam ainda mais gostosas de acompanhar e, sem dúvida, a lição de que, muitas vezes, é muito melhor ficar em casa assistindo a um bom filme do que sair para uma noite de agito.

TODO MUNDO PRECISA DE UM PORRE DE VEZ EM QUANDO

Nos tradicionais jantares na casa dos Gilmore, as conversas na sala de estar são sempre acompanhadas de um drink (e refrigerante para Rory). Porém, algumas vezes, presenciamos alguns personagens enchendo a cara - algumas vezes acompanhados de tristes ressacas. Se até Emily Gilmore se rende a um porre de vez em quanto, quiçá nós, meros mortais.

NOSSA MÃE É A MELHOR PESSOA PARA NOS CONSOLAR

Não adianta... O melhor colo do mundo é sempre o da nossa mãe. Não importa quantos anos tenhamos ou onde estejamos, quando tudo dá errado ou quando estamos nos piores dias, o melhor consolo é sempre o dela. Afinal, quem quer mais nosso bem que nossas próprias mães? A energia desse amor é única!

... MAS MUITAS VEZES SOMOS NÓS QUE AS CONSOLAMOS

Porém, por mais que sejamos e estejamos acostumadas a sempre termos nossa vaguinha no melhor colo do mundo, muitas vezes somos nós, filhas e filhos, que precisamos estender a mão e dar colo pra elas. E, quer coisa melhor do que poder retribuir?! Afinal, nem só de força são feitas as mães e o papel de filho também é ser mãe da própria mãe.

O COMBO FILME + COMER BESTEIRA É IMBATÍVEL

Todo mundo merece, de vez em quando, uma noite com filme e comidas não saudáveis! As meninas Gilmore amam pizza, alimento que faz parte do cardápio semanal da casa e que divide a presença nas sessões cinema com comida chinesa, indiana, sorvete e doces.

AMIGOS SÃO MESMO A FAMÍLIA QUE A GENTE ESCOLHE

Por mais que a frase seja clichê, é a mais pura verdade. Se em nossas famílias de sangue existem aqueles parentes com os quais não nos identificamos nenhum pouco, mas convivemos porque são nossa família, os amigos fazem parte daquela família onde podemos escolher se ficam ou não e, normalmente, se ficam é porque merecem ficar e merecemos que eles fiquem. Sookie, Luke, Jason e Michel nos provam isso a cada episódio!

MUITAS VEZES OUTROS PARENTES OCUPAM COM MAESTRIA O LUGAR DE MÃES E PAIS

Quantas pessoas você conhece que não têm contato com o pai ou que perderam mães e pais muito jovens e tiveram o amor de um tio, tia, primo ou irmão que ocupou o vazio que ficou? Na pele de Luke e Jess, aprendemos que nem sempre são os pais e mães que ocupam os lugares maternos e paternos na vida das pessoas e que, ainda assim, os que ocupam nos ensinam lições valiosíssimas, que nos acompanham durante toda a vida.

AMAREMOS MUITAS PESSOAS NO DECORRER DA VIDA

Quando somos novos, achamos que cada amor que perdemos é o último da vida. E aí, bem, você sabe... Lágrimas, chocolate, sorvete, tristeza... Até que a gente começa a ver graça na vida de novo e entende que, sim, sempre temos mais espaço para amar novamente!

NÃO IMPORTA QUANTOS ANOS TENHAMOS

AMIZADES DA INFÂNCIA SÃO ETERNAS

Não importa qual rumo as amizades da infância e adolescência tenham tomado e se você e sua melhor amiga tenham seguido caminhos opostos. Essas amizades são eternas, se não fisicamente, com certeza dentro de nós.

...MAS SEMPRE PODEMOS NOS SURPREENDER COM NOVAS AMIZADES

NÃO IMPORTA QUANTAS DIFERENÇAS VOCÊ TENHA COM SUA FAMÍLIA. SE MEXEREM COM VOCÊ O BICHO PEGA!

Já ouviu aquela frase que diz que "ninguém bate nele, só eu"? As famílias são mais ou menos assim. Na série, Emily e Richard nos mostraram isso em diferentes situações, onde, apesar das inúmeras diferenças que têm com Lorelai, não admitem que alguém a destrate ou passe por cima dela e de Rory.

O AMOR E O BOM HUMOR SÃO REMÉDIOS INFALÍVEIS

Não importa o que tenha acontecido em sua vida, com boas doses de bom humor e amor, a perspectiva de tudo se modifica. Essa é a verdadeira lição de Gilmore Girls, que, sabiamente, cada um dos personagens soube nos ensinar!

Por Nathália Tourais

Atualizado em 26 Out 2016.