Guia da Semana

Encontrar produtos orgânicos tem se tornado uma tarefa muito mais fácil a cada dia que passa - e ainda bem. Feiras, restaurantes, empórios, lojas e diversos estabelecimentos estão de olho nessa vontade do consumidor em buscar nos alimentos a maior naturalidade possível.

Já estamos cansados de saber dos males dos agrotóxicos e interferências químicas nas frutas, verduras e vegetais, mas ainda existe aquele mito de que o orgânico é difícil de ser encontrado. Pois o Guia da Semana te dá uma forcinha na busca por alimentos saudáveis! Confira um roteiro orgânico completo em São Paulo, com feiras, restaurantes, empórios e mais:

Feiras Orgânicas em São Paulo

As feiras com produtos orgânicos estão cada vez mais espalhadas pela cidade. É sim possível encontrar opções em todas as regiões de São Paulo e, certamente, uma próxima a sua casa. Listamos no Guia da Semana algumas das principais feiras e você pode conferir a lista aqui. Além disso, o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) conta com um mapeamento com Feiras Orgânicas ou Agroecológicas pelo Brasil todo, confira o mapa.

Confira algumas Feiras Orgânicas imperdíveis:

Feira Orgânica no Parque Burle Marx: A feira do Parque Burle Marx foi inaugurada em outubro de 2011, na zona sul, e foi a primeira feira da cidade a comercializar apenas produtos orgânicos. Os produtores vêm direto do cinturão verde de São Paulo para vender alimentos sem aditivos químicos. Horário de funcionamento: sábado, das 7h às 13h.
Rua Dona Helena Pereira de Morais, 200

Feira do Produto Orgânico no Ibirapuera: A Feira de Produtos Orgânicos e da Agricultura Limpa acontece no Modelódromo do Ibirapuera e tem estacionamento no local. O espaço conta com mais de 40 barracas com produtos que vão de frutas, legumes e verduras a alimentos processados. Horário de funcionamento: sábado, das 7h às 13h.
Rua Curitiba, 292

Feira Orgânica no Mercado Municipal: A Feira de orgânicos do Mercado Municipal de São Paulo, localizada na Sé, acontece todo sábado das 7h às 13h. Entre os produtos encontram-se verduras, frutas, geleias, doces, laticínios e ovos. Os alimentos não possuem adubos químicos, venenos, herbicidas, sementes transgênicas e antibióticos. Sob a supervisão da prefeitura, o espaço, localizado no estacionamento administrativo do "Mercadão" - esquina das ruas da Cantareira e Comendador Assad Abdala – conta com 25 barracas. Os organizadores da feira informam que todos os alimentos possuem garantia de certificadoras, que comprovam a procedência dos produtos. Horário de funcionamento: sábado, das 7h às 13h.
Rua da Cantareira, 306

Feira Orgânica do Parque da Água Branca: Uma das maiores feiras de produtos orgânicos, a feira de produtos orgânicos promovida pela Associação de Agricultura Orgânica no Parque da Água Branca, Zona Oeste, está em seu 23º ano e abre às terças, sábados e domingos. São 45 barracas com frutas, legumes e hortaliças, tudo sem agrotóxicos e com o produtor presente para explicar a origem do que é vendido. Horário de funcionamento: terça, sábado e domingo, das 7h às 12h.
Avenida Professor Francisco Matarazzo, 455

Restaurantes Orgânicos em São Paulo

Com tantas opções de restaurantes na capital paulista, muitos dos estabelecimentos têm a preocupação de oferecer uma refeição com produtos livres de adubos químicos e agrotóxicos. Nós listamos no Guia um roteiro com 7 restaurantes orgânicos em São Paulo, confira abaixo alguns deles:

Apfel Restaurante Vegetariano: O restaurante Apfel segue a linha ovolactovegetariana e também atende a um grande público vegano. Além disso, uma das mudanças recentes da casa é que agora, além de vegetariano, agora o buffet é 100% orgânico. Ele traz combinações diferentes de ingredientes e molhos, além de saladas frescas, raízes, cereais, tortas, massas, assados, refogados e gratinados. Dentre os pratos que se destacam estão a moqueca de tofu, o estrogonofe de glúten, o nhoque de batata-doce roxa e a abóbora recheada com palmito. Às quartas e sábados, feijoada de legumes. Vale destacar também o ambiente, com um espaço de espera com livros e revistas para que o cliente relaxe enquanto aguarda. Além disso, o Apfel conta também com uma carta de bebidas, com vinhos e cervejas.

PAO - Padaria Artesanal Orgânica: Em pequeno salão nos Jardins, a PAO - Padaria Artesanal Orgânica, fundada em 2007, desfila pães produzidos com farinha 100% integral, fermento natural, água mineral e sal do Himalaia. Os pães, biscoitos, salgados e doces são feitos diariamente na cozinha e os clientes podem assistir a produção. O pão de queijo, por exemplo, é produzido com receita francesa, assim como o bolo de chocolate recebe matéria-prima belga 70% cacau. Ainda estão no cardápio saladas com flores comestíveis e sanduíches como o croque monsieur. Para acompanhar, café, sucos, cerveja e vinhos.

Le Manjue Organique: Especializado na Organic Gourmet Cuisine, o Le Manjue surgiu em 2008 visando oferecer opções para todos os gostos em seu menu, que vão desde carnes, aves e frutos do mar até deliciosas sobremesas, como o ganache de cacau zero açúcar, zero lactose, zero glúten e 100% sabor. Os sócios Bruno Fattori e Renato Caleffi, apaixonados por sustentabilidade e qualidade de vida, se conheceram por acaso. Um bate papo informal fez nascer a ideia de abrir um restaurante onde a culinária fosse 100% saudável, orgânica e funcional.

Onde comprar orgânicos em São Paulo

Assim como as feiras e restaurantes, lojas e mercados também passaram a trazer uma variedade grande de orgânicos em suas prateleiras. Confira alguns exemplos de onde encontrar esses produtos:

Espaço Organics Brasil - Oscar Freire: O Projeto Organics Brasil inaugura no dia 05 de novembro na rua Oscar Freire, um espaço com promoção de feiras e festival de comidas orgânicas, além da integração com cultura, lazer e bem estar. Nos finais de semana haverá uma feira de produtos orgânicos e sustentáveis, numa área de 400 m², a Oscar Feira; como também espaço para feira de comidas orgânicas. O Espaço Organics Brasil funciona a partir das 10h.

Zona Cerealista: Não são todos, mas muitos dos produtos da famosa Zona Cerealista, na região central de São Paulo, são orgânicos. Melado de Cana, tempero, milho, farinha, açúcar, feijão e muito mais. E também é possível comprar online.

Casa Santa Luzia: O local, que possui mais de 90 anos de funcionamento, traz uma prateleira recheada de produtos incrível, entre eles os orgânicos (vinagre, tomate seco, massas, sucos e mais). O cliente pode optar por comprar online ou ir até a loja na Alameda Lorena.

Como saber se é orgânico mesmo?

Os alimentos livres de agrotóxicos e outras interferências químicas precisam passar por constante processo de auditoria para serem certificados como, de fato, orgânicos. Desde que entrou em vigor, em 2003, a Lei 10.831 determina os mecanismos de avaliação da qualidade orgânica dos alimentos. Hoje, apenas um único selo (do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica) garante que um produto processado ou embalado está mesmo de acordo com a lei. Para receber o selo, o Ministério da Agricultura por meio de certificadoras, garante que um produto não recebeu adubos químicos, agrotóxicos, hormônios, antibióticos, insumos geneticamente modificados, radiação ou qualquer aditivo sintético. O selo é este aqui:

No caso das feiras, o Ministério informa que o produtor sem certificação deve apresentar a Declaração de Cadastro, que demonstra que ele está cadastrado junto ao Mapa. Aí, só o produtor, alguém de sua família ou de seu grupo pode estar na barraca, vendendo o produto. Neste caso, ele não pode vender para supermercados, restaurantes e hotéis, por exemplo, só se contar com a certificação.

Os restaurantes, lanchonetes e hotéis que servem pratos orgânicos ou com ingredientes orgânicos devem manter a disposição dos consumidores a listas dos ingredientes e dos seus fornecedores.

Por Marina Marques

Atualizado em 4 Nov 2016.