Guia da Semana

Dragon’s Dogma 2, game da Capcom recentemente lançado para PlayStation 5Xbox Series X|S e PC, via Steam, tem sido o centro das atenções no mundo dos games não apenas por sua qualidade, contando com jogabilidade e narrativa envolventes. O título também se envolveu em polêmicas por conta da controversa escolha de se utilizar de práticas de microtransações para facilitar processos in-game.

Desta forma, diversos jogadores e jogadoras expressaram descontentamento com a implementação de itens pagos que afetam aspectos cruciais do jogo, como viagens rápidas, mudanças de aparência dos personagens e a capacidade de reviver companheiros de equipe caídos.

Os itens em questão, que incluem Pedras-Barca, Cristaisporto, Vitalita, a Arte da Metamorfose e a Chave da Prisão, podem ser adquiridos por preços variando entre R$ 6,00 a R$ 20,00. E, por conta disso, a comunidade ressaltou que essas práticas afetam negativamente a experiência de jogo, promovendo uma vantagem injusta àqueles dispostos a gastar dinheiro real para obter conveniências in-game. E a Capcom se defendeu, alegando que esses itens podem ser encontrados durante a aventura. Contudo, não é uma tarefa nada fácil encontrá-los, como pode parecer, sendo esta uma maneira da empresa lucrar com as microtransações. Felizmente, a comunidade modder existe.

Comunidade modder deu um jeito rápido em Dragon’s Dogma 2

Assim, em resposta a essa prática controversa, a comunidade modder do jogo criou e distribuiu mods que tornam esses itens mais acessíveis, sem a necessidade de gastos adicionais. Entre os mods mais destacados estão a “Crazy Shop”, de Crazy Potato, e a “Early N’ Cheap Art of Metamorphosis” de SilverEzredes, que, juntos, já acumulam mais de 100.000 downloads. Estes mods adicionam os itens controversos às lojas da cidade de Vernworth a preços mais acessíveis, e no caso da Arte da Metamorfose, ela fica disponível desde o início do jogo.

Dragon’s Dogma 2: quais são as melhores vocações?

Além disso, um aspecto técnico do jogo também foi alvo de críticas e ajustes por parte dos modders. O jogo originalmente apresenta um único slot de salvamento, uma característica que pode levar à perda de progresso significativo dos jogadores. Assim, foi criado o mod “Gerenciador de Salvamento”, de Lennard Fonteijn, que surge como uma solução para tal problema, oferecendo backups automáticos dos salvamentos e a possibilidade de gerenciá-los de forma mais eficiente, além de reintroduzir a opção de iniciar um novo jogo, uma funcionalidade ausente no lançamento. Contudo, a Capcom prometeu adicionar essa função em breve.

dragon's dogma 2 como fazer viagens rápidas
Nunca mais ande de carroça! (Imagem: Divulgação)

De qualquer forma, este cenário trazido por Dragon’s Dogma 2 trouxe questões importantes sobre a prática de microtransações na indústria de jogos e o poder da comunidade modder em moldar a experiência de jogo para garantir equidade e acessibilidade para todos os jogadores. Assim, enquanto não saem novas atualizações para o game, que vem tendo problemas para além das microtransações, sofrendo para rodar em PCs, algo também resolvido pela comunidade modder, a interação entre desenvolvedores, jogadores e modders se mostra crucial para o futuro de todo e qualquer jogo.

Sobre Dragon’s Dogma 2

Dragon’s Dogma 2 é um RPG de ação baseado em narrativa que coloca os jogadores em um mundo de fantasia envolvente como Arisen, um campeão cujo coração é roubado pelo Dragão. Você liderará um grupo de até três companheiros de IA conhecidos como Peões, incluindo seu Peão principal personalizado e até dois Peões adicionais que podem ser recrutados offline ou de outros jogadores enquanto estiver online.

Dragon’s Dogma 2: 10 dicas para começar bem no jogo

Embora o cenário da sequência espelhe as exuberantes colinas do clássico Dragon’s Dogma e sua expansão Dark Arisen, esta aventura original se passa em um mundo paralelo contendo duas nações com abordagens distintas à ameaça do Dragão. A Rainha Regente Disa instalou um falso Arisen para manter o controle do reino de Vermund para seu filho. Enquanto isso, a nação bestial de Battahl considera os Peões do outro mundo uma fonte de infortúnio e se voltou para a adoração da Chama Lambente e de sua suma sacerdotisa Nadinia para evitar a calamidade.

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por Álvaro Saluan, Pizza Fria

Atualizado em 3 Abr 2024.