Guia da Semana

Muitos jogadores estão reclamando muito sobre o desempenho de Dragon’s Dogma 2, sobretudo na versão de PC. O título, que já se tornou um grande sucesso, está sofrendo para rodar em máquinas mais robustas, com placas de vídeo mais atuais, sobretudo quando entramos em cidades com muitos NPCs. Contudo, já existe uma solução extraoficial que resolve totalmente o problema do jogo da Capcom.

Confira abaixo um tutorial bem simples e rápido que poderá te garantir um excelente desempenho em Dragon’s Dogma 2, podendo chegar a mais de 60 FPS dentro das grandes cidades do jogo, sem você precisar matar nenhum NPC ou tomar medidas mais radicais.

Mod ativa o DLSS 3 em Dragon’s Dogma 2

Um mod criado pelo usuário do Patreon, PureDark, foi disponibilizado em 22 de março, permitindo aos jogadores ativar uma implementação oculta do DLSS 3 (Deep Learning Super Sampling 3) em Dragon’s Dogma 2. Contudo, vale ressaltar que, por enquanto, o método só está disponível para usuários de placas GeForce da série RTX 40. Assim, você deverá baixar o arquivo aqui e seguir as instruções abaixo para conseguir ter uma melhora significativa de desempenho no game:

Primeiro passo: faça backup do arquivo original

Antes de mais nada, você precisará entrar na pasta onde o jogo está instalado. Lá, você encontrará o arquivo “sl.interposer.dll”, que será substituído. Contudo, é importante que você faça o backup deste arquivo, caso o jogo apresente algum problema. Portanto, modifique seu nome ou coloque o arquivo original em outra pasta.

Dragon’s Dogma 2: quais são as melhores vocações?

Segundo passo: cole o arquivo baixado e ative as configurações in-game

Agora que você já se resguardou de problemas, extraia o arquivo “sl.interposer.dll” no diretório raiz do jogo. Depois, abra o jogo e ative as opções gráficas de DLSS e o NVIDIA Reflex. Durante a partida, os jogadores podem pressionar a tecla “END” para ativar ou desativar o DLSS FG (Framerate Generation), que por padrão já vem ativado.

dragon's dogma 2 melhorar desempenho
Esse é o caminho padrão do game. (Imagem: Reprodução)

DLSS FG pode apresentar instabilidade

Todavia, segundo o criador do mod, foram relatados alguns casos de travamentos e congelamentos ao utilizar o DLSS FG. Apesar disso, diversos jogadores comentaram também não ter enfrentado problemas após horas de jogo, sugerindo uma experiência estável e bem positiva. Desta forma, recomenda-se testar o mod para verificar sua compatibilidade.

Dragon’s Dogma 2: 10 dicas para começar bem no jogo

Caso você tenha problemas, o modder explicou que foi observada uma possível solução. Ao limitar o FPS de Dragon’s Dogma 2, é possível diminuir as chances do jogo travar. Por exemplo, definindo o limite para 90 no Painel de Controle da NVIDIA ou para 60 diretamente nas configurações do jogo, já é possível obter resultados. Curiosamente, com o DLSS FG ativado, o limite é ajustado automaticamente para 120 FPS.

dragon's dogma 2 melhorar desempenho
O ganho de desempenho no jogo foi surpreendente. (Imagem: Divulgação)

O desempenho segue bem com o ray tracing ativo

Uma dica para os entusiastas é manter o ray tracing de Dragon’s Dogma 2 ativo após executar os passos acima. Em alguns testes feitos nas cidades maiores do jogo, foi possível perceber estabilidade nos quadros por segundo, tendo o jogo recebido um impacto extremamente positivo, não tendo quedas bruscas como antes. Sendo assim, caso você se sinta confortável, desfrute do ray tracing. E, se por algum acaso o jogo não ficar com o desempenho esperado, uma sugestão é a de ir ajustando as configurações gráficas de acordo com seu gosto.

Por fim, é possível que o DLSS 3 esteja disponível de maneira oficial em um futuro próximo. No entanto, a Capcom ainda não oficializou essa possibilidade, sendo o mod a melhor maneira de desfrutar o jogo sem travamentos e maiores frustrações. Afinal de contas, essa tem sido a maior crítica dos jogadores de PC.

Sobre Dragon’s Dogma 2

Dragon’s Dogma 2 é um RPG de ação baseado em narrativa que coloca os jogadores em um mundo de fantasia envolvente como Arisen, um campeão cujo coração é roubado pelo Dragão. Você liderará um grupo de até três companheiros de IA conhecidos como Peões, incluindo seu Peão principal personalizado e até dois Peões adicionais que podem ser recrutados offline ou de outros jogadores enquanto estiver online.

Dragon’s Dogma 2: saiba tudo sobre o jogo!

Embora o cenário da sequência espelhe as exuberantes colinas do clássico Dragon’s Dogma e sua expansão Dark Arisen, esta aventura original se passa em um mundo paralelo contendo duas nações com abordagens distintas à ameaça do Dragão. A Rainha Regente Disa instalou um falso Arisen para manter o controle do reino de Vermund para seu filho. Enquanto isso, a nação bestial de Battahl considera os Peões do outro mundo uma fonte de infortúnio e se voltou para a adoração da Chama Lambente e de sua suma sacerdotisa Nadinia para evitar a calamidade.

O game já está disponível para PlayStation 5Xbox Series X|S e PC, via Steam.

*Este guia foi produzido com uma chave fornecida fornecido pela loja Nuuvem, parceira do Pizza Fria.

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por Álvaro Saluan, Pizza Fria

Atualizado em 30 Mar 2024.