Guia da Semana

Eu acredito que já podemos dizer que o início de 2024 está sendo marcado por uma onda de jogos de sobrevivência, sandbox e aventura. E Enshrouded é um dos títulos que protagoniza essa onda. O título chegou em acesso antecipado de mansinho, sem criar muitas expectativas, no fim de janeiro e, em poucos dias, conquistou o coração de milhares de jogadores. E vou confessar que, ao bater o olho no game, achei que iria me deparar com mais um jogo de sobrevivência genérico na temática de fantasia medieval.

Antes de mais nada, tive a resposta da minha dúvida em poucas horas de gameplay. Eu entendi porque Enshrouded é uma obra única, que esbanja criatividade e promete ser um dos melhores títulos de aventura do ano. A resposta para isso tudo eu te conto agora, em mais uma preview do Pizza Fria!

O que é Enshrouded?

Enshrouded é uma obra muito diferente é difícil de definir em poucas palavras, mas se existe uma forma de resumi-lo, podemos dizer que é um game de aventura em terceira pessoa com elementos de RPG e sobrevivência. Dito isso, já deixo claro: Enshrouded não é um título de sobrevivência convencional como vemos por ai. Ele se aproxima mais de nomes como Valheim ou Terraria, do que Rust ou DayZ.

Eu nunca gostei muito de jogos de sobrevivência, então o título, a primeira vista, não parecia muito interessante para mim. Entretanto, como eu disse anteriormente, bastou poucas horas para eu ser fisgado pela narrativa e foi justamente pelo gameplay ser mais voltado para a aventura e menos pelo aspecto de sobrevivência que eu me apaixonei.

Enshrouded
Enshrouded, além de ter gráficos lindíssimos, também tem uma direção de arte linda. (Imagem: Divulgação)

Enshrouded se passa em um universo de fantasia medieval, em que certo dia um mago misterioso presenteia um reino com uma substância chamada Elixir, capaz de melhorar a capacidade de qualquer pessoa, matéria, animal e até magia. Porém, os habitantes e os reinos entraram em disputas e guerras pelo Domínio do Elixir. No meio disso, uma praga assustadora surge no mundo, consumindo tudo que há pela frente, até que não sobre nada.

Os magos, junto de outra raça chamada de Ancients, enxergando o fim do mundo vindo à passos largos, decidem criar pessoas que fossem capazes de sobreviver a praga e quem sabe ajudar a revitalizar o mundo, os chamados de Fireborns. Entretanto, o plano não saiu como planejado, pois a Shroud consumiu boa parte do mundo antes dos Fireborns ficarem prontos.

E é aqui que a narrativa de Enshrouded começa, com seu personagem acordando em uma Câmara mágica, anos após a praga consumir o mundo. E seu objetivo é muito claro: acabar com a praga e salvar o mundo.

Uma aventura diferente

Se Enshrouded é do gênero aventura, eu preciso dizer que ela demora um pouco para “engrenar”, pois não conhecemos os pontos mais fortes da obra no começo, como o combate, que é muito divertido e bastante inspirado no soulslike, ou seja mais lento, focado em esquivas e ataques em momentos certos.

Isso porque o combate começa a fazer mais sentido quando somos apresentados a uma boa variedade de armas, como armas de uma mão, de duas mãos, escudos, varinhas mágicas, cajados, bombas, arremessáveis, arcos e as diversas flechas diferentes. Todo esse sistema funciona muito bem, casando com a imensa árvore de habilidades de Enshrouded, que permite criar dezenas de builds, classes e estilos de gameplay diferentes.

Enshrouded
Óbvio que um bom combate não seria o suficiente sem bons inimigos para enfrentar.(Imagem: Divulgação)

Além do combate, a navegação pelo mapa é outro sistema que enriquece a aventura, embora demore um pouco para ser introduzido ao jogador. Quando disponível, ele muda completamente a experiência, da água para o vinho. Em um certo ponto, você ganha acesso a um planador e um gancho, que permitem planar pelo mapa de maneira semelhante ao que The Legend of Zelda: Breath of the Wild traz, e escalar estruturas específicas espalhadas pelo cenário.

Tudo isso já seria suficiente para constituir um excelente jogo de aventura; contudo, Enshrouded incorpora elementos de títulos de sobrevivência. Frequentemente, games desse gênero implementam sistemas que limitam a jogabilidade para simular certos aspectos. No entanto, Enshrouded renuncia à maioria dos elementos típicos de sobrevivência e consegue capturar os aspectos mais acertados do gênero.

Enshrouded
Imagem: Divulgação

Por exemplo, no jogo, não existe um sistema de peso para os itens do inventário, nem sistemas de fome, sono ou sede. As comidas atuam de forma semelhante ao Valheim, oferecendo bônus ao personagem, como mais vida, mais dano e maior regeneração. Quanto ao inventário, o personagem possui um número limitado de espaços para itens, e cada um ocupa um espaço. Essas conveniências reduzem os aspectos de sobrevivência.

Contudo, como mencionei, Enshrouded ainda apresenta alguns elementos de sobrevivência, sendo o sistema de construção o principal e mais notável destaque.

O sistema de construção

Antes de mais nada, mesmo em acesso antecipado, gostaria de adiantar que Enshrouded tem o melhor sistema de construção que já vi em um jogo. Ele corrige vários pontos que sempre me desagradaram em títulos que te permitiam construir, como, por exemplo, encher seu inventário de itens que só deixam o jogador pesado, ou o grind excessivo de materiais, sendo necessário gastar horas e horas batendo em árvores e pedras para construir a sua casa. Sei que são fatores comuns no estilo, mas é por isso que Enshrouded acerta tanto.

Como mencionei antes, Enshrouded não tem um sistema de peso, então é impossível sobrecarregar seu inventário de itens e ficar lento, prejudicando sua jogabilidade. Além disso, o game é muito generoso com os materiais, permitindo que, em poucos minutos de coleta, você já tenha uma quantidade substancial para construir o que desejar.

No entanto, o que realmente se destaca nesse sistema é a variedade de construções e modificações possíveis; literalmente, você pode criar quase qualquer coisa devido à vasta seleção de paredes e telhados pré-definidos disponíveis. Além disso, o sistema permite ajustes detalhados em sua construção, já que cada bloco do mapa é modificável e destrutível.

Enshrouded
Enshrouded apresenta uma imensa variedade de peças pré-definidas para usar em seus projetos. (Imagem: Reprodução)

O que esperar de Enshrouded?

Mesmo em acesso antecipado, Enshrouded já é um grande título. É um prato cheio para juntar os amigos, se divertir e se aventurar por um mapa gigantesco, e ainda conta com um trunfo enorme: sua gama de conteúdos variados que agradam diferentes tipos de jogadores, não importando se você gosta de construir, montar builds complexas, explorar o mapa, zoar os seus amigos ou se aprofundar na história. O jogo oferece tudo isso e muito mais, mas é importante lembrar aqui que, até o momento, não possui nenhum tipo de conteúdo PvP, ou seja não espere algo competitivo como Rust, mas sim algo cooperativo, como Valheim.

A otimização também é excelente, algo raro e invejável em obras deste tipo. Confesso que, até o momento, encontrei pouquíssimos bugs e mesmo tendo jogado em um computador mediano, consegui colocar os visuais nas configurações mais altas e me divertir.

No final das contas, Enshrouded tem grande potencial para melhorar ainda mais, seja através da adição de novos mapas, chefes, armas e talvez até um modo PvP, já que o sistema de combate do jogo é bastante adequado para isso. Portanto, se até um jogador que normalmente não se interessa por títulos sandbox como eu acabou apreciando e se divertindo, honestamente, minha expectativa para o futuro de Enshrouded é muito alta.

Enshrouded foi lançado em acesso antecipado para PC, via Steam, em 24 de janeiro de 2024, e tem sua versão completa e para consoles planejados para 2025.

*Preview elaborada em um PC equipado com uma Geforce RTX, com código fornecido pela Keen Games.

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por Matheus Feldmann, Pizza Fria

Atualizado em 27 Mar 2024.