Guia da Semana

Parece que estamos na “era de ouro” dos samurais no mundo do entretenimento. Jogos, filmes e séries abordando diferentes períodos dos guerreiros japoneses estão ganhando cada vez mais espaço e apreço. No mundo das séries, Xógum: A Gloriosa Saga do Japão, está sendo exibida na Disney+ e no Star+. Já no mundo dos games, a Sony teve um grande sucesso com Ghost of Tsushima, título aclamado pela crítica e pelo público, por conta de sua entrega visual deslumbrante, narrativa imersiva e mecânicas de jogo satisfatórias.

O sucesso foi tanto, que um filme sobre a história do game está sendo filmado. Além disso, especula-se também a possibilidade uma continuação da saga de Jin Sakai, no que poderia ser o Ghost of Tsushima 2. Aproveitando o hype, a Sony e a Team NINJA se uniram para trazer um jogo ambientado no Japão, mas com algumas propostas diferentes: Rise of the Ronin (ou A Ascensção do Ronin, como é chamado em português).

rise of the ronin ghost of tsushima
(Imagem: Divulgação/Carlos Maestre)

Focando-se exclusivamente em ambos os jogos citados, este artigo buscará mostrar algumas diferenças entre Rise of the Ronin e Ghost of Tsushima, tendo como base os vídeos divulgados desde o anúncio do novo game, no State of Play de setembro de 2022.

Períodos históricos distintos

Rise of the Ronin é ambientado no Japão do século XIX, especificamente em 1863, durante o apogeu do Período Edo, em meio à Guerra Boshin – conhecida igualmente como Revolução Japonesa, que devolveu o poder ao Imperador japonês. Esse evento assinalou o término de dois séculos de isolamento nacional e inaugurou a Restauração Meiji, evento visto como o marco inicial da era moderna no Japão.

Desta forma, será possível perceber diferenças de ambientação, bem como na introdução de armas de fogo e outras tecnologias que não estavam presentes em Ghost of Tsushima. Esse processo de reabertura do Japão para outras nações, foi fruto de um acelerado processo de globalização vivido mundialmente no século XIX, com a chegada da navegação a vapor, dentre outras tecnologias. Por conta disso, em Rise of the Ronin, será possível perceber um período bem mais modernizado, algo observável ao longo dos trailers e diários de desenvolvedor apresentados até então.

Ghost of Tshushima, por sua vez, se passa há cerca de 600 anos antes, especificamente em 1274, durante a era do Xogunato Kamakura, na Ilha de Tsushima – um local histórico situado entre a atual Coreia do Sul e o Japão. Nessa época, ocorreu a primeira invasão mongol ao território japonês, liderada por Kublai Khan, que havia anteriormente consolidado seu poder na China e conquistado a Coreia.

Sendo assim, é possível perceber que, embora ambos os jogos se situem no Japão, os períodos são totalmente distintos. Além disso, Rise of the Ronin terá foco em cidades da própria ilha japonesa, como Yokohama, Edo (atual Tóquio) e Quioto, enquanto Ghost of Tsushima foca-se na ilha de Tsushima e a ilha Iki, adicionada na expansão.

Jogabilidades singulares

Rise of the Ronin introduz uma série de parafernálias tecnológicas, como um planador e armas de fogo. Portanto, esse já é um aspecto que diferencia a jogabilidade de ambos os títulos. No entanto, o uso de espadas e outras armas brancas, será o carro-chefe do game, focado no protagonista, um ronin. Em Ghost of Tsushima, temos o foco na katana de Jin Sakai, bem como o uso de outros apetrechos mais datados, como bombas de fumaça e arco e flecha.

Compreendendo isso, fica mais fácil entender as diferentes abordagens de jogabilidade. Conhecida por jogos soulslike, como a franquia Nioh, a Team NINJA certamente trará esta abordagem em Rise of the Ronin, algo que o distingue radicalmente do jogo da Sucker Punch, que é mais voltado para o gênero de ação e aventura. Contudo, engana-se quem pensa que Rise of the Ronin não será um jogo acessível, como os diversos soulslikes que temos no mercado atual. Muito pelo contrário, os diretores do game já explicaram que ele terá diferentes níveis de dificuldade e customização, tornando o jogo agradável para todos os públicos.

Desta forma, a abordagem da Team NINJA no desenvolvimento de jogos, focada em ação intensa em terceira pessoa e combate de alto ritmo, marca a diferenciação principal entre Rise of the Ronin e Ghost of Tsushima, cujo combate e exploração são mais metódicos e fundamentados.

Conclusões possíveis

Enquanto Rise of the Ronin promete trazer novidades e desafios emocionantes para os fãs de jogos de ação samurai, Ghost of Tsushima permanece uma obra-prima em seu próprio direito. Ambos os títulos, com suas distintas características, enriquecem o gênero e oferecem experiências únicas aos jogadores, sobretudo aos fãs da cultura oriental e sua vastidão histórica.

Portanto, seria um tanto injusto colocar ambos os títulos como competidores, já que eles representam estilos de jogabilidade distintos, bem como períodos históricos da rica cultura japonesa, cada um com seu próprio valor no coração dos gamers. Estes, por sua vez, estão na expectativa para o lançamento de Rise of the Ronin, previsto para 22 de março, exclusivamente para PlayStation 5.

Sobre Rise of the Ronin

Rise of the Ronin é um RPG de ação de mundo aberto focado em combate que ocorre no Japão em um momento de grandes mudanças. É o fim de um período Edo de 300 anos, comumente conhecido como “Bakumatsu”. Situado no final do século XIX, o Japão está enfrentando os tempos mais sombrios, enquanto luta com seus governantes opressivos e doenças mortais, enquanto a influência ocidental permeia enquanto a guerra civil continua a ocorrer entre o Xogunato Tokugawa e as facções Anti-Xogunato.

Aqui neste tempo de caos, você encarna um personagem Ronin, um guerreiro não vinculado a nenhum mestre e livre para fazer suas próprias escolhas. Rise of the Ronin é uma nova experiência do Team Ninja que o mergulhará em um mundo de inspiração histórica, ao mesmo tempo, em que reúne sua renomada ação de combate com Katanas e similares, com novas armas de fogo que retratam a personalidade única de seu período.

Sobre Ghost of Tsushima

Ghost of Tsushima levará os jogadores ao final do século XIII, quando o império mongol devastou nações inteiras durante sua campanha para conquistar o Oriente. A Ilha de Tsushima é tudo o que está entre o Japão continental e a frota invasora mongol, comandada pelo general Khotun Khan.

À medida que a ilha queima após o primeiro ataque mongol, Jin Sakai, um dos último membros sobreviventes de seu clã samurai, decide proteger seu povo e recuperar seu lar, independente do que aconteça. Para isso, será preciso romper com as tradições que o tornaram um guerreiro. Pois, só dessa forma, será possível forjar um novo caminho do Fantasma e declarar uma guerra incomum pela liberdade de Tsushima.

Pizza Fria

Reviews, notícias e tudo sobre o mundo dos games

Por Álvaro Saluan, Pizza Fria

Atualizado em 10 Mar 2024.